SóProvas


ID
2712865
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                   Texto I


            Nossa imaginação precisa da literatura mais do que nunca

                                                                LIGIA G. DINIZ – 22 FEV 2018 - 18:44


Vamos partir de uma situação que grande parte de nós já vivenciou. Estamos saindo do cinema, depois de termos visto uma adaptação de um livro do qual gostamos muito. Na verdade, até que gostamos do filme também: o sentido foi mantido, a escolha do elenco foi adequada, e a trilha sonora reforçou a camada afetiva da narrativa. Por que então sentimos que algo está fora do lugar? [...]

      O que sempre falta em um filme sou eu. Parto dessa ideia simples e poderosa, sugerida pelo teórico Wolfgang Iser em um de seus livros, para afirmar que nunca precisamos tanto ler ficção e poesia quanto hoje, porque nunca precisamos tanto de faíscas que ponham em movimento o mecanismo livre da nossa imaginação. Nenhuma forma de arte ou objeto cultural guarda a potência escondida por aquele monte de palavras impressas na página.

      Essa potência vem, entre outros aspectos, do tanto que a literatura exige de nós, leitores. Não falo do esforço de compreender um texto, nem da atenção que as histórias e poemas exigem de nós – embora sejam incontornáveis também. Penso no tanto que precisamos investir de nós, como sujeitos afetivos e como corpos sensíveis, para que as palavras se tornem um mundo no qual penetramos. [...]

      Somos bombardeados todo dia, o dia inteiro, por informações. Estamos saturados de dados e de interpretações. A literatura – para além do prazer intelectual, inegável – oferece algo diferente. Trata-se de uma energia que o teórico Hans Ulrich Gumbrecht chama de “presença” e que remete a um contato com o mundo que afeta o corpo do indivíduo para além e para aquém do pensamento racional.

      Muitos eventos produzem presença, é claro: jogos e exercícios esportivos, shows de música, encontros com amigos, cerimônias religiosas e relações amorosas e sexuais são exemplos óbvios. Por que, então, defender uma prática eminentemente intelectual, como a experiência literária, com o objetivo de “produzir presença”, isto é, de despertar sensações corpóreas e afetos? A resposta está, como já evoquei mais acima, na potência guardada pela ficção e a poesia para disparar a imaginação. [...]

      A leitura de textos literários [...] exige que nosso corpo esteja ele próprio presente no espaço ficcional com que nos deparamos, sob pena de não existir espaço ficcional algum.

      Mais ainda, a experiência literária nos dá a chance de vivenciarmos possibilidades que, no cotidiano, estão fechadas a nós: de explorarmos essas possibilidades como se estivéssemos, de fato, presentes. E a imaginação é o palco em que a vivência dessas possibilidades é encenada, por meio do jogo entre identificações e rejeições. [...]

(Adaptado de:<https://brasil.elpais.com/brasil/2018/02/22/opinion/1519332813_987510.html> . Acesso em: 27 mar. 2018)

Em relação ao excerto “Somos bombardeados todo dia, o dia inteiro, por informações. Estamos saturados de dados e de interpretações. A literatura – para além do prazer intelectual, inegável – oferece algo diferente.”, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a- o "todo" permanece como advérbio.

    c- Período simples: Apenas uma oração, um verbo; período composto: mais de uma oração, mais de um verbo.

    farto=saturado

  • B- Anáfora é a figura da repetição. Ocorre quando uma mesma palavra ou várias, são repetidas sucessivamente, no começo de orações, períodos, ou em versos. A repetição tem o objetivo de dar ênfase e tornar mais expressiva a mensagem.
  • A) a função do "todo", é pronome indefinido. Não tem como ser um advérbio, pois este apenas irá modificar um verbo, advérbio ou adjetivo, os quais não estão presentes na frase. 

    -

    Todo dia = Pronome indefinido + substantivo.

    .

    Dia todo Substantivo adjetivo. ( créditos:@will_concurseiro)

    B) A FIGURA DE LINGUAGEM QUE A ALTERNATIVA FALA É A PROSOPOPEIA OU PERSONIFICAÇÃO QUE CONSISTE EM ATRIBUIR A SERES INANIMADOS CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS DOS SERES HUMANOS.

    C) NÃO É PERÍODO SIMPLES E SIM COMPOSTO. A FRASE TEM 3 PERÍODOS. 

    D) A AÇÃO NÃO OCORRE NO MOMENTO DA FALA. 

    E) GABARITO 

  • Creio que houve equívoco dos colegas ao apontar o tipo de erro da letra C, pois dizer que o exerto é construído por períodos simples está correto. Têm-se 3 períodos, e cada período é simples.

