-
Gab D
-
Gabarito é a letra "D", pois nela o pronome demonstrativo exerce função de sujeito; nas demais alternativas, de adjetivo.
-
d-
o pronome demonstrativo esta como sujeito, enquanto q nas outras opcoes esta modificando o sintagma nominal
-
LETRA D
Sem sujeito na frase.
-
Os pronomes podem ter função de sujeito, complemento e adjunto.
Na letra d ele tem a função de sujeito. Essa é a diferença das demais alternativas.
Se estiver errado, desculpem-me. :)
-
Não entendo a utilidade de comentários como o do "Igor Policiais"... Arrogância não leva a lugar algum! Se domina o conteúdo e gosta de escrever, poste algo que seja útil aos que erraram, se não quer colaborar, não escreva baboseira pra perder o tempo dos colegas.
-
Os pronomes podem ter valor de adjetivo ou de substantivo.
Os pronomes demonstrativo variáveis (este/esta, esse/essa, aquele/aquela) podem assumir valor adjetivo ou substantivo,.As formas invariáveis (isto, isso e aquilo) assumem apenas valor substantivo.
Quando o pronome está acompanhando o substantivo assume o valor de adjetivo, qualificando o substantivo
As letras a, b c e possuem valor adjetivo.
A letra d, valor substantivo.
-
Eu respondi a questão por outro angulo: Os pronomes demonstrativos podem ser usados como referenciação, indicando catáfora (referem-se ao que ainda será mencionado no texto) ou anáfora (referem-se ao que já foi mencionado no texto). No caso, em todas as alternativas exceto no gabarito foi usado anáfora e no gabarito da questão foi usado catáfora:
a)“O drama dessas crianças tiradas dos braços de seus pais”. = Suas vozes frágeis e seus corpos miúdos... (Anáfora)
b)“Os relatos são de solidão e desespero para essas famílias divididas”. = ...dos braços de seus pais e mães...(Anáfora)
c)“elas vêm sendo recebidas por essa prática de hostilidade reforçada”. = ...crianças tiradas dos braços de seus pais e mães...(Anáfora)
d)“Isso é inacreditável”. O que é inacreditável? O envio de bebês e crianças pequenas. Trata-se de uma catáfora. Ainda será mencionado no texto.
e)“ao tentar noticiar esse drama infantil latino-americano” = ...envio de bebês e crianças pequenas.. (Anáfora)
Me corrijam se eu estiver errada, mas eu respondi dessa forma aí!
-
Eu marquei como função de sujeito.
O que é inacreditável? Isso.
Sujeito.
-
Analisei de outra forma: quando o pronome substitui o nome, pronome substantivo, e quando o acompanha, pronome adjetivo. A única alternativa que está substituindo é a "d".
-
(dessas, essas, essa, esse) todos esses pronomes estão retomando algo já mecionado.
Em d) Isso é inacreditável
O que é inacreditável? Autoridades do governo Trump estão enviando bebês e crianças pequenas...
“Isso é inacreditável. Autoridades do governo Trump estão enviando bebês e crianças pequenas... desculpem... há pelo menos três...”. Foi o que conseguiu dizer Rachel Maddow, âncora da MSNBC, antes de se render às lágrimas ao tentar noticiar esse drama infantil latino-americano, num vídeo que já viralizou”
-
Na letra D, o pronome demonstrativo "isso" exerce a função de sujeito da oração; nas outras opções os pronomes exercem a função de adjunto adnominal.
-
Concordo com a Jéssica Souza de 10 de Agosto de 2018, às 15h11
Pronomes demonstrativos podem exercer as seguintes funções:
- Função extratextual ou extradiscursivos (exófora ou dêixis): se referem a elementos fora do texto, numa perspectiva espacial ou temporal.
- Função intratextuais intradiscursivos (endófora): se referem a elementos dentro do texto; Se divide em anáfora e catáfora; A anáfora trata da retomada de termos ou ideias, e a catáfora trata da antecipação de termos ou ideias;
Fonte: Pestana
Ou seja, ele queria que analisássemos a função de dentro do texto: anáfora ou catáfora.
-
"Jéssica Souza", Pra ser catáfora não tem que ser este, deste, esta, desta, etc?
Se alguém mais souber, agradeço!
-
Esses comentários " Pra nao zerar a prova", "questão dada", sao desnecessários
-
Tive o mesmo raciocínio da Aracelly e Heloísa!
-
Eu entendo que na letra D o pronome está substituindo um substantivo e nas outras opções os pronomes estão acompanhando um substantivo...
-
O pronome "isso" usado na resposta correto faz referência a um evento que estava ocorrendo próximo da repórter, tanto que o texto explica que ela não conseguiu terminar de falar, portanto o pronome foi usado por motivo diferente das demais assertivas nas quais foram usados para retomar (função anafórica) coisas/assuntos já mencionados.
