SóProvas


ID
2850850
Banca
FCC
Órgão
SEAD-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.

    Contar histórias é o antecedente remoto da literatura, da história, das religiões e talvez, indiretamente, a locomotiva do progresso. A oralidade contribuiu de maneira decisiva para impulsionar a civilização da época das pinturas rupestres até a viagem dos homens às estrelas. Oralidade quer dizer pré-literatura, aquela que existia apenas graças à voz humana, antes que aparecesse a escrita.
    Os contos, as histórias inventadas, davam mais vida aos nossos ancestrais, tiravam homens e mulheres das prisões asfixiantes que eram suas vidas e os faziam viajar pelo espaço e pelo tempo e viver as vidas que não tinham nem nunca teriam em sua miúda e sucinta realidade. Sairmos de nós mesmos, sermos outros, graças à fantasia, nos entretém e enriquece. Mas, além disso, nos ensina como é pequeno o mundo real comparado com os mundos que somos capazes de fantasiar, e deste modo nos incita a agir para transformar nossos sonhos em realidade. O progresso nasceu assim, da insatisfação e do mal-estar com o mundo real que inspirava nos humanos a mesma ficção que os deleitava.
    As histórias que inventamos constituem a vida secreta de todas as sociedades, aquela dimensão da existência que, embora nunca tenha tido chance de se realizar, foi de alguma forma vivida pelos seres humanos, na incerta realidade dos desejos, fantasias, pesadelos e invenções, de toda essa projeção da vida que não tivemos e por isso devemos inventá-la. Ela existiu sempre na memória das gentes, mas só a escrita a fixou e lhe deu permanência, muitos séculos depois de que nascesse, ao redor das fogueiras, quando nossos antepassados contavam-se histórias à noite para esquecer o medo do trovão, as aparições e os milhares de perigos que os espreitavam em qualquer parte.

(Adaptado de VARGAS LLOSA, Mario. Disponível em: www.brasil.elpais.com)

O livre comentário a respeito das ideias do texto está escrito corretamente em:

Alternativas
Comentários
  • Gab: D (As demais alternativas extrapolam)

  • Verdade...


    Mateus


    huhauahuahuahuah

  • Pessoal, essa questão é de gramática. Não é de interpretação, de modo que não há que se falar em extrapolação. O comentário do Sérgio está correto.

    Vida à cultura democrática, Monge.





  • A- As sociedades ocidentais, antes do advento da escrita(,) também utilizavam a oralidade como meio para transmitir, de uma geração para outra, conhecimentos, regras e tradições. 


    A VÍRGULA É OBRIGATÓRIA, POIS O TERMO ESTÁ ATRAPALHANDO A ESTRUTURA BÁSICA (SUJEITO, VERBO COMPLEMENTO)


    O SUJEITO DE "UTILIZAVAM" É É "AS SOCIEDADES OCIDENTAIS" POR ISSO ELE DEVE IR PARA O PLURAL.



    B- Julgaram-se no passado que os povos sem escrita fossem povos com cultura de menor valor, mas, esse conceito infundado, já foi ultrapassado. 


    VEJAM O COMENTÁRIO DO SERGIO FREITAS


    C- Sabe-se que em sociedades orais, as quais não existe escrita, a função da memória é mais desenvolvida, além de serem mais fortes a ligação entre o homem e a palavra.


    O SUJEITO DO VERBO "SEREM" É "A LIGAÇÃO"


    D- Antes do surgimento da escrita, a oralidade era o principal meio de comunicação dos homens, e, durante séculos, transmitiram-se oralmente conhecimentos e tradições culturais.


    GABARITO



    E- A atividade de contar histórias, nas sociedades modernas, deu lugar a leitura, sendo que, ler histórias em voz alta não deixam de ser resquícios de práticas de oralidade.


    SUJEITO ORACIONAL O VERBO DEVE FICAR NA 3º PESSOA SINGULAR


  • what????


    Só eu que pensei que era interpretação textual???????

  • Quando a questão apresentar esse tipo de enunciado, primeiro olhe a correção gramatical, se ainda restar alguma dúvida, veja se condiz com o texto.

  • Apesar dos erros gramaticais, eu acertei por interpretação.

