SóProvas


ID
2958208
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Buíque - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Segundo previsões, efeitos do fenômeno climático - o mais intenso em quase 20 anos - deverão aumentar a fome no mundo e já são sentidos no Brasil


O mais forte ciclo do fenômeno climático El Niño registrado até o momento deverá aumentar os riscos de fome e doenças para milhões de pessoas em 2016, alertam organizações humanitárias. Segundo previsões, o El Niño deverá exacerbar secas em algumas áreas e acentuar inundações em outras.

Algumas das áreas mais afetadas estão no continente africano, onde a escassez de comida poderá atingir seu pico em fevereiro. Partes do Caribe e das Américas Central e do Sul também deverão ser atingidas nos próximos seis meses. Especialistas descrevem o El Niño como um fenômeno climático que envolve o aquecimento incomum das águas superficiais e sub-superficiais do Oceano Pacífico Equatorial. Suas causas ainda não são bem conhecidas.

Após analisar imagens de satélite, a Nasa (agência espacial americana) afirma que o El Niño de 2015-2016 poderá ser comparado ao que muitos chamaram de "fenômeno monstruoso" de 18 anos atrás.

"Sem dúvida são muito parecidos. Os fenômenos (El Niño) de 1982-1983 e 1997-1998 foram os de maior impacto no século passado, e parece que agora vemos uma repetição", disse William Patzert, especialista em clima do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL, na sigla em inglês) e um dos mais importantes estudiosos do El Niño dos EUA. O pesquisador afirmou ainda que é "quase fato que os impactos serão enormes".

Esse evento periódico, que tende a elevar temperaturas globais e alterar padrões climáticos, ajudou 2015 a bater o recorde de ano mais quente da história.

"De acordo com certas medições, esse já foi o El Niño mais forte registrado. Depende da maneira como você mede", disse o cientista Nick Klingaman, da Universidade de Reading, na Inglaterra.

"Em vários países tropicais temos observado reduções entre 20 e 30% nas chuvas. Houve seca severa na Indonésia. Na Índia, as monções (chuvas) foram 15% abaixo do normal e as previsões para o Brasil e Austrália são de redução nas chuvas".

As secas e inundações, e o impacto potencial que representam, preocupam as agências de ajuda humanitária. Cerca de 31 milhões de pessoas estão sob risco de escassez de alimentos na África – um aumento significativo em relação a 2014.

Cerca de um terço dessas pessoas vive na Etiópia, país em que 10,2 milhões de pessoas deverão demandar assistência em 2016, segundo previsões.

(Disponível em: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2016-01-02/clima-foi-de-extremos-em-2015-e-cientistas-fazem-alerta-para-este-ano.html) 

Com base no texto 'Segundo previsões, efeitos do fenômeno climático - o mais intenso em quase 20 anos - deverão aumentar a fome no mundo e já são sentidos no Brasil', marque a opção INCORRETA

Alternativas
Comentários
  • LH não NH

    "Ninho"

    Ñ (lê-se enhe) é uma letra da variante espanhola do alfabeto latino, que tem o mesmo valor fonético que o dígrafo nh do português.

  • GABARITO: LETRA A

    A questão pede a alternativa incorreta:

    a) No vocábulo “Niño”, o til sobe a letra “n” é usado em palavras comuns da língua portuguesa para marcar o dígrafo “lh”. >>> marca de outra língua, no caso espanhola.

    b) No trecho: “Na Índia, as monções...”, a vírgula isola um locativo. >>> correto. isola um adjunto adverbial de lugar (termo locativo).

    c) No trecho: “Na Índia, as monções...”, a vírgula isola uma expressão definidora de lugar. >>> correto, de acordo com a assertiva anterior.

    d) No vocábulo “registrados”, existem encontros consonantais. >>> encontro consonantal perfeito (duas vogais, em que o som das duas é registrado e perfeito pois está na mesma sílaba).

    e) Os termos “satélite” e “dúvida” são proparoxítonos. >>> correto, lembrando que todas proparoxítonas são acentuadas.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Na minha opinião a letra D é ambígua, pois diz "encontros consonantais" mas só tem um!

    Acho que caberia recurso nessa questão!

  • Alexandre Bianch, a alternativa D está correta. Existe um encontro consonantal perfeito (duas consoantes na mesma sílaba. Ex.: re-gis-tra-dos) e um imperfeito (consoantes em sílabas diferentes. Ex.: re-gis-tra-dos).

  • VALE A PENA LER O TEXTO!

  • NH e não LH!

  • Jessica Caroline Pereira Nem NH, nem LH, porque não é usado na língua portuguesa.

  • achei que a questão B estivesse errada quanto ao termo ´´locativo`` não associei a local por achar que a questão se referia a ´´vocativo``, e por isso acabei errando. examinador maligno.

  • A questão aborda vários assuntos como sintaxe, uso da vírgula e ortografia. O comando da questão pede para que o candidato encontre uma explicação correta entre as alternativas.

    a) A alternativa está errada, pois o uso do "ñ" é em palavra com base estrangeira e tem o som do dígrafo "nh". INCORRETA.

    b) A alternativa está certa em apontar como locativo a expressão "Na Índia, as monções", porque temos um adjunto adverbial de lugar deslocado com uso da vírgula opcional. CORRETA.

    c) Está perfeita a alternativa, pois a expressão “Na Índia, as monções...”, a vírgula isola uma expressão definidora de lugar. Para comprovar isso basta perguntar: em qual lugar que as monções (chuvas) foram 15% abaixo do normal e as previsões para o Brasil e Austrália são de redução nas chuvas? Na Índia. CORRETA.

    d) Está correta pois em “registrados" temos um encontro consonantal misto. CORRETA.

    e) Nas palavras“satélite” e “dúvida” temos sim proparoxítonas, basta ver que a acentuação ocorre na antepenúltima sílaba. CORRETA.

    GABARITO A

  • GABARITO: LETRA A

    ACRESCENTANDO:

    Regra de Acentuação para Monossílabas Tônicas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s).

    Ex.: má(s), trás, pé(s), mês, só(s), pôs

    Regra de Acentuação para Oxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: so(s), axé(s), bon(s), vintém(éns)...

    Regra de Acentuação para Paroxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em ditongo crescente ou decrescente (seguido ou não de s), -ão(s) e -ã(s), tritongo e qualquer outra terminação (l, n, um, r, ns, x, i, is, us, ps), exceto as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: hisria, ries, quei(s); órgão(s), órfã, ímãs; águam; cil, glúten, rum, cater, prótons, rax, ri, pis, rus, fórceps.

    Regra de Acentuação para Proparoxítonas:

    Todas são acentuadas. Ex.: álcool, quiem, máscara, nite, álibi, plêiade, náufrago, duúnviro, seriíssimo...

    Regra de Acentuação para os Hiatos Tônicos (I e U):

    Acentuam-se com acento agudo as vogais I e U tônicas (segunda vogal do hiato!), isoladas ou seguidas de S na mesma sílaba, quando formam hiatos.

    Ex.: sa-ú-de, sa-í-da, ba-la-ús-tre, fa-ís-ca, ba-ú(s), a-ça-í(s)...

    FONTE: A GRAMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS 3ª EDIÇÃO FERNANDO PESTANA.