SóProvas


ID
2737225
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do ciclo PDCA e das ferramentas de gestão da qualidade, julgue o seguinte item.


Se uma organização necessita estabelecer prioridades para agir corretivamente acerca da insatisfação de clientes com seu atendimento, mas não dispõe de dados quantificáveis, então, nesse caso, o uso da ferramenta GUT será adequado.

Alternativas
Comentários
  • GUT - Gravidade (dano ou prejuízo que poderá ocorrer devido ao problema), Urgência (fator tempo) e Tendência (potencial crescimento do problema, padrão de desenvolvimento)

     

    A matriz GUT é uma ferramenta que os gestores utilizam para poderem priorizar PROBLEMAS. Muitas vezes, temos diversos problemas (insatisfação de clientes com seu atendimento) ou oportunidades para lidar ao mesmo tempo e devemos fazer uma lista dos assuntos que devem ser tratados antes dos demais (prioridade).

     

    Rodrigo Rennó

     

    GAB: CERTO

  • A matriz GUT realiza uma análise de dados, visando priorizar os problemas ou riscos potenciais , a partir de situações ou eventos não quantificáveis ou de difícil qualificação (ou dados qualitativos), arrolados e analisados sob o aspecto da: 

    GRAVIDADE- (G) - analisa o impacto do problema sobre as coisas, pessoas, resultados, processos ou organizações e os efeitos que surgirão a longo prazo, caso o problema não seja resolvido. Refere-se ao custo, o quanto se perderia (em dinheiro ou base quantitativa), pelo fato de não se tomar uma ação para solucionar um problema;

    URGÊNCIA (U) - refere-se ao prazo necessário para agir e evitar o dano ou resolver o problema;

    TENDÊNCIA (T)- refere-se ao potencial de crescimento ou de diminuição de um problema, no futuro breve, caso a ação não seja realizada. As grandes tendências possíveis podem ser: estabilidade, agravamento (crescimento) ou atenuação (redução) dos efeitos do problema,supondo que nada seja feito.

    Fonte: Elisabete de Abreu e Lima Moreira.

  • não entendi a parte dos dados quantificáveis

  • CORRETA

    Matriz GUT é uma ferramenta que auxilia na priorização de resolução de problemas, é também conhecida como Matriz de Prioridades. A análise GUT é muito utilizada naquelas questões em que é preciso de uma orientação para tomar decisões complexas e que exigem a análise de vários problemas. Para isso, com o sistema GUT é possível classificar cada problema de acordo com a Gravidade, Urgência e Tendência.

  • Certo

     A Matriz GUT é uma ferramenta de auxílio na priorização de resolução de problemas /estabelecer a prioridade de fatores. A matriz serve para classificar cada problema pertinente pela ótica da gravidade, da urgência e pela tendência .

     

    Sigla GUT significa :

    Gravidade: Impacto do problema sobre a organização/o grau de dano ou prejuízo

    Urgência: Prazo que a organização possui para agir sobre o problema

    Tendência:Forma que esse problema irá se desenvolver

    Quanto maiores as notas dos resultados obtidos, maior será a prioridade do problema.

  •  

    A grande vantagem em se utilizar a Matriz GUT é que ela auxilia o gestor a avaliar de forma quantitativa os problemas da empresa, tornando possível priorizar as ações corretivas e preventivas para o extermínio total ou parcial do problema.

  • Como que não dispõe de dados quantificáveis, se para cada fator analisado (gravidade, urgência e tendência) é estabelecido uma nota?

  • Ghuiara, eu ACHO que a questão quis dizer que a matriz GUT proporciona essa análise quantitativa ausente originalmente, ao atribuir os pesos em cada critério.

  • Juro que assimilei a resposta como swot. :/

  • GAB:C

    A Matriz GUT é uma ferramenta criada com o objetivo de estabelecer a prioridade de fatores.

    GUT--->   Gravidade x Urgência x Tendência.

     

    >>Gravidade: representa o impacto do fator sobre a organização.

     

    >> Urgência: representa uma dimensão relativa ao prazo que existe para tomada de decisão/implementação de ações.


    >>Tendência: Representa o potencial de desenvolvimento da situação  caso não lhe seja dada a devida atenção.


    *Por definir as prioridades, esta é uma ferramenta bastante útil para a tomada de decisões nas organizações.

  • Aquele momento em que vc sabe o que é a matriz GUT, mas não compreende a assertiva...

  • alguns comentários ajudam, outros só atrapalham... Na matriz gut não há soma e sim multiplicação dos valores atribuídos a cada elemento a fim de saber qual será priorizado.

  • A matriz GUT é uma ferramenta de priorização, em que listamos os problemas e atribuímos valores a estes em relação a sua gravidade, urgência e tendência, para definir o problema que precisa ser resolvido antes dos demais em uma “ordem” de prioridades. Normalmente, utilizamos esta matriz para priorizar problemas não- quantificados. Seus elementos podem ser entendidos como: gravidade, urgência e tendência. A cada um destes fatores são atribuídos valores, de 1 a 5, e no final multiplicados, o problema com o maior resultado é o que deverá ser priorizado.

