-
A reforma administrativa que transferiu atividades para autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, como uma estratégia de superação da rigidez burocrática, foi realizada no século passado:
Resposta:
No fim da década de 60, por meio do Decreto-lei n.º 200/1967.
Fonte: QConcursos
-
Correto, surgiu em 1967 com o Decreto-lei 200/1967.
-
Outra questão ajuda a responder:
Q557706 - Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: MPOG Prova: CESPE - 2015 - MPOG - Administrador
Acerca da evolução da administração, julgue o item seguinte.
É correto considerar que as primeiras tentativas de implantação da administração gerencial no Brasil remontam à década de 1960. (C)
-
Administração Gerencial
· Metade do século XX;
· Modelos gerenciais:
gerencial puro -> busca pela eficiência
gerencial foco no consumidor -> flexibilidade da gestão, qualidade dos serviços e à prioridade das demandas do cidadão
gerencial voltado ao serviço público PSO-> accountability (relacionado à responsabilização sobre a coisa pública) transparência, os mecanismos de administração pública societal e da equidade, cidadania e justiça na prestação dos serviços públicos no modelo gerencial.
Cliente-cidadão -> é um termo que expande a compreensão sobre o “cliente” (típico da administração privada) para um novo contexto, no qual o cliente-cidadão contribui para a sociedade por meio de pagamento de impostos independentemente de quais serviços público recebe diretamente, sem contribuição direta. Tendo direitos, mas também a obrigação de contribuir com a administração pública, seja através do pagamento de impostos, seja através de políticas ou ainda da avaliação dos serviços públicos prestados pela Administração à sociedade.
· Orientado aos resultados;
· Descentralização;
· Flexibilidade;
· Desempenho//produtividade;
· Competitividade interna e externa;
· Transparência e cobrança de resultados;
· Terceirização;
· Técnicas típicas da iniciativa privada.
Eficiência -> RESULTADO -> relação entre produtos e serviços gerados com os insumos utilizados (PRODUTIVIDADE).
Eficácia -> qualidade dos produtos/serviços entregues ao usuário, atingindo objetivos fixados.
Efetividade -> IMPACTOS gerados pelos resultados obtidos.
Economicidade -> ESFORÇO -> usar com menor gasto possível.
Excelência -> ESFORÇO -> critérios e padrões de qualidade e excelência.
Execução -> realização dos processos/projetos/planos.
GAB CERTO
-
Administração Pública Gerencial emerge na segunda metade do século XX, como resposta, de um lado, à expansão das funções econômicas e sociais do Estado, e, de outro, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial, uma vez que ambos deixaram à mostra os problemas associados à adoção do modelo anterior. A eficiência da Administração Pública - a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços, tendo o cidadão como beneficiário - torna-se então essencial.
Fonte: Administração Geral e Pública. Augustinho Paludo, ed. 3.
gab. C
-
Fiquei pensativo na palavra "Eficiência" achando que era pegadinha da cespe que teria trocado por eficácia e me lasquei...
-
CERTO
A última reforma administrativa do Estado ficou conhecida como "administração pública gerencial" e surgiu na segunda metade do século XX, motivada pela busca de meios capazes de enfrentar o desequilíbrio fiscal dos Estados devido às funções econômicas e por problemas com as mudanças tecnológicas, financeiras e comerciais que emergiam com a globalização (Abrucio, 2005).
-
Ai que droga, fui pensando "Gerencial busca os Fins e Burocrática os Meios"
-
ta certo a banca usar eficiência ou eu cai em alguma pegadinha?
-
A palavra eficiente foi empregada no sentido de satisfatório.
-
-
Marquei errado. Minha confusão: "(..) surgiu no Brasil na segunda (...)", entendi que havia surgido no Brasil, nascido no Brasil, no meu entender o "no Brasil" deveria estar entre vírgulas.
Em frente!
-
A confusão dessa questão é a época em que surgiu o modelo gerencial. A banca usou a pegadinha "segunda metade do século XX", que na verdade está correto. O século XX iniciou em 1900, então até 1950 seria a primeira metade, de 1950 à 2000, a segunda metade. Errei por ansiedade, pois as características que fala a questão todas batem com o modelo gerencial. Sabemos que o modelo gerencial iniciou em 1995 com o famoso PEDRAE, de Bresser Pereira. Final do século XX, ou seja, está dentro da segunda metade.
-
Eu errei porque não imaginei que a motivação desse modelo de administração pública tivesse sido o combate à crise fiscal. Imaginei que teria sido tão somente para melhorar a eficiência e acabar com a letargia do modelo burocrático.