-
O pronome isso, na letra D, funciona como sujeito
-
LETRA D - apresenta elemento coesivo de valor dêitico ou díctico, ou seja, o pronome se refere a uma elemento fora do texto.
NAS DEMAIS ALTERNATIVAS- apresentam-se elementos coesivos de valor catafórico, ou seja, o pronome se refere ao termo que vem depois.
Foi assim que resolvi a questão!
Bons estudos!
-
na letra "D" o "ISSO" esta fazendo papel de sujeito
ISSO É INACREDITÁVEL ( O QUE É INACREDITÁVEL?) R: ISSO
-
Todos exercem função anafórica, com exceção da letra D, que exerce a catafórica.
-
Já podemos perceber que FGV não faz aquela distinção que Cebraspe ama: isso catafórico versus Isto anafórico. A partir disso, função textual só pode ser função sintática, o que leva a alternativa D a ser a correta já que isso é sujeito com predicado nominal. bons estudos.
-
Cuidado, a questão pergunta sobre função textual e não função sintática, portanto a ideia é diferenciar as funções anafóricas e catafóricas dos pronomes.
-
Vide excelente comentário de Heloisa Catia Alves dos Santos
-
Letra D, exerce função de sujeito
-
Refiz a questão e acredito que realmente a questão não esteja pedindo a função textual de catáfora ou anáfora.
Pois em todas s alternativas temos funções anafórica (retomam termos)
na letra d) Isso é inacreditável . Vejam que Isso se refere a política de tolerância zero ( texto 1). Até fiquei com dúvida de ser função catafórica, pois se trata de um outro texto, mas a fonte é a mesma e se fosse catafórico deveria ser ISTO e não ISSO.
Também avaliei se a letra d se encaixava numa função fora do texto (espacial / temporal) já que as demais são de dentro do texto (referencial). Mas não, ela exerce função dentro do texto.
Só resta então concordar com os demais colegas sobre o pronome ser substantivo (substitui) ou adjetivo (acompanha nomes).
-
A questão é resolvida apenas diferenciando os pronomes adjetivos dos substantivos.Observe que em todas as alternativas o pronome é adjetivo pois vem acompanhado de substantivo,exceto em:
ISSO É INACREDITÁVEL
ISSO= Pronome Substantivo
portanto, exerce a função textual diferente das demais, sendo sujeito da oração.
-
GAB.: D
• O pronome acompanha um substantivo (Pronome adjetivo)
• Caso não acompanhe, o substantivo é substituído por um pronome (Pronome substantivo)
Minha esposa é bonita. (Pronome adjetivo)
Ela é bonita. (Pronome substantivo)
Sempre vai acompanhar o nome ou substituir o nome.
-
Galera, vou dar uma dica: Bloqueia essa galera arrogante e que nao contribue em nada, é simples e resolve muito nossa vida. Eu leio a maioria dos comentarios de todas questoes que resolvo de portugues, entao a galera que sempre comenta nada com nada ( NETO, IGOR POLICIAIS e outros), gabaritos errados ( DIMAS, FE TRT.. ) ja bloquiei faz tempo, assim como os que tentam ajudar quem nao paga a plataforma e comentam apenas o a letra correta. Ha questoes que eu entro e tem 9 comentarios ocultos, logo evito de ler 9 textos inuteis. Assim perco menos tempo e nao me estresso em tentar ensinar boas maneiras a essa galera.
-
Fiz a questão sabendo que o pronome demonstrativo ESSE foi usado pra retomar substantivos em todas as alternativas, menos na D, onde ele aparece iniciando o texto.
-
Oração subordinada substantiva subjetiva, a palavra isso é o sujeito da oração
-
pronome demonstrativo variável (ESSAS, DESSA, ESSE) x invariável (ISSO).
Eu fui nessa lógica.
-
"isso" é a única que exerce a função de sujeito da oração.
-
geral acertou por tratar o "ISSO" como sujeito, correto. Mas fui pelo raciocínio de que a alternativa D é a única que traz a figura de um termo catafórico
“Isso é inacreditável” -> o ISSO está se referindo à fala posterior
o importante é acertar, né?
-
A palavra "Isso" da alternativa "D" está com sentido de substantivo diferente das demais.
-
D está antes (referente anafórico), A,B,C,E estão depois ( referente catafórico)
-
-
Todos estao assumindo a funçao de pronome adjetivo (quando acompanha o substantivo). O unico diferente esta na opçao D, assumindo a funçao de pronome substantivo (quando vai no lugar do subtantivo). Nao e cataforico!! "Isso" e anaforico!!
-
até que fim uma questão mais tranquila.
-
Que fique claro, todos os pronomes das alternativas são anafóricos, pois há menção anterior de todos no texto. A diferença é a função exercida no texto. (Sujeito)
-
GAB. D
Segundo a professora: A, B, C e E são Adjuntos Nominais com função anafórica, diferente da letra D, que é um pronome demonstrativo e funciona como sujeito.