SóProvas


ID
271345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os fragmentos contidos nos itens seguintes, na ordem em que são apresentados, são trechos sucessivos e adaptados do livro Visão do Paraíso, de Sérgio Buarque de Holanda (São Paulo: Brasiliense, 2000, p. 315-25). Julgue-os quanto à correção gramatical

Como explicar segundo as ideias do tempo, o fato de não graçarem aqui antes da conquista, várias enfermidades já notórias ao europeu?

Alternativas
Comentários
  • Errada

    O sijeito e o VB; O VB e o complemento, não podem ser separados por vírgula. Quando algum termo se intercalar a eles, deve vir isolado. E quando houver termos coordenados lado a lado, estes devem ser separados com vírgula.

    Como explicar, segundo as ideias do tempo, o fato de não graçarem,aqui, antes da conquista, várias enfermidades já notórias ao europeu?

    A questão trata sobre o uso da vírgula

  • O erro está no verbo grassar que está grafado erroneamente.
  • O erro é de pontuação.
    "segundo as ideias do tempo" é locução adverbial, e deveria ficar entre vírgulas ou sem elas.

    Com uma vírgula apenas, separa-se o sujeito do verbo. Veja:

    Como explicar algo

    Como explicar o fato >>>> imagine colocar uma vírgula, assim: Como explicar, o fato.


  • Bem elaborado o item.

    Fui por vias de pontuação = ao colega acima, mas o verbo também está errado.
  • "Aqui" é advérbio de lugar intercalado, portanto deve vir precedido de vírgula.
  • ortografia:
    a palavra idéias deve ser acentuada.
  • Não cheguei a ver em relação ao verbo "grassar". Mas....


    ..ao meu ver, vi ,sim, um erro foi na parte:     ....segundo as ideias do tempo.....>>>>acho que deveria ser assim:...segundo às ideias do tempo....
  • Colega Thiago,

    O acento de "ideias" caiu com a nova ortografia. Acho até que se viesse acentuado, não poderia ser considerado erro enquanto a nova ortografia não for de uso obrigatório. Portanto, a falta de acentuação não constitui erro do item.

    Foram retirados os acentos das palavras paroxítonas com ditongo aberto aberto (éi, ói). O correto agora é: ideia, europeia, heroico, seborreia...
  • O único erro que conseguir perceber foi no que se refere a pontuação. O texto está invertido e torna-se necessário o uso de vírgula de deslocamento: Como explicar, segundo as ideias do tempo, o fato de não graçarem aquiantes da conquista, várias enfermidades já notórias ao europeu?
    Podemos dizer que o erro de pontuação está contido como erro gramatical? Ou seja, erro de pontuação é um tipo de erro gramatical?
    Quem puder me responder agradeço de antemão!
  • O verbo graçar está grafado errado.
    GRASSAR: Desenvolver-se; alastrar-se; difundir-se; propagar-se.
  • Bem em tempo. Eu estava procurando um erro de pontuação e não encontrei, todavia.  A frase correta ficaria assim: como explicar segundo as ideias do tempo, o fato de não grassarem aqui antes da conquista, várias enfermidades já notórias ao europeu? (infinitivo pessoal)
  • Acho que a falta de virgula também é um erro, pois, a frase está deslocada.
  • GRASSAR =  Alastrar-se; desenvolver-se; difundir-se; propagar-se (doença).
    sujeito de grassarem é varias enfermidades. a virgula depois de conquista separa o sujeito do verbo.
  • Putz, agora ter que decorar até o dicionário para responder essas questões seria terrível. O CESPE é osso duro de roer.
  • Bom o único erro que encontrei foi de acentuação.
    " ideias do tempo"
    sendo idéia e não idea.
  • Há dois erros de pontuação e um de grafia na reprodução do trecho acima.

    Os erros de pontuação consistem no seguinte:

    1. o adjunto adverbial “segundo as ideias do tempo” deve ficar isolado por vírgulas, ou sem nenhuma vírgula (no trecho foi registrada apenas uma);

    2. não há vírgula entre “conquista” e “várias”, pois não se separa o verbo (“grassarem”) de seu sujeito (“várias enfermidades já notórias ao europeu”).

    O erro de grafia está na forma verbal “graçarem”, que deve ser grafada com”ss”: “grassarem”, que significa multiplicarem-se por reprodução, espalharem.

    A frase corrigida ficará com a seguinte redação:

    “Como explicar, segundo as ideias do tempo, o fato de não grassarem aqui antes da conquista várias enfermidades já notórias ao europeu?”


    http://professormenegotto.blogspot.com/2011/03/serie-questoes-comentadas-e-respondidas_31.html

  • A questão trata sobre o uso da vírgula:

    Como explicar, segundo as ideias do tempo, o fato de não graçarem aqui, antes da conquista, várias enfermidades já notórias ao europeu?
  • Pessoal,

                Não podemos confiar em todos os comentários que são postados no site. O comentário da nobre Adriana foi infeliz, pois "ideia" ou "ideias" não são mais acentuadas, por respeitarem a regra de não acentuar palavras que possuam ditongo aberto em palavras paroxítonas.

    Conhecimento + dedicação + equilíbrio = sucesso.

