SóProvas


ID
2722072
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Efluentes precisam ser tratados antes de serem lançados nos cursos d´água. O tratamento ideal para cada tipo de efluente é indicado de acordo com a carga poluidora e a presença de contaminantes.


As opções a seguir apresentam tipos de tratamento primário de efluentes, à exceção de uma. Assinale-a

Alternativas
Comentários
  • tratamento primario=fisico

    tratamento secundario=biologico

    Os filtros biológicos de percolação, também conhecidos como reatores biológicos aeróbios de leito gotejante (trickling filter), não são filtros, mas reatores biológicos com biomassa retida na forma de biofilmes. Consistem de um leito de material altamente permeável, nos quais aderem os microrganismos e através dos quais o líquido a ser tratado é percolado. É um processo de tratamento biológico aeróbio de crescimento ligado, usado para remover matéria orgânica, e também para promover a nitrificação (conversão de amônia a nitrato) em águas residuárias, sendo mais econômicos que os Lodos Ativados.

  • Essa etapa é constituída por processos bioquímicos que podem ser aeróbicos ou anaeróbicos. Esse processo objetiva remover a matéria orgânica que não foi removida no tratamento anterior. 

    Após o tratamento secundário, a água já pode retornar aos recursos hídricos. Entretanto, pode-se passar o efluente por outro tratamento para ser reutilizá-lo com fins não potáveis. Essa reutilização é importante para a escassez de água.

    Utiliza-se o efluente não tratado para fins não potáveis (lavagem de ruas, por exemplo) porque mesmo tratado, ainda é possível conter elementos como nitrogênio e fósforo.

    Assim, o tratamento terciário serve para remover essas substância através de técnicas de filtração, ozonização, cloração, osmose reversa, dentre muitas outras.