O nível de importância das normas é definido pelas "Diretrizes para impementação de repositórios arquivísticos digitais - RDC-Arq", do Conarq, como sendo o OAIS. As diretrizes podem ser acessadas por esse
linka) EAD - Encoded Archival Description - Descrição Arquivística Codificada
Trata-se de uma codificação desenvolvida e utilizada para a descrição de metadados arquivísticos baseados na linguagem de marcação XML.
b) METS - Metadata Encoding and Transmission Standard - Padrão de Codificação e Transmissão de Metadados
É um esquema XML que permite a codificação e o intercâmbio dos metadados descritivos administrativos e estruturais relativos a objetos digitais.
c) OAIS - Open Archival Information System
É um modelo conceitual que define um repositório digital, identificando o ambiente, os componentes funcionais, suas interfaces internas e externas, os objetivos de dados e informações.
Segundo as Diretrizes do RDC-Arq do Conarq, "A norma mais importante da area é o OAIS, um modelo conceitual desenvolvido pelo Consultive Commitee for Space Data System - CCSDS, que resultou na norma ISO 14721:2003. O OAIS descreve as funções de um repositório digital e os metadados necessários para a preservação e o acesso dos materiais digitais gerenciados pelo repositório, que constituem um modelo funcional e um modelo de informação."
d) PREMIS - Preservation Metadata: implementation strategies
É uma norma internacional que apresenta um conjunto básico (core) de elementos de metadados de preservação para apoiar sistemas que gerenciam objetos digitais.
e) OAI - PMH - Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting
É um protocolo que coleta metadados que permite a interoperabilidade entre repositórios.
Gabarito do Professor: C