  • Errado
    Como explicar, segundo as ideias do tempo, o fato de não graçarem aqui, antes da conquista, várias enfermidades já notórias ao europeu?
  • tenho 2 coisas a dizer caro Edson
    1o Seu comentário foi muito rude... no final ao colocar "Conhecimento + dedicação + equilíbrio = sucesso." parece que estou aqui neste site só para fazer comentário errôneos...Como se eu estivesse aqui para brincar. Não, eu estou aqui para aprender como todo nós.
    Você poderia ter colocado somente que a minha reposta estava equivocada. Talvez esta não fosse sua intenção, mas foi um comentário rude ao meu ver. TODOS são humanos e estão fadados ao erro por isso não menospreze as pessoas que estão tentando expor suas opiniões. Já vi tantos comentário errados na área de matemática deste site, mas nem por isso precisei  diminuir ninguém.

    2o Agora em relação a regra gramatical....as novas regras de ortografia ainda NÃO estão sendo aplicadas efetivamente...somente após dezembro de 2012 as antigas regras ortográficas não estarão mais valendo.....esta era uma prova de 2011, portanto ainda estavam valendo as regras antigas. Todas s provas que fiz (inclusive as de 2012) ainda usavam as regras antigas.
    IDÉIA, segundo as regras antigas é acentuada SIM. Talvez a resposta para essa questão não fosse essa. Outros colegas apontaram outros erros. No entanto, o meu raciocinio não está incorreto como você aponta.

    Se quiser confimar isso, aqui está texto:
    "O Novo Acordo Ortográfico foi elaborado para uniformizar a grafia das palavras dos países lusófonos, ou seja, os que têm o português como língua oficial. Ele entrou em vigor em janeiro de 2009.

    Os brasileiros terão quatro anos para se adequar às novas regras. Durante esse tempo, tanto a grafia anterior como a nova serão aceitas oficialmente. A partir de 1 de janeiro de 2013, a grafia correta da língua portuguesa será a prevista no Novo Acordo."
    http://www.abril.com.br/reforma-ortografica/
  • Prof. Luis Ladeira

    Há erro em "graçarem", em lugar de grassarem; falta vírgula após "explicar" e após "aqui".

  • ERRADA - Graça (com ç) é um substantivo feminino e significa uma dádiva ou algo que é recebido gratuitamente. Graça pode ainda ser utilizado para caracterizar algo ou alguém que sejam atrativos.Exemplos:Ter arrumado emprego foi uma graça de Deus.Foi mesmo de graça. Não paguei nenhum centavo. Seu bebê é mesmo uma graça.

    Grassa (com ss) é um verbo e significa alastrar, difundir, espalhar.

    Exemplos: Isto é como as más notícias: grassam num instante.  Essa virose está grassando pela região sul do país. (FONTE: http://duvidas.dicio.com.br/graca-ou-grassa/).

    Então a grafia correta seria "Como (...) GRASSAREM aqui(...) europeu?"

  • Da até preguiça de comentar por causa de gente que se acha muito e ofende os outros! Soberba nunca ajudou ninguém a ser aprovado! 

  • Adriana você interpretou o comentário do colega Edson de forma errada.

    A frase que ele finalizou o comentário não foi para você. Muitos de nós terminamos um comentário sempre com uma frase de motivação, eu, por exemplo, escrevo: Sigamos!. Ele colocou uma frase que é uma fórmula para quem quer passar, em nada a desmereceu. Inclusive é a mesma frase do perfil dele.  Forma correta da frase:Como explicar, segundo as ideias do tempo, o fato de não grassarem aqui antes da conquista várias enfermidades já notórias ao europeu?


  • Como explicar, segundo as ideias do tempo, o fato de não graçarem aqui antes da conquista, várias enfermidades já notórias ao europeu?

     

    Adjunto adverbial de conformidade deve vir entre vírgulas obrigatoriamente.

  • Grato - grato / agradecido Grassa - alastra / propagar
  • Perfeito, Weslley!

  • Errado.

    Frase correta: Como explicar, segundo as ideias do tempo, o fato de não grassarem aqui, antes da conquista, várias enfermidades já notórias ao europeu?

    Três erros:

    1) Vírgula depois de explicar.

    2) Grassarem é com 2ss.

    3) Vírgula depois de aqui.

  • esse stm 2018 vai ser de lascar...

  • só eu adoro essas tretas dos comentários ? :') 

  • Eu não acertei uma questão deste texto :(

  • "Como explicar segundo as ideias" esse "as" não é craseado não?? refitãooo

  • Como explicar, segundo as ideias do tempo, o fato de não --> adjunto adverbial de longa extensão (>2 palavras) deslocado da ordem direta CVCA --> vírgula obrigatória

  • Gabarito: Errado.

    É uma questão que exige bastante atenção quanto aos preceitos básicos de uso da vírgula. Explico:

    Como explicar segundo as ideias do tempo, o fato de não graçarem aqui antes da conquista, várias enfermidades já notórias ao europeu?

    Inicialmente, nós devemos coloca ruma vírgula após o vocábulo "explicar", isolando o adjunto adverbial deslocado "segundo as ideias do tempo". Outrossim é necessário inserir uma vírgula após o vocábulo "aqui", separando dois adjuntos adverbiais - um de lugar e o outro de tempo.

    A reescrita (correta) fica:

    Como explicar, segundo as ideias do tempo, o fato de não graçarem aqui, antes da conquista, várias enfermidades já notórias ao europeu?

    Bons estudos!

  • "graçarem"

    GABARITO ERRADO