SóProvas


ID
2714851
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Trindade (2001), nos diversos projetos profissionais do Serviço Social, podemos encontrar diferentes concepções de profissão, que passam por distintas compreensões acerca do objeto profissional, de seus objetivos, bem como sobre seu instrumental técnico-operativo. Assinale a alternativa correta em relação aos diferentes tratamentos conferidos ao instrumental técnico-operativo do Serviço Social em sua trajetória histórica.

Alternativas
Comentários
  • A) o novo projeto profissional, alinhado à vertente de ruptura, NÃO PRIORIZA abordagens individuais e grupais.
    B) Fenomenológia - abordagem foco na visão de mundo individual
    c) Correta
    D) Mary Richmond (anglo saxónico)- Americana e não europeia
    E) "o mesmo tratamento ao instrumental técnico-operativo do Serviço Social em diferentes momentos da história dessa profissão" ? ERRADA o tratamento não foi o mesmo.

  • Em conseqüência da prevalência dessa perspectiva individualista no trato das manifestações da questão social, o Serviço Social de Casos aparece como a abordagem profissional predominante, nesse início de institucionalização do Serviço Social no Brasil. Nas duas primeiras décadas do século XX, Mary Richmond havia desenvolvido, nos Estados Unidos, os pressupostos e diretrizes do que ela chamara de Serviço Social de Casos Individuais. No entanto ele chega ao país já sob os influxos da Psicologia, especialmente a partir da divulgação das idéias de Gordon Hamilton - seja através dos trabalhos de Nadir Kfouri (fruto de seus estudos nos Estados Unidos), seja com a tradução de seu livro Teoria e Prática do Serviço Social de Casos, em 1958.

     

    http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/65N06Bp3L00eI373q8j6.pdf

  • a) Incorreta: Nas propostas do novo projeto profissional, alinhado à vertente de ruptura, a atuação profissional continua priorizando as abordagens individuais e grupais.

    Nas propostas do novo projeto profissional, as „problemáticas sociais‟ são relacionadas às desigualdades produzidas pelo capitalismo, rejeitando-se a sua compreensão como disfunções individuais que precisem de „tratamento‟ social. Assim, a atuação profissional volta-se para as abordagens coletivas que procuram mobilizar a população, para reivindicar o atendimento às suas necessidades.

     

     b) Incorreta:  Nos anos de 1970, as propostas de prática do Serviço Social alinhadas à vertente de reatualização do conservadorismo ou fenomenológica centra a ação profissional, exclusivamente, na abordagem comunitária.

    Em síntese a fenomenológia  prioriza as concepções de pessoa, diálogo e transformação social.

    As propostas de prática do Serviço Social alinhadas à vertente fenomenológica centram a ação profissional no atendimento individual que se desenvolve através de um processo de “ajuda psicossocial” (CBCISS, 1986, p.185; Almeida, 1989, p.116). Através do diálogo, o assistente social e o “cliente” experimentam um processo de reflexão sobre a “vivência“ deste último, o que possibilita um processo de transformação da situação10, a partir da capacitação do cliente para transformar sua realidade.

     

     c) Correta: Em decorrência da prevalência de uma perspectiva individualista no trato das manifestações da questão social, o Serviço Social de Casos aparece como abordagem profissional predominante, no início da institucionalização do Serviço Social no Brasil.

     

     d) Incorreto: As exigências de tecnificação do Serviço Social brasileiro foram atendidas com a qualificação de seu acervo de procedimentos interventivos, por meio da importação da produção profissional europeia, notadamente aquela empreendida por Mary Richmond.

     A importação da produção profissional europeia mesclava  a visão francesa e a visão belga lecionada no Brasil por ) Maria Kiehl e Albertina Ramos para realizar o Curso de Serviço Social e D. Odila.

     

     e) Incorreto:  Tendo em vista a homogeneização no campo profissional, torna-se possível conferir o mesmo tratamento ao instrumental técnico-operativo do Serviço Social em diferentes momentos da história dessa profissão, ainda que o referencial teórico-metodológico seja diferente.

    Não há homogeneidade  em nenhuma das dimensões profissionais.