SóProvas


ID
2887555
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1 


                             Os camelos do Islã

Por Reinaldo José Lopes


      Quando a gente pensa em eventos históricos, precisa sempre levar em conta um termo meio técnico, meio filosófico, sem o qual é muito fácil cometer escorregadas feias. O termo é contingência. Em outras palavras, o papel do que poderíamos chamar de coincidência ou acaso em mover as engrenagens da história, e o fato de que os eventos históricos são caóticos, quase que no sentido físico do termo: alterações minúsculas podem conduzir a efeitos gigantes.

      Por que estou me saindo com essa conversa mole? Bem, porque escrevi não faz muito tempo uma reportagem para esta Folha contando como uma série de alterações climáticas ligadas a erupções de vulcões a partir do século 6º d.C. parecem ter contribuído para acabar com o mundo antigo e “criar” a Idade Média.

      No texto original, acabou não cabendo um detalhe absolutamente fascinante: segundo os modelos computacionais climáticos usados pelos pesquisadores suíços que assinam o estudo, um dos efeitos do frio intenso trazido pela erupção vulcânica pode ter sido um considerável aumento da umidade — chuva, portanto — na Arábia. E daí, perguntará você?

      Bom, mais chuva = mais grama para os camelos e cavalos comerem. Mais camelos e cavalos = mais poderio militar para as tribos árabes. As quais, no período de que estamos falando, tinham acabado de adotar uma nova e empolgante ideologia religiosa trazida por um certo profeta chamado Maomé — uma ideologia que estava “pronta para exportação”, digamos assim.

      Aí a gente cai de novo na tal da contingência. A expansão árabe certamente não teria acontecido sem o surgimento do Islã — mas talvez não fosse viável sem aquele monte de camelos e cavalos que só nasceram graças a algumas erupções vulcânicas. Fatores assim interagem o tempo todo, e dificilmente a gente tem clareza suficiente para entendê-los na hora em que estão ocorrendo, ou mesmo muitos séculos depois.

In: http://darwinedeus.blogfolha.uol.com.br/2016/03/08/os-camelos-do-isla/ Acesso em: 30 set. 2016

Considerando, ainda, outros recursos expressivos que concorrem para a compreensão do Texto 1, analise as afirmativas a seguir.


1) No trecho: “alterações minúsculas podem conduzir a efeitos gigantes” (1º parágrafo), a seleção vocabular conseguiu criar um expressivo efeito de contraste.

2) No trecho: “um dos efeitos do frio intenso (...) pode ter sido um considerável aumento da umidade — chuva, portanto — na Arábia.”, o segmento entre travessões introduz uma ideia de comparação.

3) Em: “Mais camelos e cavalos = mais poderio militar para as tribos árabes. As quais, no período (...)”, a opção de iniciar novo período por um pronome relativo (destacado) promoveu uma desarticulação que comprometeu a compreensão.

4) No trecho: “uma ideologia que estava ‘pronta para exportação.’, digamos assim” (4º parágrafo), o autor alude com certa ironia a um conhecimento partilhado com o leitor.


Estão corretas, apenas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    2) No trecho: “um dos efeitos do frio intenso (...) pode ter sido um considerável aumento da umidade — chuva, portanto — na Arábia.”, o segmento entre travessões introduz uma ideia de comparação.

    Na verdade 'chuva' seria a causa da umidade.

    3) Em: “Mais camelos e cavalos = mais poderio militar para as tribos árabes. As quais, no período (...)”, a opção de iniciar novo período por um pronome relativo (destacado) promoveu uma desarticulação que comprometeu a compreensão.

    Não houve a desarticulação, sendo a utilização a fim de retomar a referência às 'tribos árabes'.

    Havendo comentário complementar é sempre útil!

  • Não entendi a ironia kk, mas como só sobrou a 1 e a 4, marquei.

  • Concordo, Felipe. kkkkkkkkkkkkkk

  • Para identificarmos quais das afirmativas acima estão corretas, com relação, ainda, aos recursos expressivos do texto, analisaremos todas:

    1. Essa afirmativa está certa, pois, de fato, há um contraste entre os vocábulos "minúsculas" e "gigantes".

    2. Essa afirmativa está errada, já que o segmento entre travessões introduz, na verdade, uma ideia de conclusão.

    3. Essa afirmativa está errada, pois a compreensão não foi comprometida, já que o pronome "as quais" se refere a tribos árabes.

    4. Essa afirmativa está certa, pois, de fato, no trecho em destaque, percebe-se uma ironia por parte do autor, até pelo uso da expressão "digamos assim".

    A partir disso, verificamos que somente as afirmativas 1 e 4 estão corretas. Logo, a resposta para a questão é letra C.

    Gabarito dado pela banca: letra C.

    Gabarito do professor: letra C.

    Fonte: Giovanna Amorim. Professora do QC

  • Houve sim ironia, pois ninguém exporta ideologia religiosa- não é um produto- o termo correto seria difundir, até mesmo espalhar, divulgar. Torna-se ironia haja vista a simplificação sintética e enxuta de como a história, teoricamente, é desenvolvida, segundo o autor, por isso, usa-se esse termo imediatista: exportar etc...