-
GABARITO D
OBRIGADA,POVO! CORRIGIDO O GRIFO!
(FALSA ) Administração Científica de Taylor preconizava a organização racional do trabalho, que tinha como pilares o estudo dos tempos e movimentos, o estudo da fadiga humana, a unidade de comando, a análise das condições ambientais e sociais de trabalho e a padronização.
(VERDADEIRA) A Teoria Neoclássica se caracteriza pela reafirmação dos postulados clássicos, pela ênfase nos aspectos da prática da administração e nos resultados, uma de suas principais propostas é a Administração por Objetivos.
(FALSA ) A preocupação com a construção de modelos abertos que pautem a interação da organização com o ambiente surge a partir da Teoria Estruturalista, abordando os processos de interação entre as partes da organização, assim como da organização com o ambiente.
Quem enfatizou n interdependencia das partes foi a Sistêmica.
(VERDADEIRA) A Abordagem Comportamental tem raízes na Teoria das Relações Humanas e amplia a abordagem do comportamento social para o comportamento organizacional, uma de suas principais expressões é o movimento do Desenvolvimento Organizacional.
(VERDADEIRA ) Uma das características que diferencia a Teoria da Contingência é que ela não propõe um modelo padrão para estrutura e organização, mas que as organizações precisam ser sistematicamente ajustadas às condições ambientais.
-
Sheyla, Unidade de comando fundamenta Fayol, e diferencia de Taylor.
E Taylor tem como fundamento o ambiente de trabalho, porém não inclui aspectos sociais.
-
(FALSA) Administração Científica de Taylor preconizava a organização racional do trabalho ✔, que tinha como pilares o estudo dos tempos e movimentos ✔, o estudo da fadiga humana ✔, a unidade de comando, a análise das condições ambientais ✔, e sociais de trabalho e a padronização.
Comentário: A unidade de comando é uma característica da Teoria Clássica de Fayol. Existia análise de condições AMBIENTAIS, como iluminação e conforto, no entanto não havia análise de condições sociais, devido a visão mecanicista
(VERDADEIRA) A Teoria Neoclássica se caracteriza pela reafirmação dos postulados clássicos, pela ênfase nos aspectos da prática da administração e nos resultados, uma de suas principais propostas é a Administração por Objetivo.
Comentário: a Teoria Neoclássica é uma evolução da Teoria Clássica,caracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da Administração, pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e palpáveis, ênfase nos objetivos organizacionais e nos resultados esperados, uma de suas propostas é a Administração por Objetivos de Peter Drucker.
(FALSA) A preocupação com a construção de modelos abertos que pautem a interação da organização com o ambiente surge a partir da Teoria Estruturalista, abordando os processos de interação entre as partes da organização, assim como da organização com o ambiente.
Comentário: a interação da organização com o ambiente surge a partir da Teoria Estruturalista, que é feito a análise intraorganizacional (dentro da organização) e interorganizacional (fora da organização). O erro da alternativa é que a interação entre as partes da organização, é uma característica do Desenvolvimento Organizacional e NÃO da Teoria Estruturalista.
(VERDADEIRO) A Abordagem Comportamental tem raízes na Teoria das Relações Humanas e amplia a abordagem do comportamento social para o comportamento organizacional, uma de suas principais expressões é o movimento do Desenvolvimento Organizacional.
Comentário: a Abordagem Comportamental é um desdobramento da Teoria das Relações Humanas, que fundamenta-se no comportamento individual para explicar o comportamento organizacional. Lembrando que Desenvolvimento Organizacional não se confude com a Abordagem Comportamental.
(VERDADEIRO) Uma das características que diferencia a Teoria da Contingência é que ela não propõe um modelo padrão para estrutura e organização, mas que as organizações precisam ser sistematicamente ajustadas às condições ambientais.
Comentário: a abordagem contingencial procura analisar as relações dentro e entre os subsistemas, e entre a organização e seu ambiente, definindo as relações e os arranjos mais convenientes a partir de suas variáveis
Fonte: Livro Teoria Geral da Administração, Chiavenato.
✨PS: Por favor, não comente/explique questões sem ter fundamentação teórica, porque isso atrapalha ao invés de ajudar.
-
Sheyla, havia sim a preocupação com a analise ambiental do TRABALHO, o erro dali é só a questão social que foi incluida
-
Unidade de comando não era princípio da Administração Científica (Taylor). Para quem ainda tem dúvidas, leia esse trecho :
''Taylor era contrário à centralização da autoridade e propunha a chamada supervisão funcional, que nada mais é do que a existência de diversos supervisores, cada qual especializado em determinada área e que tem autoridade funcional (relativa somente a sua especialidade) sobre os mesmos subordinados [...]Essa concepção funcional de supervisão trouxe muitas críticas, pois se argumenta que um operário não pode subordinar-se a dois ou mais chefes.. ''
Fonte: Chiavenato,Teoria Geral da Administração.
PS.: Ótimo comentário da Ana.
________________
Eu tenho vários cadernos de Administração. Quem se interessar é só ir lá no meu perfil .
Vamos espalhar o conhecimento ! = )
-
I - Unidade de comando é Fayol (Teoria Clássica); Análise das relações sociais (estrutura informal) e ambientais (internas) é Mayo (Teoria das Relações Humanas).
III - Relação com o ambiente (externo) é um pressuposto da Teoria Sistêmica.
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
Guilherme Nunes, a Teoria Estruturalista fala sim sobre a inter-relação com o ambiente externo.
"Os autores estruturalistas procuram inter-relacionar as organizações com o seu ambiente externo, que é a sociedade maior, ou seja, a sociedade de organizações, caracterizada pela interdependência entre as organizações."
Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_estruturalista
-
Gab.: B
Pelo erro do enunciado que trata da Administração Científica, e sabendo a segunda, dava pra matar a questão
Administração Científica de Taylor preconizava a organização racional do trabalho, que tinha como pilares o estudo dos tempos e movimentos, o estudo da fadiga humana, a unidade de comando, a análise das condições ambientais e SOCIAIS de trabalho e a padronização.
A adm, científica, de Taylor, não estudava as condições sociais, quem faz este estudo é a Teoria das Relações Humanas
-
Muito bem explicado, Ana!
E perfeito comentário em vermelho ao final.
Obrigada!