    1o período só tem uma locução verbal: Somos bombardeados (simples)

    2o período também só contem uma locução verbal: estamos saturados (simples)

    3o período só tem um verbo: oferece (simples)

     

  • farto=saturado EXATO!!
    Porém, não entendi o erro da alternativa C) já que no excerto é constituído por períodos simples (3 períodos simples).

  • Errei porque entendi da seguinte maneira:

    Saturados - muitos dados / dados em demasia / dados em excesso

    Fartos - cansados / exaustos de receber dados

  • Acredito que a banca considerou, na alternativa C, a elipse de um verbo:

     

    A literatura – para além do prazer intelectual, que é inegável – oferece algo diferente.

     

  • Isac, está errada a alternativa C porque o segundo trecho " Esse tipo de construção proporciona o desenvolvimento detalhado de ideias, com adição de circunstâncias e de caracterizações mais apuradas dos eventos" não é típico de textos argumentativos, mas sim de textos descritivos ou narrativos. No mais sua análise está correta por conter três períodos simples.

     

  • Tiago R, nem me atentei para isso. Muito obrigado!
    Sucesso pra vc!

  • Rudá,

    Eu também raciocinei dessa maneira, mas pesquisando o significado de fartos vi que também pode ter o sentido de atestados, cheios, completos, lotados, repletos. Exemplo: Seios fartos


  • ERRO DA ALTERNATIVA A)

    -

    A) O trecho “[...] todo dia, o dia inteiro [...]” poderia ser reescrito da seguinte forma: “todo dia, o dia todo”. Nesse último caso, a palavra “todo” funcionaria como adjetivo nas duas ocorrências, indicando totalidade. 

    -

    Vejo alguns comentários equivocados, uma vez que "TODO DIA", a função do "todo", é pronome indefinido. Não tem como ser um advérbio, pois este apenas irá modificar um verbo, advérbio ou adjetivo, os quais não estão presentes na frase. 

    -

    Todo dia = Pronome indefinido + substantivo.

    .

    Dia todo = Substantivo + adjetivo

    -

    Espero ter ajudado :D 

  • Realmente errei a questão porque entendi que ela seria de cunho interpretativo, mas a letra nos remete ao estudo da gramática e se fosse nesse sentido, acho que todos acertaram.

    Estou passada!!

  • Sempre erro por causa da teimosia. kkkkk

  • Por que não a alternativa D?

  • Bruno Lima, 
    A alternativa D está errada, pois em: "somos bombardeados todo dia" dá uma idéa de continuidade.
    Vou escrever de outra maneira para ficar mais claro: "somos bombardeados durante todo dia"
    Sendo assim, não se pode afirmar que denota uma ação que ocorre concomitantemente ao momento da fala.

  • Oi Isac Alves. Valeu pelo retorno da minha pergunta.

    Concordo plenamente com o que vc escreveu, a frase dá uma ideia de continuidade.

    Mas acho que o verbo "somos" (somente ele), flexionado no presente do indicativo, como diz o enunciado, passa a ideia de ação que ocorre no momento da fala. O vebo isoladamente transmite essa ideia.

    De qualquer forma, valeu ae! Bons estudos!

  • Eu errei porque não consigo entender porque são usados como sinônimo saturado e farto, pra mim saturado é mais que farto, entendi farto como cheio, mas saturado é mais do que cheio. Se alguém puder explicar, eu agradeço.

  • Eu errei porque não consigo entender porque são usados como sinônimo saturado e farto, pra mim saturado é mais que farto, entendi farto como cheio, mas saturado é mais do que cheio. Se alguém puder explicar, eu agradeço.

  • Todo > igual a “qualquer”, sendo indefinido, logo pronome indefinido

    todo > igual a “total, por inteiro”, qualificando o dia, logo adjetivo

  • Uns falaram que o "todo" funciona como "Advérbio" outros disseram que é "pronome indefinido" . Afinal de contas, alguém explica??

  • DR GERO, 

    A FUNÇÃO DE COMENTAR NÃO É PRA COPIAR E COLAR O COMENTÁRIO DO COLEGUINHA ( NO CASO O MEU) E SIM COLOCAR O SEU PRÓPRIO COMENTÁRIO!!!!!!! TU SÓ MUDOU A COR DO TEXTO, NOSSAAAAA

  • Letra D está errada ,porque a banca considerou o verbo no contexto da fala, porque o tempo presente do indicativo é sim ação concomitante, só para alguns não se confundirem ou considerarem errado numa futura questão.

  • Acho uma temeridade quem comenta cheia de pompa, mas comenta errado. Muita gente vem aqui para aprender.

     

    Na alternativa A não existe advérbio porque ela só se relaciona com outro advérbio, com verbo ou com adjetivo e "DIA" é substantivo.

     

    Não tem certeza absoluta do que está escrevendo, se abstenha. 

  • Analisemos os itens.

