SóProvas


ID
2883217
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir trata de um acontecimento recente na história universal e literária.


Fragmento do poema Odisseia

Durante escavação no entorno do templo arruinado de Zeus, na Antiga Olímpia, berço dos Jogos Olímpicos (que, por sua vez, está localizado na península do Peloponeso), arqueólogos gregos se depararam com uma placa de argila entalhada, com 13 versos do canto 14 da Odisseia, no qual o herói Ulisses se dirige a Eumeu, seu amigo de toda a vida.

Desde então, a maior parte dos especialistas passaram a defender o achado e chamam-lhe de inusitado por ser o fragmento mais antigo do poema épico composto por Homero no final do século 8º a.C., repassado oralmente por vários séculos, antes que a placa fosse escrita.

Embora a data do achado ainda não tenha sido confirmada, estimativas preliminares apontam para a era romana, provavelmente antes do século 3º d.C. Apesar desse detalhe, em um comunicado, o Ministério de Cultura da Grécia – e sem esconder o entusiasmo – já confirmou que o objeto é "um grande documento arqueológico, epigráfico, literário e histórico".

REVISTA LEITURAS DA HISTÓRIA. Empresa Brasil de Revistas Ltda. Ano 9. Edição 118, setembro/2018, p. 16. Adaptado.


Avalie as afirmações sobre os aspectos gramaticais analisados no poema.


I. No último parágrafo, o travessão duplo desempenha função análoga à dos parênteses.

II. Na última frase do texto, a palavra "epigráfico" diz respeito a palimpsestos, pergaminhos ou papiros, documentos feitos para neles se escrever.

III. Na oração "Desde então, a maior parte dos especialistas passaram a defender o achado...", a concordância é aceita, sem se ferir a norma culta.

IV. Na frase "... arqueólogos gregos se depararam com uma placa de argila entalhada...", identifica-se um caso de próclise facultativa ou optativa.

V. No segundo parágrafo, considerando-se as regências do verbo chamar prescritas para o português, estaria correta a seguinte reescrita da oração: "... passaram a defender o achado e chamam de inusitado por ser o fragmento mais antigo do poema épico composto por Homero...".


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D


    I) correto - travessão pode ser substituído por parênteses. Nas orações intercaladas ou em casos onde se queira dar destaque à informação, o travessão ou o parênteses pode ser usado.

    II) errado - Epigráfico diz respeito à ciência que estuda inscrições antigas e não um documento para se escrever.

    III) correto - concordância correta com a locução verbal "passaram a defender".

    IV) correto - próclise é facultativa antes de verbo, caso este não venha no início da frase.

    V) - errado - "passaram a defender o achado e chamam-no de inusitado por ser o fragmento mais antigo do poema épico composto por Homero..."


    Corretas alternativas I, III e IV - letra D.

  • GABARITO: D

    Sabendo a ( I ) já de cara cortava 2 questões.

  • Algumas explicações do jefferson cabral não estão corretas:

    III) "a maior parte dos especialistas passaram a defender". Coletivos partitivos (metade, a maior parte, maioria, etc.) – o verbo fica no singular ou vai para o plural. (a maior parte passou OU especialistas passaram)

    IV) É facultativo a próclise quando há sujeito explícito com núcleo substantivo, numeral ou oracional antes do verbo sem palavra atrativa. Ex.: Camila te ama ou Camila ama-te. No caso: arqueólogos se deparam ou arqueólogos deparam-se.

    V) Quando o verbo “chamar” possuir o significado de “qualificar”, “apelidar”, “dar nome”, pode ser usado das seguintes formas: a) Objeto direto + predicativo (ex.: Chamei-o covarde.); b) Objeto direto + predicativo precedido pela preposição DE (ex:Chamaram-na de louca.); c) Objeto indireto + predicativo (Ex: Chamam-lhe fenômeno.); d) Objeto indireto + predicativo precedido da preposição DE (Ex: O pai chamou-lhe de campeão.)