-
Presumi que o item v estava certo pelo prefixo "ad" junto... um grupo diferente agindo no meu grupo.
E sobre a abordagem contingencial... tenha em mente que contingente é algo incerto, duvidoso. Não havendo nada de absoluto onde tudo depende.
"Na realidade, não existe uma causalidade direta entre essas variáveis independentes e dependentes, pois o ambiente não causa a ocorrência de técnicas administrativas. Em vez de relação de causa e efeito entre as variáveis do ambiente (independentes) e as variáveis administrativas (dependentes), existe uma relação funcional entre elas. Essa relação funcional é do tipo "se então" e pode levar a um alcance eficaz dos objetivos da organização." https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_conting%C3%AAncia
-
Gab.E
-
I. A abordagem das Relações Humanas interpreta as organizações como uma unidade social grande e complexa, na qual há intensa articulação entre os grupos formais e informais, tal posicionamento refuta a ideia da abordagem científica que enfatiza somente os grupos formais de uma organização. - ERRADO (Não existe uma intensa articulação entre os grupos formais e informais)
II. A abordagem Estruturalista focaliza o “homem organizacional”, diferente das características preconizadas por Weber, na Burocracia, este perfil reflete uma personalidade cooperativa e coletivista, além de flexibilidade, tolerância e capacidade de adiar recompensas, como forma de ser bem-sucedido em qualquer organização. - CERTO
III. A teoria Comportamental concebe a organização como um sistema de decisões, no qual cada pessoa participa racional e conscientemente, escolhendo e tomando decisões individuais em todos os níveis da organização, divergindo da ênfase dada às ações das abordagens anteriores, como a Científica e Humanística. - CERTO
IV. A abordagem Contingencial surge com a preocupação de construir modelos abertos que interagem dinamicamente com o ambiente (CERTO - a Abordagem Contingencial tem como uma de suas característica o Sistema Aberto - a empresa influencia e é influenciada pelo ambiente / mantem trocas com o seu ambiente) e cujos subsistemas denotam uma complexa interação interna e externa. - ERRADO (Na Abordagem Contingencial "a organização é um sistema composto de subsistemas e definido por limites que o identificam em relação ao suprassistema ambiental - sistema maior onde está inserida." Não há uma complexa interação interna e externa entre os subsistemas. => FONTE: Cristiana Duran, 2018, p.76)
V. A Adhocracia é um sistema temporário, variável, fluído e adaptativo organizado em torno de problemas diversos (ou projetos) a serem resolvidos por equipes de pessoas relativamente estranhas entre si e dotadas de habilidade profissionais diversas. - CERTO (A Adhocracia pode ser vista, por exemplo, em agências de publicidade e empresas da área de tecnologia)
RESPOSTA: LETRA E
-
I. A abordagem das Relações Humanas interpreta as organizações como uma unidade social grande e complexa, na qual há intensa articulação entre os grupos formais e informais, tal posicionamento refuta a ideia da abordagem científica que enfatiza somente os grupos formais de uma organização. ERRADO. A teoria que preconiza isso é a estruturalista.
II. A abordagem Estruturalista focaliza o “homem organizacional”, diferente das características preconizadas por Weber, na Burocracia, este perfil reflete uma personalidade cooperativa e coletivista, além de flexibilidade, tolerância e capacidade de adiar recompensas, como forma de ser bem-sucedido em qualquer organização. CERTO.
III. A teoria Comportamental concebe a organização como um sistema de decisões, no qual cada pessoa participa racional e conscientemente, escolhendo e tomando decisões individuais em todos os níveis da organização, divergindo da ênfase dada às ações das abordagens anteriores, como a Científica e Humanística. CERTO.
IV. A abordagem Contingencial surge com a preocupação de construir modelos abertos que interagem dinamicamente com o ambiente e cujos subsistemas denotam uma complexa interação interna e externa. ERRADO.