    O trecho “[…] todo dia, o dia inteiro […]” poderia ser reescrito da seguinte forma: “todo dia, o dia todo”. Nesse último caso, a palavra “todo” funcionaria como adjetivo nas duas ocorrências, indicando totalidade.

    Item incorreto. Em todo dia, o termo destacado é pronome indefinido. Por sua vez, em dia todo, temos adjetivo.

    Em “Somos bombardeados todo dia […]”, é utilizada a figura de linguagem que leva o nome de anáfora, uma vez que é atribuída a um ser inanimado (informações) a característica de um ser animado (a capacidade de bombardear).

    Item incorreto. Anáfora é o termo gramatical que retoma a referência de um sintagma anteriormente mencionado.

    O excerto é constituído por períodos simples, típicos de textos argumentativos. Esse tipo de construção proporciona o desenvolvimento detalhado de ideias, com adição de circunstâncias e de caracterizações mais apuradas dos eventos.

    Item incorreto. O trecho seguinte é composto: “A literatura – para além do prazer intelectual, inegável – oferece algo diferente”.

    O verbo “somos”, flexionado no presente do indicativo, denota uma ação que ocorre concomitantemente ao momento da fala.

    Na verdade, o verbo está flexionado no passado.

    É possível substituir a palavra “saturados” por “fartos”, sem com isso causar prejuízo sintático ou semântico.

    Item correto.

    Resposta: E

    (Professora Beatriz Assis)

    https://blog.pontodosconcursos.com.br/concurso-trt-rj-prova-comentada-de-lingua-portuguesa-2/

  • Gabarito: letra e.

    Com relação à letra d), é uma característica do gerúndio a ação acontecer concomitante à fala.

  • Fiquei entre a D e a E, mas que nem o nosso colega disse: o que acontece concomitantemente com o tempo é o gerúndio... vlws brows

  • Para mim: Farto: no limite. Ex: comi o suficiente, estou farto. Saturado: acima do limite.
  • Com todas as explicações também não consigo entender Saturado como sinônimo de Farto. Decartei logo de cara esta alternativa. 

  • nada a ver esse gabarito, aonde farto é sinônimo de saturado!!

    perco maior tempão lendo a questão pra dar um gabarito nada a ver.

  • Gabriel Paes Leme,


    Muito farto e aborrecido:

    1 farto, cansado, aborrecido, incomodado, exausto, entediado, enfadado.


    fonte https://www.sinonimos.com.br/saturado/

  • Sinônimo de saturado

    17 sinônimos de saturado para 3 sentidos da palavra saturado:

    Muito farto e aborrecido:

    1 farto, cansado, aborrecido, incomodado, exausto, entediado, enfadado.

    Que está muito cheio:

    2 cheio, repleto, lotado, abarrotado, pleno, tomado, apinhado.

    Que sofreu saturação:

    3 impregnado, embebido, encharcado.

  • O comentário do William é o correto.

    Todo dia = Pronome Indefinido.

    O dia todo = Adjetivo.


    Não tem nada de advérbio ai.

  • Indiquem para comentário do professor.

  • Analisando as palavras isoladas parece não ser mesmo um sinônim perfeito, mas é preciso observar o contexto.

  • Com relação a letra C)

    São de fato construído por 3 períodos simples. No entanto esse tipo de construção NÃO proporciona o desenvolvimento detalhado de ideias.

    Me corrijam se eu estiver errado.

  • pegou pesado na qst a AOCP

  • TODO dia não seria um pronome indefinido adjetivado??

  • que questão difícil!!!

  • Anáfora é a figura da repetição. Ocorre quando uma mesma palavra ou várias, são repetidas sucessivamente, no começo de orações, períodos, ou em versos. A repetição tem o objetivo de dar ênfase e tornar mais expressiva a mensagem. É considerada figura de construção e sintaxe, assim como a , o  e o .

    Em “À primeira Vista” – música cantada por Daniela Mercury:

    Quando não tinha nada eu quis

    Quando … esperei

    Quando tive frio tremi..

    Quando chegou carta abri

    Quando…

    […]

    Quando criei asas, voei

  • LETRA E SATURADOS POR FARTOS, FIZ POR ELIMINAÇÃO.

  • É possível substituir a palavra “saturados” por “fartos”, sem com isso causar prejuízo sintático ou semântico.

    “Somos bombardeados todo dia, o dia inteiro, por informações. Estamos FARTOS de dados e de interpretações. 

    OU SEJA, É POSSÍVEL E NÃO HOUVE NENHUMA ALTERAÇÃO NA SINTAXE E NEM NA SEMÂNTICA.

  • Anáfora bastante utilizado em poemas, repetição sucessiva de uma mesma palavra no inicio de orações;

    Ex.

    Quando não tinha nada eu quis,

    Quando tudo era ausência esperei,

    Quando tive frio tremi,

    Quando....

  • Duvida cruel entre a letra D e E .... optei pela letra D .. errei, mas aprendi .