  • GUT: Seu objetivo é estabelecer a prioridade de fatores! G-ravidade U-rgência T-endência

  • Para resolver essa questão você teria que pensar: Matriz GUT serve para priorização? Sim!

    Ela pode funcionar com base em afirmações respondidas com base em uma gradação, sem uma quantificação objetiva? Sim! Cuidado: Não é Porque se coloca um número como nota que se é quantificável por natureza, o aspecto avaliado provavelmente será qualitativo e a numeração será mero reflexo de uma gradação subjetiva.

    Gabartito : Certo 

    Fonte: Professor Carlos Xavier (Estratégia)

  • Na boa.....todos com colinha de net pra dizer o que sabemos sobre a ferramenta, mas a questão na prática de onde encaixa a assertiva na teoria ninguem falou com clareza.....

  • Se o gestor não tem dados quantificáveis sobre o problema o que ele irá utilizar como base para classifica-lo quanto a gravidade, urgência e tendência? Se eu não sei quantos clientes estão insatisfeitos em relação ao total da minha carteira de clientes como vou avaliar a dimensão do problema???

  • TENSO...

     

  • Benchmarking não seria melhor? começando a estudar administração agora e ainda estou meio perdido e zonzo

    Benchmarking: processo de comparação conduzido por uma organização ou área em relação a outra que seja tida como referência, com a finalidade de identificar oportunidades de melhoria

     

  • GUT - Gravidade (dano ou prejuízo que poderá ocorrer devido ao problema), Urgência (fator tempo) e Tendência (potencial crescimento do problema, padrão de desenvolvimento)

     

    A matriz GUT é uma ferramenta que os gestores utilizam para poderem priorizar PROBLEMAS. Muitas vezes, temos diversos problemas (insatisfação de clientes com seu atendimento) ou oportunidades para lidar ao mesmo tempo e devemos fazer uma lista dos assuntos que devem ser tratados antes dos demais (prioridade).

  • Desculpe-me quem cursou esse curso, mas Administração para mim não é nem ciência. A questão não faz nenhum sentido. Usar a matriz GUT sem dados quantificáveis....
  •  

     

    MATRIZ GUT   : 

     foco nos PROBLEMAS organizacionais

     

    → Gravidade: DANO OU PREJUÍZO 

     → Urgência: TEMPO P/ SOLUÇÃO

    → Tendência: POTENCIAL CRESCIMENTO do problema

     

     

    Ano: 2008 Banca: CESPE Órgão: FUB

    Para determinar prioridades em relação aos problemas existentes em determinado setor da universidade, um administrador poderá utilizar a matriz gravidade, urgência e tendência (GUT).

  • ANDRE SALES, a questão retrata sobre dados que não podem ser quantificáveis, pois não podem ser mensurados por números, haja vista que, GRAVIDADE, URGÊNCIA e TENDÊNCIAS são dados QUALIFICÁVEIS

  • Ninguem que estuda acerta essa questao. Simples assim.

  • Na matriz GUT, você atribui o peso de 1 a 5 para cada fator. Número 1 (pouca probabilidade) até 5 (muita probabilidade).

    Gravidade x Urgência x Tendência = 1 até 125.

    Dessa forma, é possível estabelecer o grau de prioridade daquela ação de forma quantificável. 

  • SEGUNDA QUESTÃO RECENTE DO MESMO ASSUNTO

  • se tivesse os dados = poderia usar pareto

  • A matriz GUT realiza uma análise de dados, visando priorizar os problemas ou riscos potenciais, a partir de situações ou eventos não quantificáveis ou de difícil qualificação (ou dados qualitativos).

  • Muitos falaram da matriz GUT, poucos responderam o que a questão pedia.

  • A Matriz GUT serve como um termômetro para resolver os problemas.

    G gravidade

    U urgência e

    T tendência

  • Há dados quantificáveis?

    Use o Diagrama de Pareto.

     

    Não há dados quantificáveis?

    Use a Matriz GUT.

  • CERTO.

  • Já ta bom de explicar o que que é Matriz GUT. Tem 7998989765 comentários falando o que é isso...já chega.

    A ideia aqui é saber que a Matriz GUT é usada para essas situações de dificil mensuração dos dados, se não se tem dado quantificável é essa matriz que se usa.

  • matriz GUT (Gravidade/Urgência/Tendência) = prioriza problemas

  • Nesse caso, não seria mais adequado o Diagrama de Pareto?

  • A questão cobra basicamente conhecimentos sobre a matriz GUT, concebida por Walter Shewhart, que é uma ferramenta de suporte na priorização e resolução de problemas de qualquer natureza. Pois auxilia na classificação dos riscos que serão julgados relevantes pela organização.

    O termo GUT é oriundo das 3 perspectivas relacionadas à matriz (Gravidade, Urgência e Tendência).

