-
O estilo de liderança para alcançarem resultados operacionais e maior de atendimento é o autocrático.
-
LIVRO de Idalberto Chiavenato – Introdução à Teoria Geral da Administração, 9ª Ed., Manole, 2014: “Os grupos submetidos à liderança autocrática apresentaram maior quantidade de trabalho produzido. Sob a liderança liberal não se saíram bem quanto à quantidade e qualidade. Com a liderança democrática, os grupos apresentaram um nível quantitativo de produção equivalente à liderança autocrática, com qualidade de trabalho surpreendentemente superior”.
-
gabarito: ERRADO
Decore: não existe nenhum estilo de liderança considerado ideal! O líder deve agir de acordo com as contingências e situações apresentadas pelo ambiente.
-
Já imaginou um líder de uma instituição militar sendo democrático para alcançar os melhores resultados operacionais dos soldados?
-
ENUNCIADO - Julgue o item seguinte, relativo a gestão de pessoas.
Entre os estilos de liderança, o democrático é, em regra, o mais eficaz para instituições públicas alcançarem melhores resultados operacionais e maior qualidade de atendimento.
Gabarito: ERRADO.
Na realidade, essa ideia de que determinado estilo é mais eficaz que outro não pode ser aplicado dessa forma. Não pode haver generalização. Os estilos de liderança existem frente às contingências ambientais. Nenhuma pessoa poderá ser líder, a menos que consiga que as pessoas façam aquilo que ela pretende que façam; nem será bem-sucedida, a menos que seus seguidores a percebam como um meio de satisfazer suas próprias aspirações pessoais ou atingir seus objetivos. Daí, os estilos podem variar, a depender de múltiplos fatores existentes no ambiente organizacional.
FONTE: Prof. Adriel de Sá. GranCursos.
-
Operacional geralmente é autocrático. Eficaz no curto prazo.
-
até resultados operacionais a questão estava correta, segundo o modelo comportamental de liderança. Agora, qualidade no atendimento já foge do comportamento autocrático.
-
Quando consideramos apenas os estilos de lideranças, que estão de acordo com a Teoria Comportamental, é bem verdade que o estilo que demonstra melhor resultado de quantidade e qualidade é o democrático, segundo estudos de White,Lippit e Lewin¹.
Todavia, é preciso considerar a Teoria Contingencial/ Situacional, a qual ,conforme ensina Andreia Ribas e Cassiano Ramalho²:
''Além de considerar o comportamento do líder (ou seja, o estilo de liderança*) , a situação vivenciada em determinado momento no ambiente de trabalho deveria ser também considerada [...]''
CONCLUSÃO: Isso significa que não existe ''em regra'' . Irá depender da situação apresentada , o líder analisa o momento e qual o estilo de liderança que gera melhor resultado na situação ou atividade.
________________________________________________________________________________
Fontes:
² Gestão de Pessoas para Concursos, Ribas e Ramalho.
¹ Introdução a Teoria Geral da Administração, Chiavenato.
*Grifo meu.
A intensão do comentário é ,somente, gerar um respaldo teórico, já que a colega Capixaba comentou muito bem.
________________
Eu tenho vários cadernos de Administração. Quem se interessar é só ir lá no meu perfil .
Vamos espalhar o conhecimento ! = )
-
Errado.
-Teoria comportamental – Década de 40 a 60) que tem o fenômeno da liderança focado na figura do líder.
- Liderança situacional: Década 60 a 80) baseia-se não na figura do líder e sim em três pilares fundamentais: o líder, os liderados e a situação. Nessa teoria o foco passa a ser o fenômeno da liderança e não o líder. Alerta ainda que é uma relação, ou seja, não se pode falar em líderes sem falar em liderados, não se pode falar em poder sem falar sobre como ele é exercido. Mostra uma relação entre liderança, motivação e poder, em que o líder estará frequentemente avaliando seus colaboradores e alterando seu estilo de liderança, sendo ela dinâmica e flexível. A liderança situacional busca utilizar modelos diferentes de atuação conforme a situação encontrada.
- Liderança autocrática é um tipo de liderança que se caracteriza pelo controle de um indivíduo, o líder, sobre todas as decisões e por poucas consultas às opiniões dos membros da equipe. Habitualmente, os líderes autocráticos fazem escolhas com base nas suas próprias ideias e julgamentos , e raramente aceitam conselhos dos seguidores. A liderança autocrática envolve controle absoluto e autoritarismo sobre um grupo. Poder por si próprio. (Dilma Roussef)
- Liderança Liberal ou Lasseiz-faire. Neste modelo de liderança, o líder permite total liberdade para a tomada de decisões individuais ou em grupo, participando delas apenas quando solicitado. A liderança liberal enfatiza somente o grupo
- O líder demagogo procura através do uso do poder, da diversidade de características das pessoas e da bajulação de alguns liderados, obter a máxima popularidade na organização. promessas ou realizações mirabolantes para iludir as massas/povo. (Luiz Inácio Lula da Silva).
