Em conseqüência da prevalência dessa perspectiva individualista no trato das manifestações da questão social, o Serviço Social de Casos aparece como a abordagem profissional predominante, nesse início de institucionalização do Serviço Social no Brasil. Nas duas primeiras décadas do século XX, Mary Richmond havia desenvolvido, nos Estados Unidos, os pressupostos e diretrizes do que ela chamara de Serviço Social de Casos Individuais. No entanto ele chega ao país já sob os influxos da Psicologia, especialmente a partir da divulgação das idéias de Gordon Hamilton - seja através dos trabalhos de Nadir Kfouri (fruto de seus estudos nos Estados Unidos), seja com a tradução de seu livro Teoria e Prática do Serviço Social de Casos, em 1958.
http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/65N06Bp3L00eI373q8j6.pdf
a) Incorreta: Nas propostas do novo projeto profissional, alinhado à vertente de ruptura, a atuação profissional continua priorizando as abordagens individuais e grupais.
Nas propostas do novo projeto profissional, as „problemáticas sociais‟ são relacionadas às desigualdades produzidas pelo capitalismo, rejeitando-se a sua compreensão como disfunções individuais que precisem de „tratamento‟ social. Assim, a atuação profissional volta-se para as abordagens coletivas que procuram mobilizar a população, para reivindicar o atendimento às suas necessidades.
b) Incorreta: Nos anos de 1970, as propostas de prática do Serviço Social alinhadas à vertente de reatualização do conservadorismo ou fenomenológica centra a ação profissional, exclusivamente, na abordagem comunitária.
Em síntese a fenomenológia prioriza as concepções de pessoa, diálogo e transformação social.
As propostas de prática do Serviço Social alinhadas à vertente fenomenológica centram a ação profissional no atendimento individual que se desenvolve através de um processo de “ajuda psicossocial” (CBCISS, 1986, p.185; Almeida, 1989, p.116). Através do diálogo, o assistente social e o “cliente” experimentam um processo de reflexão sobre a “vivência“ deste último, o que possibilita um processo de transformação da situação10, a partir da capacitação do cliente para transformar sua realidade.
c) Correta: Em decorrência da prevalência de uma perspectiva individualista no trato das manifestações da questão social, o Serviço Social de Casos aparece como abordagem profissional predominante, no início da institucionalização do Serviço Social no Brasil.
d) Incorreto: As exigências de tecnificação do Serviço Social brasileiro foram atendidas com a qualificação de seu acervo de procedimentos interventivos, por meio da importação da produção profissional europeia, notadamente aquela empreendida por Mary Richmond.
A importação da produção profissional europeia mesclava a visão francesa e a visão belga lecionada no Brasil por ) Maria Kiehl e Albertina Ramos para realizar o Curso de Serviço Social e D. Odila.
e) Incorreto: Tendo em vista a homogeneização no campo profissional, torna-se possível conferir o mesmo tratamento ao instrumental técnico-operativo do Serviço Social em diferentes momentos da história dessa profissão, ainda que o referencial teórico-metodológico seja diferente.
Não há homogeneidade em nenhuma das dimensões profissionais.