  • A As sociedades ocidentais, antes do advento da escrita também utilizava a oralidade como meio para transmitir, de uma geração para outra, conhecimentos, regras e tradições. - Utilizava faz referencia a "sociedades orientais" e deve estar no plural

    B Julgaram-se no passado que os povos sem escrita fossem povos com cultura de menor valor, mas, esse conceito infundado, já foi ultrapassado. - Gabarito

    C Sabe-se que em sociedades orais, as quais não existe escrita, a função da memória é mais desenvolvida, além de serem mais fortes a ligação entre o homem e a palavra. - "Ser mais forte" faz referencia a "ligação entre o homem e a palavra" e deve estar no singular.

    D Antes do surgimento da escrita, a oralidade era o principal meio de comunicação dos homens, e, durante séculos, transmitiram-se oralmente conhecimentos e tradições culturais. - Também me parece correta

    E A atividade de contar histórias, nas sociedades modernas, deu lugar a leitura, sendo que, ler histórias em voz alta não deixam de ser resquícios de práticas de oralidade. - "Deixam" se refere a "ler histórias em voz alta" e deve estar no singular.

  • Eu entendi mais o texto do que a pessoa que elaborou essas 5 alternativas rssss

  • dúvida de maluco,mas por favor me ajudem!

    numa questão de pontuação,não terão erros somente de pontuação?

  • luis henrique se a questao falar so de sinal de pontuação esqueca os demais erros, seu foco sera PONTUACAO, mas se falar DE ACORDO COM A NORMA CULTA, ai vc olha TUDO. DICA professor Elias Santana -Gran Cursos

  • Cuidado! Tem gente falando coisa errada. Vá direto ao comentário do "Sérgio TRT". Ele explicou corretamente todas as alternativas.

  • Gab. D.

  • Outro erro na alternativa E) seria a falta de crase:

    “... deu lugar à (para a) leitura...”

    Verbo “dar” nessa frase é VTDI

    Pode-se trocar por um substantivo masculino como forma de teste:

    ...deu lugar ao hábito da leitura...”

    “Tenha fé em Deus

    Tenha fé na vida

    Tente outra vez!”

    Bom estudo!

  • Complementando o comentário do Sergio.

    a) as sociedades ocidentais, antes do advento da escrita [ , ] também utilizavaM a oralidade como meio para transmitir [ , ] de uma geração para outra, conhecimentos, regras e tradições. 

    Não há vírgula entre verbo (transmitir) e seu complemento (de uma geração)

    As virgulas no final da oração se justificam por serem uma enumeração (OD)

    b) JULGOU-se no passado que os povos sem escrita fossem povos com cultura de menor valor, mas _ esse conceito infundado _ já foi ultrapassado. 

    Julgou-se... que os povos... eram

    c) Sabe-se que em sociedades orais, as quais não existe escrita, a função da memória é mais desenvolvida, além de SER mais forte a ligação entre o homem e a palavra.

    → A expressão "além de serem mais fortes" deve se flexionar no singular para concordar com o seu sujeito "a ligação".

    e) A atividade de contar histórias, nas sociedades modernas, deu lugar a leitura, sendo que, ler histórias em voz alta não DEIXA de ser resquícios de práticas de oralidade.

  • Tudo não passou de interpretação de texto, alô pessoal vamos entender o que a questão está pedindo.

  • Esse tipo de questão é sensacional.
  • Achei estranho história com h neste contexto.

  • Esse tipo de questão vc tem que ter tempo na prova,senão vai acabar rodando. Questão não é difícil,mas é trabalhosa.

  • kkkkk respondi essa questao no sentido de interpretação de texto.Ainda bem que acertei.

  • MAYARA EU TAMBÉM PENSEI...

  • Amigos, uma dica!

    Quando no enunciado vier escrito "O livre comentário a respeito das ideias do texto" significa que é LIVRE, ou seja, a questão não tem nada a ver com o texto.

    Segue o baile!!

  • Essas questões não são difíceis de responder, mas é uma coisa muito vaga e sem sentido.

    meu ponto de vista...

  • Péssimo comentário (no vídeo) da professora do Qc, quase sempre deixando a desejar..