- O líder democrático é aquele que praticamente divide a tarefa de liderança com seus funcionários. Ele incentiva a participação de seus liderados em todos os projetos da equipe. Mesmo que um profissional não esteja trabalhando em uma demanda específica, ele não só tem o direito de se envolver, opinar e dar sugestões, como é incentivado a isso. Possui igualitarismo e liberdade de expressão.
Não é possível afirmar que a liderança democrática interfere negativamente no trabalho em equipe, pois não existe uma liderança certa ou que seja a melhor, tudo depende da organização, da maturidade das pessoas e etc.
- Líder Tirânico: que age ou se manifesta de maneira opressiva, imperiosa, violenta.
- Líder Etnocrático: Poder, domínio de uma raça.
-
Professor Heron sempre comenta isso.....
-
Não se pode fazer essa afirmação.
-
Em regra não.
-
NÃOOOO existe nenhum estilo de liderança considerado ideal O líder deve agir de acordo com as contingências e situações apresentadas pelo ambiente.
Estilos de liderança:
>> Autocrática: todas as decisões, diretrizes e divisões de tarefas partem do líder;
>> Liberal: as decisões, diretrizes e divisões de tarefas partem dos próprios subordinados. Há uma total liberdade e o líder apenas comenta algo caso seja questionado;
>> Democrática: as decisões, diretrizes e divisões de tarefas são decididas pelo grupo, com a participação efetiva do líder.
-
Uma coisa que aprendi em Administração é que tudo depende da situação, não existe o "ideal"de forma genérica, pois sempre depende do contexto, embora há casos que a própria banca fala, o ideal é tal tipo de liderança, para tal situação, deve-se analisar antes.
-
ERRADO
NÃO EXISTE UM MODELO MAIS EFICAZ !
"Antigamente, afirmava-se que o líder ideal era o democrático, mas devido à teoria contingencial que será vista mais adiante, hoje em dia não existe um líder ideal, vai depender da situação."
-Giovanna Carranza, 2016.
-
"Entre os estilos de liderança, o democrático é, em regra, o mais eficaz para instituições públicas alcançarem melhores resultados operacionais e maior qualidade de atendimento."
"Entre os estilos de liderança, o autocrático é, em regra, o mais eficaz para instituições públicas alcançarem melhores resultados operacionais e maior qualidade de atendimento."
-
Tenha em mente: a principal problemática da liderança é saber quando aplicar cada estilo, com quem, e em que circunstâncias e atividades a ser desenvolvidas.
-
liderança democrática= líder esboça as diretrizes e debate com o grupo incentivando a participação
-
Errado!
Entre os estilos de liderança, o democrático é, em regra, o mais eficaz para instituições públicas alcançarem melhores resultados operacionais e maior qualidade de atendimento.
Na verdade, o melhor estilo de liderança nas organizações vai depender da situação em que ela está inserida. Portanto, em regra, não existe um único tipo de licença mais eficaz.
-
errado
Entre os estilos de liderança, o democrático é, em regra, o mais eficaz para instituições públicas alcançarem melhores resultados operacionais e maior qualidade de atendimento.
No meu humilde entender, a questão estaria certa se colocassse autocratico, porque sim, as instituições publicas alcaçam resultados com essa forma de liderança; Herança da burocracia.
-
Reumo muito bom sobre liderança na Gestão Pública.
https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/liderana-na-gesto-pblica/
-
Falou em resultado referente a liderança, pode-se inferir como resposta a liderança autoritária.
-
GABARITO: ERRADO.
Liderança autocrática é a mais eficaz para alcançar resultados operacionais.
-
Acredito que várias alterações seriam necessárias para que a questão fosse considerada correta.
O fato é que não existe um líder ideal, o estilo de liderança vai depender da situação.
A questão não ficaria correta:
Entre os estilos de liderança, o autocrático é, em regra, o mais eficaz para instituições públicas alcançarem melhores resultados operacionais e maior qualidade de atendimento. (Não necessariamente)
De acordo com Giovanna Carranza:
"Liderança autocrática: por incrível que pareça, a produtividade é maior neste estilo de liderança, mas a qualidade do relacionamento entre os indivíduos e do serviço deixa muito a desejar."
