SóProvas


ID
2754886
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A construção de repositórios digitais confiáveis para os arquivos obedece a diretrizes que se apoiam em determinados documentos de referência. 

Aquele que permite a codificação e o intercâmbio dos metadados descritivos, administrativos e estruturais relativos a objetos digitais é o

Alternativas
Comentários
  • Interoperabilidade
    Um repositório digital deve estar em conformidade com as normas e padrões estabelecidos, de forma a possibilitar níveis de interoperabilidade com outros repositórios digitais e sistemas informatizados que tratam de documentos arquivísticos. Podem ser citados como exemplos dessas normas e padrões: o “Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting – OAI-PMH”, para coleta de registros de metadados em repositórios digitais; o “Metadata Encoding and Transmission Standard – METS”, para a codificação de metadados descritivos, administrativos e estruturais; o “Encoded Archival Description – EAD”, para a codificação de metadados descritivos de documentos arquivísticos; e os “Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico – e- PING”, no caso dos órgãos e entidades do governo federal.

     

    fonte:  Diretrizes para a Implementação de Repositórios Arquivísticos. Digitais Confiáveis – RDC-Arq, pg 11

    GAB: LETRA A

  • O conceito e alternativas foram retirados das "Diretrizes para a Implementação de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis - RDC - Arq", do Conarq, que pode ser acessado pelo link

    a) METS (Metadata Encoding & Transmission Standard - Padrão de Codificação e Transmissão de Metadados.

    É um esquema XML que permite a codificação e o intercâmbio de metadados descritivos administrativos e estruturais relativos a objetos digitais.

    Exatamente o conceito dado pelo enunciado.

    b) OAIS (Open Archival Information System) - Sistema Aberto de Arquivamento de Informação. No Brasil, a sigla é SAAI. 

    Modelo conceitual que define um repositório digital, identificando o ambiente, os componentes funcionais, suas interfaces internas e externas, os objetos de dados e informações. 

    c) EAD (Encode Archival Description) - Descrição Arquivística Codificada.

    Codificação desenvolvida e utilizada para descrição de metadados arquivísticos baseados na linguagem de marcação XML.

    d) PREMIS - Metadados de Preservação

    É uma norma internacional que apresenta um conjunto básico (core) de elementos de metadados de preservação para apoiar sistemas que gerenciam objetos digitais. 

    Gabarito do Professor: A