V. A Adhocracia é um sistema temporário, variável, fluído e adaptativo organizado em torno de problemas diversos a serem resolvidos por equipes de pessoas relativamente estranhas entre si e dotadas de habilidade profissionais diversas. CERTO.
-
essa prova de adm da ARTESP pqp viu
-
Curioso em saber onde a assertiva IV tá errado.
-
Quanto ao item IV, acredito que ele esteja se referindo à Teoria dos Sistemas.
-
acertei, mas que questão complicadinha.
A 4 se refere à abordagem sistêmica, não contingencial.
-
GAB E
I. F A abordagem das Relações Humanas interpreta as organizações como uma unidade social grande e complexa, na qual há intensa articulação entre os grupos formais e informais, tal posicionamento refuta a ideia da abordagem científica que enfatiza somente os grupos formais de uma organização. NaTeoria das Relações humanas a predominância é de uma abordagem da organização INFORMAL.
II. V A abordagem Estruturalista focaliza o “homem organizacional”, diferente das características preconizadas por Weber, na Burocracia, este perfil reflete uma personalidade cooperativa e coletivista, além de flexibilidade, tolerância e capacidade de adiar recompensas, como forma de ser bem-sucedido em qualquer organização.
Teoria Estruturalista = Homem Organizacional. Quanto ao comportamento organizacional do indivíduo é como um ser social que vive dentro de organizações daí o fato de ter essa personalidade que desempenha papéis em várias organizações assumindo algumas características próprias do homem organizacional que são: flexibilidade, tolerância a frustrações, permanente desejo de realização entre outros.
III.V A Teoria Comportamental concebe a organização como um sistema de decisões, no qual cada pessoa participa racional e conscientemente, escolhendo e tomando decisões individuais em todos os níveis da organização, divergindo da ênfase dada às ações das abordagens anteriores, como a Científica e Humanística.
Na Teoria Comportamental o comportamento organizacional do indivíduo é um ser racional tomador de decisões quanto à participação nas organizações.
Na Teoria Científica o comportamento organizacional do indivíduo é um ser isolado que reage como indivíduo.
Na Teoria das Relações Humanas o comportamento organizacional do indivíduo é um ser social que reage como membro do grupo social.
IV. F A abordagem Contingencial surge com a preocupação de construir modelos abertos que interagem dinamicamente com o ambiente e cujos subsistemas denotam uma complexa interação interna e externa.
T. Sistemas: O pensamento sistêmico envolve transformações/interações dinamicamente (físicas, comunicação,competências..entre os colaboradores para desenvolver, produzir e entregar o produto ou serviço atendendo as expectativas e necessidades dos clientes) Por essas interações, as organizações podem ser entendidas como sistemas sociotécnicos abertos complexos. Tanto que a conclusão dessa Teoria é que as organizações são abordadas como sistemas/modelos abertos, pois o seu comportamento é probabilístico e não deterministico; as organizações fazem parte de uma sociedade maior, constituídas de partes menores = subsistemas. Ou seja, predomina nesse item a característica, embora semelhante a abordagem contingencial, está se referindo a T. Sistemas.
V. V A Adhocracia é um sistema temporário, variável, fluído e adaptativo organizado em torno de problemas diversos a serem resolvidos por equipes de pessoas relativamente estranhas entre si e dotadas de habilidade profissionais diversas.OK
-
II. A abordagem Estruturalista focaliza o “homem organizacional”, diferente das características preconizadas por Weber, na Burocracia, este perfil reflete uma personalidade cooperativa e coletivista, além de flexibilidade, tolerância e capacidade de adiar recompensas, como forma de ser bem-sucedido em qualquer organização.
Na verdade o correto seria Teoria Estruturalista.
Abordagem estruturalista é gênero dos quais são espécies: Teoria Estruturalista e Teoria da Burocracia.
III. A teoria Comportamental concebe a organização como um sistema de decisões, no qual cada pessoa participa racional e conscientemente, escolhendo e tomando decisões individuais em todos os níveis da organização, divergindo da ênfase dada às ações das abordagens anteriores, como a Científica e Humanística.