    A Escola Nacional de Administração Pública nos traz a seguinte definição:

    “A matriz GUT é uma técnica para priorizar os problemas que devem ser atacados pela gestão, bem como para analisar a prioridade que certas atividades devem ser realizadas e/ou desenvolvidas, em situações como: solução de problemas, estratégias, desenvolvimento de projetos, tomada de decisões etc."(ENAP, 2014)

    A perspectiva da Gravidade refere-se ao impacto de uma determinada ocorrência, caso esta se concretize. A Urgência refere-se ao tempo disponível para a resolução da ocorrência e Tendência refere-se ao que provavelmente ocorrerá caso nada seja feito(o problema tenderá a aumentar, diminuir ou permanecer constante?).

    Para cada problema apontado, atribui-se um valor, que varia de 1 até 5, a cada perspectiva. Este valor não necessariamente está relacionado a dados quantificáveis, pois pode pautar-se na percepção do responsável pela análise. Para se definir qual problema é mais relevante, deve-se multiplicar os valores e verificar qual possui maior pontuação. Segue abaixo um exemplo da matriz preenchida para um caso hipotético:



    O uso adequado da matriz é muito importante. Pois, quando concorrem diversos problemas ao mesmo tempo, é possível decidir quais deles serão resolvidos prioritariamente, quanto de esforço será empregado em cada um deles e, inclusive, quais podem ser desconsiderados.

    Tendo em vista que a matriz pode ser utilizada independentemente de serem quantificáveis os dados do problema, a afirmativa está correta.

    Gabarito: CERTO


    FONTE:
    ENAP(Escola Nacional de Administração Pública). Elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI). Brasília, 2014.
  • Matriz Gut

    --     Gravidade, urgência, tendência;

    --     Ferramenta que auxilia na priorização de resoluções de problemas;

    -- Objetiva classificar cada problema de acordo com a Gravidade, Urgência e Tendência.

    Correto!

  • GUT = PRIORIZA OS PROBLEMAS

  • EXPLICAÇÃO DA PROFESSORA CAROLINE MATOS NO TEC CONCURSOS:

    "Se uma organização necessita estabelecer prioridades para agir corretivamente acerca da insatisfação de clientes com seu atendimento, mas não dispõe de dados quantificáveis, então, nesse caso, o uso da ferramenta GUT será adequado.

     

    Antes da justificativa, vamos ver um pouco da teoria, abordada por Seleme e Stadler (2012, p. 100):

     

    matriz GUT (Gravidade x Urgência x Tendência) é uma ferramenta de qualidade, utilizada na solução de problemas. Seu objetivo é classificar cada problema de acordo com sua gravidade, urgência e tendência. Diante de um grande dilema, por exemplo, o gestor pode ponderar sua decisão levando em conta esses três fatores:

     

    1. Gravidade: quais são os impactos e efeitos do problema na organização e nos envolvidos. E caso não seja resolvido, o que acontecerá a médio/longo prazo?

     

    2. Urgência: qual o prazo necessário para resolver o problema e evitar danos. Quanto menor o prazo, mais urgente ele é.

     

    3. Tendência: refere-se ao potencial de aumento ou diminuição do problema. Seus efeitos tendem a estabilizar, agravar ou reduzir?

     

    E como funciona isso na prática? Cada um dos fatores será pontuado de 1 a 5, vamos usar como exemplo o fator Gravidade:

     

    1. Sem gravidade
    2. Pouco grave
    3. Grave
    4. Muito grave
    5. Extremamente grave

     

    Após serem atribuídas notas para cada um dos fatores, é feito um calculo de multiplicação dos três fatores: G x U x T

     

    Supondo que os três fatores tiveram nota 5, o resultado será 125 (5 x 5 x 5).

     

    Exemplo: a organização tem cinco problemas que demandam resolução, qual resolver primeiro? Aquele que obtiver a pontuação mais alta na Matriz GUT.

     

     

    Visto os conceitos, vamos entender a afirmativa:

     

    A questão fala que a matriz GUT é recomendada quando não temos dados quantificáveis. E sim, justamente por muitas vezes não dispormos de dados quantificáveis, é que são criadas Matrizes que facilitem a visualização do problema.

    O fato de atribuirmos uma nota, não significa que o fato seja quantificável. Na realidade, são números que expressam um aspecto qualitativo do problema.

     

    Quando usamos Curva ABC, por exemplo, e priorizamos 20% do estoque que correspondem a 80% do faturamento, aí sim podemos dizer que temos dados quantificáveis.

     

     

    Portanto, afirmativa correta."

    FORÇA E FÉ PRA TDS NÓS! VAMOS CONSEGUIR!!

  • Essa me pegou, mas entendi o que a questão pediu através de algumas explicações. Valeu colegas!!!

  • Certo.

    A organização não dispõe de dados “quantificáveis” ou seja, não existem dados quantitativos acerca dos problemas, mas não é necessário ter “dados quantitativos” para utilizar a Matriz GUT.

    A Matriz GUT funciona muito bem apenas com dados “qualitativos”, ou seja, dados “subjetivos”.