SóProvas


ID
2810398
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação à receita orçamentária e à receita contábil, analise as afirmativas a seguir:


I. A receita contábil envolve a incorporação de elementos de ativos e o desaparecimento de passivos.

II. Para o reconhecimento de uma receita orçamentária, é necessário apenas que haja arrecadação de recursos financeiros.

III. Quando há o fato gerador da receita contábil, mas ainda não houve recebimento de recursos financeiros. O registro contábil envolve apenas duas contas de variação patrimonial, e ocorre no caso em que uma receita contábil não é uma receita orçamentária.

IV. Segundo a Lei n°. 4320/64, art 3° e art 57°, to da receita arrecadada deve ser classificada e contabilizada como receita contábil, exceto as entradas compensatórias no ativo e no passivo financeiro.

V. A receita contábil é reconhecida segundo o princípio de competência, estabelecido pela teoria contábil.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • gabarito B

    A receita contábil envolve a incorporação de elementos de ativos e o desaparecimento de passivos. ??? penso que não necessariamente 

  • Questão muito mal formulada. Fraca

  • Receitas orçamentárias são disponibilidades de recursos financeiros que ingressam nos cofres públicos. Instrumento por meio do qual se viabiliza a execução das políticas públicas, a receita orçamentária é fonte de recursos utilizada pelo Estado em programas e ações, cuja finalidade principal é atender às necessidades públicas e demandadas da sociedade.


  • Muito mal formulada.

  • Cara, se continuar assim vou desistir e viver de missanga em Visconde de Mauá..
  • III. Quando há o fato gerador da receita contábil, mas ainda não houve recebimento de recursos financeiros. O registro contábil envolve apenas duas contas de variação patrimonial, e ocorre no caso em que uma receita contábil não é uma receita orçamentária. (ERRADA)

    Envolve epenas uma conta de variação patrimonial

  • GABARITO: B.

    Acho que o que causou confusão é que misturou a receita orçamentária e a receita contábil. Normas da contabilidade pública com as normas de contabilidade geral.

    I - NBC TG Estrutura conceitual

    (a) receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma da entrada de recursos ou do aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultam em aumentos do patrimônio líquido, e que não estejam relacionados com a contribuição dos detentores dos instrumentos patrimoniais.

    II - Lei 4.320/64

    Art. 57. Ressalvado o disposto no parágrafo único do artigo 3 º desta lei  serão classificadas como receita orçamentária, sob as rubricas próprias, todas as receitas arrecadadas, inclusive as provenientes de operações de crédito, ainda que não previstas no Orçamento. 

    III - Como o Jucimar falou, envolve apenas uma conta de variação patrimonial.

    IV - Lei 4.320/64

    Parágrafo único. Não se consideram para os fins deste artigo as operações de credito por antecipação da receita, as emissões de papel-moeda e outras entradas compensatórias, no ativo e passivo financeiros.

    V - As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento (regime de competência).

  • NOJOOO DESSA PROVA

  • Essa prova da UFAM foi elaborada pelo capirôto.

    As questões são bem confusas.

  • E a receita da Dívida Ativa proveniente de recurso não financeiro, essa não pode ser caracterizada como receita orçamentária?