Não entendi essa parte que fala de ênfase às ações na Teoria Humanística, essa Teoria tinha como ênfase as pessoas.
-
Na II "adiar recompensas" achei estranho!
-
que questão sensacional muito conceitual !
-
O item IV é Teoria dos Sistemas
-
A questão em análise nos demanda conhecimento sobre a
evolução das escolas da Teoria Geral da Administração. Portanto, para melhor
entendermos essa evolução, faz-se necessário um breve resumo (Rennó, 2015):
As abordagens das escolas da Administração dividem-se em
Prescritivas e Normativas ou em Explicativas e Descritivas. A primeira
abordagem está presente nas escolas de Teoria: Clássica, das Relações Humanas e
Neoclássica. A segunda abordagem está presenta nas escolas de Teoria:
Burocrática, Estruturalista, Comportamental, dos Sistemas e da Contingência.
Administração Científica – concepção de homem enquanto “Homo Economicus"; racionalização do
trabalho a nível operacional; seus autores principais são Frederick Taylor e
Henry Ford.
Teoria Clássica –
concepção de homem enquanto “Homo Economicus"; organização formal; seu autor
principal é Henri Fayol.
Teoria das Relações Humanas – concepção de homem enquanto “Homem Social"; organização
informal; seus principais autores são Elton Mayo e Victor Vroom .
Teoria Neoclássica –
concepção de homem enquanto “Homem Organizacional ou Administrativo"; ser
racional e social voltado para o alcance de objetivos individuais e
organizacionais; análise intraorganizacional e ambiental; seus principais
autores são Peter Drucker e EnerstDale.
Teoria Burocrática –
concepção de homem enquanto “Homem Organizacional"; ser isolado que reage como
ocupante de cargo e de posição; organização formal burocrática; seu principal
autor é Max Weber.
Teoria Estruturalista
– concepção de homem enquanto “Homem Organizacional"; análise
intraorganizacional e interorganizacional; seus principais autores são
Levi-Strauss e Amitai Etzione.
Teoria Comportamental
– concepção de homem enquanto “Homem Administrativo"; ser racional tomador de
decisões; integração dos objetivos organizacionais com os indivíduos; seus
principais autores são McGregor, Maslow, Herbert Simon e Herzberg.
Teoria dos Sistemas –
concepção de homem enquanto “Homem Funcional"; organização autorreferente e
sistema aberto; seu principal autor é Ludwing Von Bertalanffy.
Teoria da Contingência
– concepção de homem enquanto “Homem Complexo"; análise ambiental e abordagem
de sistema aberto, com foco na tecnologia e no desempenho de papéis; seu principal
autor é A. Chandler Jr.
Após esse breve resumo, vamos entrar na questão
propriamente dita. A questão nos demanda conhecimento sobre as abordagens da organização
enquanto sistema social nas seguintes escolas: Relações Humanas,
Estruturalista, Comportamental, Contingencial e Adhocracia. Para tanto,
vamos à análise dos itens:
I. Errado.
A abordagem das Relações Humanas não diz que existe uma intensa articulação
entre os grupos formais e informais. Segundo Chiavenato (2020), as organizações
informais são formadas de forma espontânea e por interesses comuns, ela não é
decorrente de intensas articulações;
II. Certo. Diferentemente
dos conceitos de Max Weber, a abordagem Estruturalista focaliza a necessidade
de visualizar a organização como uma unidade social grande e complexa, onde
interagem grupos sociais. Nesse sentido, segundo Chiavenato (2020), “o homem
moderno – homem organizacional – para ser bem-sucedido em todas as organizações
precisa ter características de personalidade, tais como: flexibilidade, tolerância
às frustrações, capacidade de adiar as recompensas e permanente desejo de realização".
III. Certo.
Conforme apresentado anteriormente, o “homem administrativo" da Abordagem Comportamental
atua diferentemente dos “Homo Economicus" e Homem Social" das abordagens Científica
e Humanística, respectivamente.
