SóProvas


ID
2890324
Banca
IDHTEC
Órgão
CRQ - 19ª Região (PB)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ruído ruim, silêncio bom?

Segundo o pesquisador e neurologista Michael Wehr, da Universidade de Oregon, nossos neurônios se acendem durante a quietude, de modo que o cérebro a está reconhecendo: não o vive como uma ausência de inputs. Na mesma linha raciocina a cardiologista e neurologista Imke Kirste: uma pesquisa, realizada somente com camundongos, mostrou que o silêncio, em maior nível do que qualquer melodia, provoca neurogênese (nascimento de novos neurônios). 

“O pensamento profundo e meditado gera novas conexões entre os neurônios. Ou seja, uma vida intelectual ativa, que exige concentração e, portanto, silêncio, desempenha um papel protetor em distúrbios neuronais. Por exemplo, sabemos que um alto nível de escolaridade está associado a um menor risco de sofrer da doença de Alzheimer”, diz o neurologista, que aconselha uma rotina pouco barulhenta e pontuada por momentos de silêncio.

“Não é preciso se isolar completamente. Basta viver uma vida normal, com especial atenção para a calma.” Na verdade, nenhum cérebro humano aguenta o silêncio total. Existem câmaras anecóicas que reproduzem, no ambiente médico, o que há de mais parecido ao silêncio absoluto, e ninguém consegue ficar mais de 40 minutos dentro delas, porque o cérebro está sempre à procura estímulos e se não os encontra fora, amplia o ruído do coração, dos intestinos”, continua o cientista.

(https://brasil.elpais.com/brasil/2016/09/07/ciencia/1473259838 _168902.html?id_externo_rsoc=FB_BR_CM)

“nossos neurônios se acendem durante a quietude, de modo que o cérebro a está reconhecendo: não o vive como uma ausência de inputs”

O emprego dos dois pontos poderia ser substituído, sem prejuízo da compreensão e da correção gramatical, por:

Alternativas
Comentários
  • POIS

  • pois não o vive como uma ausência de inputs.

    C.

  • Não necessita de vírgula?
  • Camila, necessitaria de vírgula sim, pois a vírgula precede toda oração explicativa. Contudo, sabemos que antes da mudança, estávamos diante de um aposto explicativo, de modo que a substituição tem que se dar, necessariamente, por outro termo de mesmo valor, ou seja, explicativo. Observando as demais alternativas, é possível verificar que não há outra opção em que haja um termo de valor explicativo, então temos que ir pela menos errada.

     

    a) valor concessivo;

    b) valor adversativo;

    d) valor final;

    e) valor concessivo;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: C

  • GABARITO: C

  • A locução "não obstante" faz parte das conjunções com valor adversativo ou concessivo e tem o mesmo sentido de "mas", "porém", "todavia", "entretanto", etc. A sua identificação muitas vezes é feita de acordo com o contexto em que a locução é utilizada.

    https://www.significados.com.br/nao-obstante/

  • creio, na verdade, que tenha valor causal.

    A diferença entre significado causal e explicativo se resume à subordinação e coordenação.

    Nesse caso, a frase  “por ser mais seguro portá-los” não se completa de forma autônoma; precisando, pois, de uma oração anterior, ou posterior, que complete seu sentido; e isso é a definição de oração subordinada. Portanto ele é uma oração subordinada da principal, tornando-a oração adverbial causal

  • Isso é uma questão objetiva, ninguém quer saber sua opinião.

  • De acordo com o comentário da professora do q concursos, tem valor causal, porém também achei que tinha valor explicativo

  • De acordo com o comentário da professora do q concursos, tem valor causal, porém também achei que tinha valor explicativo