SóProvas


ID
2775274
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma funcionária foi admitida em uma empresa depois de passar por um processo de seleção bastante rigoroso. Iniciando seu trabalho, mostrou‐se competente e ativa, sugerindo soluções para os problemas que lhe eram apresentados. Entretanto, à medida que o tempo passava, começou a ter dificuldades com a execução das tarefas solicitadas, entregando‐as sempre no final do prazo.
A funcionária tinha consciência do problema e aceitou a indicação de um atendimento psicológico, uma vez que o problema estava repercutindo desfavoravelmente no seu trabalho. Durante a avaliação psicológica, a funcionária admitiu que esse problema estava presente em várias áreas de sua vida, sendo sugerida uma terapia breve para discutir o sintoma apresentado.
Com base no caso descrito, o diagnóstico sugerido pelo psicólogo éde

Alternativas
Comentários
  • Procrastinação? Quê? Alguém poderia explicar?

  • Procrastinação = ato ou efeito de procrastinar; adiamento, demora delonga.

    fonte: google


  • Diagnostico de proscratinação?? Ridiculo... Questão papel higienico, serve para...

  • Acho impossível inferir qualquer uma dessas hipóteses apenas com estas informações. Que questão absurda, ela literalmente te pede para dar um "interpretaço", como diziam na faculdade.

  • Em que manual de diagnósticos há esse de 'procrastinação'? Desconheço

  • A FGV foi num nível muito baixo agora viu...

  • Desde quando procrastinação é diagnóstico? Dá até desânimo uma questão dessa!!!

  • Nossa! Muito fácil. Pensem: procrastinação pode ser sim um sintoma. Pois a pessoa deixa de dar importância ao que é realmente relevante (prioridade) e geralmente ela faz isso em várias áreas da vida. Como consequência gera um impacto na organização, no cumprimento de metas e objetivos e isso tudo pode estar bem associado à autosabotagem.

    Fonte: Minha própria mente e experiências de vida

  • Achei que a síndrome de Burnout poderia se encaixar no diagnóstico, pois a pessoa estando com alto nível de estresse devido ao (excesso de atividades no trabalho...) passa a ter uma baixa produção até mesmo nas atividades diárias.

  • Bárbara, todas as outras opções se encaixam nessa sua "justificativa"... na próxima dessa banca, vão dizer que a funcionária usava vestido azul com batom rosa enquanto bebia água e em seguida perguntarão do transtorno... vai ter concurseiro aqui justificando a resposta com o fator moda.

    Mas numa coisa eu concordo com a Bárbara... a fonte que usam pra elaborar esse tipo de questão é a mesma da colega (risos

  • Certeza que a pessoa que elaborou essa questão não é psicólogo, caso seja se formou na mesma faculdade de quem tenta justificar esse gabarito.

  • A resposta mais coerente seria síndrome de burnout, se fosse para ser procrastinação o que estaria em jogo não seria um fator psicológico em si, e sim do próprio sujeito em querer estar nessa situação.

  • Gente, que questão péssima...
  • Resolvi a questão por eliminação. Pelo trecho "aceitou a indicação de um atendimento psicológico, uma vez que o problema estava repercutindo desfavoravelmente no seu trabalho" indica que não poderia ser Burnout, pois o trabalho seria a fonte da síndrome. Não existe na questão nada que indique a existência de um transtorno mental, como a ansiedade ou a depressão. As características diagnósticas estão ausentes, dessa forma aferir um diagnóstico de transtorno com base nessas informações seria impossível. Por meio do trecho "começou a ter dificuldades com a execução das tarefas solicitadas, entregando‐as sempre no final do prazo" a alternativa que mais se assemelha seria a procrastinação.

    De qualquer forma, concordo que a a questão foi muito mal formulada.

  • Kkkkkkkkk Jesus

  • Gab C

    Entretanto, à medida que o tempo passava, começou a ter dificuldades com a execução das tarefas solicitadas, entregando‐as sempre no final do prazo. A funcionária tinha consciência do problema e aceitou a indicação de um atendimento psicológico, uma vez que o problema estava repercutindo desfavoravelmente no seu trabalho.