IV. Errado.
Segundo Chiavenato (2020), a Teoria de Sistemas possui a “preocupação com a
construção de modelos abertos que interagem dinamicamente com o ambiente e
cujos subsistemas denotam uma complexa interação interna e externa". Por
outro lado, segundo Chiavenato (2020), na Teoria Contingencial, a organização
surge como um “sistema composto de
subsistemas e definido por limites que o identificam em relação ao
suprassistema ambiental. A visão contingencial procura analisa as relações dentro
e entre os subsistemas, bem como entre a organização e seu ambiente".
V. Certo. Além
do já apresentado pelo item, cabe destacar que o termo Adhocracia foi criado por Alvin Toffler, em seu
livro “Choque do futuro". Essa nova forma de organização surgirá como o inverso
da burocracia. A Adhocracia é uma estrutura temporário, flexível, capaz
de amoldar-se contínua e rapidamente às condições ambientais mutáveis.
GABARITO DO PROFESSOR:
LETRA “E".
FONTES:
RENNÓ, Rodrigo. Administração
Geral para Concursos. 2ª Ed. – Rio de Janeiro: Método, 2015.
CHIAVENATO,
Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 10ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2020.
-
I. ERRADO - A abordagem das Relações Humanas interpreta as organizações como uma unidade social grande e complexa, na qual há intensa articulação entre os grupos formais e informais, tal posicionamento refuta a ideia da abordagem científica que enfatiza somente os grupos formais de uma organização.
'' A necessidade de visualizar 'a organização como uma unidade social grande e complexa, onde interagem grupos sociais' é um dos fatores que fizeram surgir a Teoria Estruturalista. [1]
Importante destacar que a Teoria da Relações Humanas '' focalizou as relações informais entre os trabalhadores e supervisores, descuidando-se das relações formais ou da articulação dessas com as relações informais.'' [1]
II. CERTO - A abordagem Estruturalista focaliza o “homem organizacional”, diferente das características preconizadas por Weber, na Burocracia, este perfil reflete uma personalidade cooperativa e coletivista, além de flexibilidade, tolerância e capacidade de adiar recompensas, como forma de ser bem-sucedido em qualquer organização.
III. CERTO - A teoria Comportamental concebe a organização como um sistema de decisões, no qual cada pessoa participa racional e conscientemente, escolhendo e tomando decisões individuais em todos os níveis da organização, divergindo da ênfase dada às ações das abordagens anteriores, como a Científica e Humanística. [pág. 347 - 348]
IV. ERRADO - A abordagem Contingencial surge com a preocupação de construir modelos abertos que interagem dinamicamente com o ambiente e cujos subsistemas denotam uma complexa interação interna e externa.
Conforme Chiavenato , a Teoria dos Sistemas ''surge com a preocupação de construir modelos abertos que interagem dinamicamente com o ambiente e cujos subsistemas denotam uma complexa interação interna e externa'' [1]
V. CERTO - A Adhocracia é um sistema temporário, variável, fluído e adaptativo organizado em torno de problemas diversos a serem resolvidos por equipes de pessoas relativamente estranhas entre si e dotadas de habilidade profissionais diversas. [pág. 530]
OBS.: Todas as alternativas marcadas como corretas são sustentadas por partes do livro usado como fonte da questão.
[1] Teoria Geral da Administração, Idalberto Chiavenato.
-
Administração Científica e Teoria Clássica: Homem econômico;
Teoria das Relações Humanas: Homem social;
Teoria Neoclássica: Homem organizacional e administrativo;
Burocracia e Teoria Estruturalista: Homem organizacional;
Teoria comportamental: Homem administrativo;
Teoria de Sistemas: Homem funcional;
Teoria Contingencial: Homem complexo.
A II não esta errada??
-
eu achei muito estranha a ii falar em "adiar recompensas", como hugo fiqueiredo comentou. não consegui perceber o erro da i. a iv achei que era teoria dos sistemas também. a iii e v achei correta.