CARRANZA, G. Administração geral e pública: para concursos de analista e técnico. 4. ed. Salvador: Juspodivm, 2017. p. 211.
-
Questão Errada, A melhor seria Aristocrática.
-
Concursada Capixaba,
O que você falou é verdade, mas esse raciocínio não se aplica à questão. Se utilizá-lo, vai errar.
A questão considera apenas os estilos de liderança do Kurt Lewin.
O líder autocrático é o que entrega os melhores resultados (apesar da menor satisfação dos funcionários).
Portanto, se a questão tivesse simplesmente trocado democrático por autocrático, estaria correta.
-
Só lembrar da PM: tudo autocrático e é a única instituição que realmente funciona - a trancos e barrancos, mas funciona.
-
Não existe melhor ou pior. Depende da necessidade.
Posso ter uma equipe no operacional, super autogerenciável. Portanto, considero alguns colegas equivocados.
-
Não existe um estilo de liderança superior. O estilo de liderança depende da situação em que o líder estiver envolvido.
-
Entre os estilos de liderança, o democrático é, em regra, o mais eficaz para instituições públicas alcançarem melhores resultados operacionais e maior qualidade de atendimento. ERRADO.
Algumas considerações referente a questão:
>O modelo autocrático é, em regra, o mais eficaz para alcançar melhores resultados operacionais, pois este está voltado para as tarefas.
>Enquanto isso, o modelo mais ideal para maior qualidade de atendimento seria o modelo Democrático, pois este está voltado para as pessoas.
>Não existe um líder ideal, tudo depende do ambiente organizacional.
>A questão não enfatiza o modelo democrático como sendo o ideal para um líder. Sendo assim, o erro se encontra em dizer que o modelo Democrático é o mais eficaz para alcançar melhores resultados operacionais.
>Ou seja, Autocrático: Resultado Operacionais e Democrático: Qualidade de atendimento.
Obs: Essa é apenas uma análise minha sobre a questão.
-
Segundo a professora Giovana Carranza:
- Liderança autocrática: Por incrível que pareça, a produtividade é maior neste estilo de liderança, mas a qualidade do relacionamento entre os indivíduos e do serviço deixa muito a desejar. 0 comportamento dos grupos mostrou forte tensão, frustração e, sobretudo, agressividade, de um lado, e, de outro, nenhuma espontaneidade nem iniciativa, nem formação de grupos de amizade. 0 trabalho somente se desenvolvia com a presença física do líder. Quando este se ausentava, as atividades pa- ravam e os grupos expandiam seus sentimentos reprimidos, chegando a explosões de indisciplina e de agressividade.
- Liderança democrática: Houve formação de grupos de amizade e de relacionamentos cordiais entre os participantes. Líder e subordinados passaram a desenvolver comunicações espontâneas, francas e cordiais. 0 trabalho mostrou um ritmo suave e seguro sem alterações mesmo quando o líder se ausentava. Houve um nítido sentido de responsabilidade e comprometimento pessoal.OBSERVAÇÃO: Antigamente, afirmava-se que o líder ideal era o democrático, mas devido à teoria contingencial que será vista mais adiante, hoje em dia não existe um líder ideal, vai depender da situação.
- Liderança liberal: Embora a atividade dos grupos fosse intensa, a produção foi simplesmente medíocre. As tarefas se desenvolviam ao acaso, com muitas oscilações perdendo-se muito tempo com discussões mais voltadas para motivos pessoais do que relacionadas com o trabalho em si. Notou-se forte individualismo agressivo e pouco respeito com relação ao líder.
Trecho retirado do livro "Administração geral e pública para concursos de analista e técnico".
-
Gab. ERRADO!
"Antigamente, afirmava-se que o líder ideal era o democrático, mas devido à teoria contingencial, hoje em dia não existe um líder ideal, vai depender da situação."
Fonte: Administração Geral e Pública, Giovanna Carranza (pág. 200).
-
É importante explanar que a teoria democrática já caiu em descrédito e perdeu sua importância. A liderança baseada no perfil do “grande líder democrata” é utópica. Dessa forma, as empresas estão mais preocupadas em listar características individuais e competências necessárias ao seu pessoal. E onde, na prática, o líder utiliza os processos de liderança, de acordo com a situação, as pessoas e a tarefa a ser executada, não existido o melhor estilo de liderança.
errado
Apesar da questão ter fundamentação, Ela é passível de anulação, porque o item é de seara da administração pública e não relativo a gestão de pessoas.