-
A Administração Pública Gerencial foi criada na segunda metade do Século XX (por volta de 1960-
1970)
como resposta à expansão das funções econômicas e sociais do Estado, além do
aprofundamento da globalização e desenvolvimento tecnológico ocorridos neste período.
Tem como fonte relevante a Administração Pública norte-americana e a inglesa, incorporando no
seu desenvolvimento as experiências neozelandesa e australiana. A administração pública
gerencial vê a sociedade como um campo de conflito, cooperação e incerteza, onde os cidadãos
defendem seus interesses e afirmam suas posições ideológicas. Nela, o foco deixa de ser o
controle de processos (típico da burocracia) e passa a ser a entrega de resultados para o
cidadão/sociedade.
Estratégia
-
Primeira tentativa do gerencialismo foi por volta da segunda metade do seculo XX com o decreto 200/67
-
Gab. CERTO!
Trecho retirado do livro de Giovanna Carranza:
"A Administração Gerencial emerge na segunda metade do século XX, como resposta, de um lado, à expansão das funções econômicas e sociais do Estado, e, de outro, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial, uma vez que ambos deixaram à mostra os problemas associados à adoção do modelo anterior."
-
FH - Gerencialismo - 1995
-
. O AUMENTO DA CONSCIÊNCIA SOBRE O VALOR DOS RECURSOS PÚBLICOS PARA REDUZIR CUSTOS E MAXIMIZAR A EFICIÊNCIA . FONTE : CARLOS XAVIER
-
Gab: CERTO
http://bresserpereira.org.br/documents/mare/planodiretor/planodiretor.pdf
-
CERTO
-
→BUROCRÁTICA= Controle a priori,nos processos.( primeira metade do século XX.)
→GERENCIAL= Controle a posteriori,nos resultados. (segunda metade do século XX)
-
errei a questão por entender que a burocracia que buscava uma maior eficiência ( fazer as coisas da forma certa) e que o apego que a burocracia tinha pela eficiência deixava o processo mais lento e ineficaz... e por esse motivo entendi que a nova gestão traria uma ênfase maior à eficácia, não à eficiência.
-
Devia mudar o filtro para história!
-
CESPE - Métricas explícitas de desempenho, controle de resultados e administração de recompensas são características associadas ao paradigma gerencial.
CESPE - A visão do cidadão como cliente para os serviços públicos ofertados pelo Estado é típica da administração pública gerencial.
CESPE - O modelo gerencial, motivado pela busca de meios capazes de enfrentar a crise fiscal do Estado e torná-lo mais eficiente, surgiu no Brasil na segunda metade do século XX.
CESPE - No âmbito da administração pública gerencial, os controles a posteriori dos resultados devem ser extremamente severos.
CESPE - Na administração pública gerencial, a responsabilização dos administradores pelos atos decorrentes do exercício da função pública é procedimento essencial à defesa dos princípios republicanos (DESCENTRALIZAÇÃO)
CESPE - O modelo de administração pública gerencial respondeu à expansão das funções econômicas e sociais da sociedade com uma proposta de diminuição do tamanho do Estado.
CESPE - a reforma gerencial visava enfatizar a profissionalização e o uso de práticas de gestão do setor privado.
-
Gerencialismo
Surgiu na metade do séc. XX em meio à crise fiscal gerada pelo modelo de Estado do bem-estar social. O modelo em questão aproveitou muitos princípios da Burocracia. Por esse motivo, não rompeu totalmente o modelo burocrático e nem tem essa intenção.
Galera, percebam que o modelo gerencial não rompeu com o modelo burocrático. Dessa maneira, não deixou de buscar a eficiência. Além do mais, o modelo gerencial buscava a eficiência de maneira mais arrojada que a burocracia tanto é que tinha a proposta de delegar serviços não essenciais para particulares para que a concretização dos direitos sociais se tornasse menos onerosa para a máquina pública.
Principais características do Gerencialismo
- Foco nos resultados
- Controle à posteriori (depois)
- Descentralização
- Flexibilização
- Horizontalização das organizações
- Incentivo à criatividade e inovação
- Transparência
- Accountability
- Atua juntamente com a iniciativa privada (delegação de poderes)
Gabarito: CERTO
-
Questão muito mal formulada em termos de redação, ela pode levar ao entendimento de que o SURGIMENTO DO MODELO GERENCIAL SE DEU NO BRASIL, o que não é verdade. A redação deveria trazer a expressão "no Brasil" entre vírgulas, para não ocasionar eventual confusão. CESPE é duro, viu...