  • Alguém pode me explicar a função sintática e semântica de "saturados", por favor.

    Agradeço!

  • Para mim saturado e farto tem uma grande diferença.

    Eu sempre uso a palavra saturada quando eu não aguento algumas situações da vida, ai falo : Estou saturadaaaaa ( nunca usaria o farta)

    Farta eu uso quando estou de barriga cheia, ai falo : Estou farta, ou então , me fartei kkkkk.

    Acabei optando pela d por isso :(

  • Função Sintática de SATURADOS: "Nós" estamos saturados... (Sujeito implícito: Nós / Verbo de ligação: Estar / Predicativo do sujeito: Saturados.

    SATURADA: Que tem muita carga; Que está cheia; ocupada, preenchida, lotada, provida, completa, abarrotada.

    FARTA: Que é abundante; Que tem fartura; abundante, completacheia, repleta, abarrotada.

    GABARITO: E

  • ficar entre a D e a E e escolher a errada...eu fico P... com isso!

  • O trecho “[...] todo dia, o dia inteiro [...]” poderia ser reescrito da seguinte forma: “todo dia, o dia todo”. Nesse último caso, a palavra “todo” funcionaria como adjetivo nas duas ocorrências, indicando totalidade.

    Todo dia -> indica totalidade (todos os dias)

    O dia todo -> indica inteireza (O dia inteiro)

  • Letra D estaria correta se o verbo estivesse no gerúndio.

  • Demorei quase 20 minutos na questão, mas acertei rs. Em situação real de prova não sei se acertaria. São questões feitas pra tomar tempo.

    Fica a dica pra quem vai fazer a prova pra PCRJ

  • Cuidado com comentários, pois estão explicando o erro da alternativa D errado.

    O presente do indicativo - como o gerúndio - indica concomitância entre ação e momento da fala, logo o erro não é no tempo do verbo, mas no TIPO de verbo.

    O verbo "SOMOS" é na verdade o verbo "SER" conjugado, logo não é um verbo de ação.

  • A) a função do "todo", é pronome indefinido. Não tem como ser um advérbio, pois este apenas irá modificar um verbo, advérbio ou adjetivo, os quais não estão presentes na frase. 

    Todo dia = Pronome indefinido + substantivo.

    Dia todo Substantivo adjetivo

    B) A FIGURA DE LINGUAGEM QUE A ALTERNATIVA FALA É A PROSOPOPEIA OU PERSONIFICAÇÃO QUE CONSISTE EM ATRIBUIR A SERES INANIMADOS CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS DOS SERES HUMANOS.

    C) NÃO É PERÍODO SIMPLES E SIM COMPOSTO. A FRASE TEM 3 PERÍODOS. 

    D) A AÇÃO NÃO OCORRE NO MOMENTO DA FALA. 

    E) GABARITO 

  • GABARITO: LETRA E

    EM RELAÇÃO A LETRA  "B"

    O CORRETO SERIA PROSOPOPEIA OU PERSONIFICAÇÃO

    Anáfora:
    Repetição de vocábulo ou expressão no início de cada verso ou frase.
    - “ Quando não tinha nada, eu quis / Quando tudo era ausência, esperei / Quando tive frio, tremi / Quando tive coragem, liguei…” (Chico César)
    - “Era uma estrela tão alta! / Era uma estrela tão fria! / Era uma estrela sozinha / Luzindo no fim do dia.” (Manoel Bandeira)
    OBS: Não confunda anáfora, figura de linguagem, com anáfora, processo de coesão. Nesta, um vocábulo tem o papel de retomar outro já mencionado.

    Prosopopeia (Personificação):
    Atribuição de características humanas a seres não humanos. Dizer que a personificação é a atribuição de características de seres animados a seres inanimados é uma definição ruim, pois quando, numa história, um animal fala, ele não é um ser “inanimado”, afinal todo animal tem vida e, portanto, é um ser “animado”.
    - “A Bomba atômica é triste, Coisa mais triste não há / Quando cai, cai sem vontade.” (Vinícius de Moraes)
    - A  Amazônia chora devido ao desmatamento.

    FONTE: A gramática para concursos públicos / Fernando Pestana. – 2. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015.

  • o sentido de Farto na questão foi o de cheio!

    Eu estou farto de comida = Eu estou cheio de comida.

  • PAREEEEEEM DE JUSTIFICAR SEM SABER!!!!!

    Na LETRA C É SIM PERÍODO SIMPLES POIS SÓ HÁ 1 VERBO EM CADA PERÍODO. O ERRO SE ENCONTRA NA JUSTIFICATIVA SOBRE TIPO ARGUMENTATIVO UTILIZAR PERÍODO SIMPLES.

  • Manter sentido só se for trocar por trocar! Percebe-se, claramente, que o contexto muda!