-
Gente, em primeiro lugar, não podemos dizer que certo estilo de liderança é o mais eficaz. Isso vai depender do caso a caso. Além disso, estilos democráticos de liderança, normalmente não geram mais resultados operacionais, porque as decisões demoram a serem tomadas, apesar de proporcionar maior qualidade a essa tomada de decisão. Assim, o estilo que otimizaria os resultados, pelo menos a curto prazo, seria o estilo autocrático, pois as decisões são tomadas rapidamente pelo líder. Vale lembrar que esse estilo autocrático, a longo prazo, gera desmotivação, absenteísmo e alta rotatividade na empresa. Logo, item ERRADO.
Gabarito: E
-
E se fosse num presídio?
-
discordo de geral. Essa é uma teoria de estilo de liderança- que é inflexível, para eles existe uma liderança perfeita como a democrática. O unico problema dela é que o resultado quantitativo é menor por isso está errada. Mas nao vaos seguindo com aquele pensamento de que todas as teorias dependem da situação, por exenplo vai me dizer que a teoria dos traços depende de situação?!
-
ERRADO
- Liderança autocrática: Por incrível que pareça, a produtividade é maior neste estilo de liderança, mas a qualidade do relacionamento entre os indivíduos e do serviço deixa muito a desejar. O comportamento dos grupos mostrou forte tensão, frustração e, sobretudo, agressividade, de um lado, e, de outro, nenhuma espontaneidade nem iniciativa, nem formação de grupos de amizade. O trabalho somente se desenvolvia com a presença física do líder. Quando este se ausentava, as atividades paravam e os grupos expandiam seus sentimentos reprimidos, chegando a explosões de indisciplina e de agressividade.
- Liderança democrática: Houve formação de grupos de amizade e de relacionamentos cordiais entre os participantes. Líder e subordinados passaram a desenvolver comunicações espontâneas, francas e cordiais. O trabalho mostrou um ritmo suave e seguro sem alterações mesmo quando o líder se ausentava. Houve um nítido sentido de responsabilidade e comprometimento pessoal.OBSERVAÇÃO: Antigamente, afirmava-se que o líder ideal era o democrático, mas devido à teoria contingencial que será vista mais adiante, hoje em dia não existe um líder ideal, vai depender da situação.
- Liderança liberal: Embora a atividade dos grupos fosse intensa, a produção foi simplesmente medíocre. As tarefas se desenvolviam ao acaso, com muitas oscilações perdendo-se muito tempo com discussões mais voltadas para motivos pessoais do que relacionadas com o trabalho em si. Notou-se forte individualismo agressivo e pouco respeito com relação ao líder.
-
Embora saibamos que o estilo autocrático traz melhores resultados, é importante saber que não existe um estilo ideal, pois ,atualmente, a sua escolha está intimamente ligada à situação.
-
Depende da situação e do liderado.
-
Não há um tipo de liderança considerado majoritariamente mais eficaz, sempre dependerá das circunstâncias e do ambiente.
-
ERRADO
na verdade, o líder autocrático seria o mais eficaz quando se diz respeito a tarefas.
-
No meu entender, a liderança democrática se aplica melhor a instituições privadas, que são mais flexíveis do que as instituições públicas.
-
não existe o mais( eficaz ) igual a pergunta da prova ???????
-
Depende de cada situação.
Rumo ao cargo de Assistente Administrativo da Barra dos Coqueiros- Se.
Gabarito: E.
-
-
Pelo entendimento dos comentários, não existe o estilo mais eficaz. Vai depender de cada situação.
Gabarito Errado.
-
Liderança autocrática = muita pressão e melhores resultados. Porém, há um forte desgaste no relacionamento com o grupo de trabalho no curto prazo.
Liderança democrática = o trabalho é desenvolvido através do diálogo aberto com toda a equipe. Participação efetiva do líder e dos integrantes da equipe.
Liderança liberal = Total liberdade de atuação pelos integrantes da equipe de trabalho. O líder só responde o que é perguntado pelos demais integrantes.
O estilo mais adequado era o democrático, em razão do equilíbrio. Porém, com o surgimento das teorias contingenciais/situacionais, atualmente, não há um estilo ideal, devendo o líder agir de acordo com o ambiente, com cada situação vivenciada, ponderando o estilo que possa solucionar a questão e/ou apresentar os resultados esperados.
-
Na teoria contingencial ou situacional :
Não existe melhor estilo, tudo depende da situação.
