SóProvas


ID
2860711
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir:


    Depois do golpe militar de 1964, com a queda do presidente João Goulart, as forças militares ocuparam a Amazônia brasileira, perseguindo e dispersando os principais líderes políticos democráticos, o que abriu caminho para a proposição de um plano de modernização da região, elaborado no Sul do país. Isto implicou a entrada de capitais nacional e estrangeiro, assim como a redefinição do espaço e das condições de vida da população. Aliás, no final dos anos 1950, a integração geográfica da Amazônia com o Sul – na verdade uma proposta geopolítica – já havia começado através das rodovias. É possível perfilar um núcleo ligado a indústria automotora, assim como a suas indústrias adjacentes. Esse polo industrial é intensamente estimulado pelos militares que, sob o discurso da modernização da Amazônia e sua integração nacional, tinham promovido seu projeto geopolítico, mediante a construção de rodovias. Tais ideias e medidas não conseguiam discriminar as especificidades do Norte das do resto do país. (Do livro As Vozes do rio, de Ana Pizarro, p. 166. Texto adaptado.)


Coloque V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas a seguir, feitas a propósito de aspectos diversos do texto:


( ) A regência no trecho “Isto implicou a entrada de capitais” NÃO está correta, pois deveria ser “Isto implicou na entrada de capitais”.

( ) As palavras “proposição”, “modernização” e “região”, constantes do primeiro período, formam um vício de linguagem chamado barbarismo. 

( ) No último período, para que o enunciado fique correto, o vocábulo “discriminar” precisa ser substituído pelo parônimo “descriminar”.

( ) Uma ideia que perpassa o texto é a de que as medidas para o desenvolvimento da Amazônia, embora não condizentes com a sua realidade, eram necessárias.

( ) “Tinham promovido”, no penúltimo período do texto, está conjugado no pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo.

( ) No trecho “É possível perfilar um núcleo ligado a indústria automotora”, o a deveria levar o acento indicativo de crase.


Assinale a alternativa que relaciona a sequência CORRETA de V e F de cima para baixo: 

Alternativas
Comentários
  • ( F ) A regência no trecho “Isto implicou a entrada de capitais” NÃO está correta, pois deveria ser “Isto implicou na entrada de capitais”.

    IMPLICAR é verbo transitivo direto quando tiver significado de "acarretar consequência". Logo, não se utiliza preposição.


    ( F ) As palavras “proposição”, “modernização” e “região”, constantes do primeiro período, formam um vício de linguagem chamado barbarismo. 

    o BARBARISMO é um vício de linguagem relacionado ao uso incorreto da palavra, seja na grafia, na fala, etc. Não há a presença nesse trecho do texto.


    ( F ) No último período, para que o enunciado fique correto, o vocábulo “discriminar” precisa ser substituído pelo parônimo “descriminar”.

    A substituição alteraria o sentido do texto.


    ( F) Uma ideia que perpassa o texto é a de que as medidas para o desenvolvimento da Amazônia, embora não condizentes com a sua realidade, eram necessárias.

    Pela leitura, não se conclui essa ideia.


    ( V ) “Tinham promovido”, no penúltimo período do texto, está conjugado no pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo.

    Correto. O pretérito mais-que-perfeito composto é formado pelo verbo no pretérito imperfeito do indicativo + o verbo principal no particípio.


    ( V ) No trecho “É possível perfilar um núcleo ligado a indústria automotora”, o a deveria levar o acento indicativo de crase.

    Correto. A regência de ligado pede a preposição a, que contraído com o artigo a, deve-se colocar a crase.


    Qualquer erro, notifiquem-me!

    Bons estudos!



  • Apenas para complementar o comentário anterior:


    Descriminar é formado pelo prefixo des, que quer dizer “ação contrária” + o verbo criminar, que significa “imputar crime a” ou “acusar”. Portanto, descriminar é o mesmo que “absolver de um crime”, “inocentar”.

    A esse verbo, corresponde o substantivo descriminação, e não descriminalização.


    Exemplo: Alguns deputados lutam para descriminar o aborto.


    Discriminar significa “distinguir”, “discernir”, “separar”.

    A esse verbo, corresponde o substantivo discriminação


    Exemplo:

    É preciso discriminar os votos conscientes e os votos vendidos.

    A inexistência de uma política social resulta na discriminação dos pobres.


    Fonte: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/duvidas-portugues/8220-descriminar-8221-ou-8220-discriminar-8221/

  • Essas questões de vários itens, vou eliminando os itens que sei!

    #FICADICA !

  • Acrescentando...


    "Tinham promovido" (pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo) tem o mesmo sentindo que "promoveram" (pretérito mais-que-perfeito).

  • Saia do balcão e estude história do Brasil.

  • GABARITO: B

  • C.

    Não ocorre um vício de linguagem chamado barbarismo, que é a grafia incorreta das palavras.

  • GABARITO B

    Barbarismo é o erro de pronúncia, grafia ou uso de uma determinada palavra. ... Quando o uso é acidental, o barbarismo é um vício de linguagem, pois a violação da norma culta dá-se por desconhecimento ou descuido, podendo comprometer a função comunicativa.

    exs.: Pneu por peneu.

    Rubrica por rúbrica.

    Gratuito por gratuíto.

    bons estudos

  • Mas que barbaridade tchê...

    Não esqueço mais o barbarismo..

  • O verbo implicar no sentido de :

    P> provocar > verbo transitivo direto

    I> incomodar> verbo transitivo indireto exige a preposição com

    E> envolver-se> verbo transitivo indireto exige a preposição com ou em.

  • uma dúvida: não seria “Isso implicou a entrada de capitais”? Já que o pronome faz referência a uma ideia anterior?

    Obrigada pela ajuda!