-
Liderança autocrática = muita pressão e melhores resultados. Porém, há um forte desgaste no relacionamento com o grupo de trabalho no curto prazo.
Liderança democrática = o trabalho é desenvolvido através do diálogo aberto com toda a equipe. Participação efetiva do líder e dos integrantes da equipe.
Liderança liberal = Total liberdade de atuação pelos integrantes da equipe de trabalho. O líder só responde o que é perguntado pelos demais integrantes.
O estilo mais adequado era o democrático, em razão do equilíbrio. Porém, com o surgimento das teorias contingenciais/situacionais, atualmente, não há um estilo ideal, devendo o líder agir de acordo com o ambiente, com cada situação vivenciada, ponderando o estilo que possa solucionar a questão e/ou apresentar os resultados esperados.
-
Realmente a liderança democrática era defendida como o melhor estilo de liderança, era perfeitamente compatível com o espírito americano da época – extremamente comunicativa, que encoraja a participação das pessoas, é justa e não arbitrária, preocupando-se igualmente com os problemas das tarefas e das pessoas. No entanto, conforme os estudos da liderança foram avançando foi constatado que o melhor estilo de liderança depende do contexto de cada situação específica. Portanto, questão errada.
Gabarito: ERRADO
-
Público: AUTOCRÁTICO.
-
Não se considera que exista um líder ideal, pois depende muito da situação na qual ele está inserido, não obstante o líder autocrático alcança melhores resultados na parte operacional, e o líder democrático, no atendimento.
-
Aquele famoso DEPENDE. Gabarito Errado!
-
Estilo de liderança White e Lippitt
Liderança Autocrática:
- O líder centraliza toda a tomada de decisões e não há qualquer tipo de delegação aos liderados.
- Ordena quem deve executar cada tarefa e escolhe os companheiros de trabalho.
- Gera maior produtividade.
Liderança democrática:
- Os liderados participam do processo de tomada de decisões. Os líderes compartilham com suas equipes a tomada de decisão.
- O grupo decide sobre a divisão do trabalho e das tarefas e os membros tem liberdade de escolher os colegas de trabalho.
- Gera maior nível de satisfação e um bom nível de produtividade, com um nível superior de qualidade do trabalho realizado.
Liderança Liberal (ou Laissez-Faire):
- Delega totalmente a tomada de decisões aos liderados.
- O grupo decide com autonomia (líder não participa desse processo)
- Líderes com papel meramente consultivo
- Não trouxe qualquer vantagem
-
Não existe estilo ideal de liderança!
-
Gabarito:Errado
Principais Dicas de Motivação e Liderança:
- Motivação = É a expectativa da satisfação das necessidades. Pode ser intrínseca (interna) ou extrínseca (externa). Varia de pessoa a pessoa. Está atrelada indiretamente ao desempenho, entretanto a motivação por si só não gera desempenho, pois ela necessita das oportunidades, do contexto de vivência do camarada e das habilidades para que ele possa gerar desempenho.
- Teorias de Conteúdo de Motivação que mais caem: Indivíduos X e Y; Maslow; Herzberg - 2 fatores
- Teorias de Processo de Motivação que mais caem: Adams e Vroom.
- Liderança = Capacidade de exercer influências nas pessoas em uma dada situação. Líder é aquele que INFLUENCIA e CHEFE é aquele que manda, logo são diferentes.
- Estilos de liderança que mais caem: Traços de personalidade; Kurt Lewis; Blake e Mountoun; Henry e Blanchard.
- Tipos de Poder que Influenciam na liderança: Coercitivo (mandão - punição), Recompensa (valorizador - dinheiro), Legitimo (estrutura formal hierárquica), Referente (carismático, simpatizo com suas ideias) e Competência (conhecimento).
FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entrem em contato comigo e acessem meu site www.udemy.com/course/duartecursos/?referralCode=7007A3BD90456358934F .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional, informática, administrativo etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!
-
ERRADO
A questão se baseia nos estilos que liderança, propostos a partir das ideias de Kurt Lewin, que ficaram conhecidos como “Os Três de White e Lippitt”, quais sejam: autocrático, democrático e liberal. O objetivo era encontrar o “melhor” estilo de liderança dentre os três estilos mencionados. Contudo, percebeu-se que não existia um “melhor estilo”. Isso, pois, cada situação exige um estilo de liderança diferente. Chiavenato (2014) explica que, “na prática, o líder utiliza os três processos de liderança, de acordo com a situação, as pessoas e a tarefa a ser executada”.