SóProvas


ID
2959042
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

        Em seu relatório com os dez maiores desafios de saúde para 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu o movimento antivacina. O problema, que vem crescendo nos últimos anos, envolve a mobilização de pessoas e pais que afirmam que as vacinas não são seguras nem eficazes. Essas pessoas não se vacinam e nem imunizam seus filhos, o que causa um grande problema de saúde pública e pode colocar em risco a vida de outras pessoas. 

        Segundo a OMS, o boicote à vacina tem várias causas, que variam de indivíduo para indivíduo. Para algumas pessoas, o problema reside na segurança das vacinas, principalmente em decorrência de casos isolados em que um cientista mal intencionado divulgou informações falsas para autopromoção. Outras acreditam que o período entre uma vacina e outra – especialmente no caso das crianças – é muito pequeno e deveria ser mais espaçado. Existem ainda as “teorias da conspiração” que consideram as vacinas como um método de controle populacional utilizado pelos governos. 

        Qualquer que seja o motivo, as consequências já estão sendo sentidas em todo o mundo, ameaçando reverter décadas de progresso na erradicação de doenças evitáveis e trazendo riscos de vida. Em 17 anos, a vacina contra o sarampo, por exemplo, foi capaz de salvar a vida de 21 milhões de pessoas, diminuindo o número de mortos em 80%. 

        No entanto, a doença retornou em países que estavam próximos de erradicar a doença. O número de casos globais cresceu em 30% nos últimos anos – e um dos motivos é a hesitação vacinal. Especialistas acreditam que a inclusão do movimento antivacina na lista da OMS evidencia os perigos que ele pode representar à saúde global.

(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Marque a alternativa que pode substituir o conectivo destacado, sem alterar o sentido original do enunciado: “ No entanto, a doença retornou ...”

Alternativas
Comentários
  • Gab:B

    Conjunções adversativas:mas,porém, todavia, no entanto....

  • GABARITO: LETRA B

     No entanto, a doença retornou ..

    -----> temos, em destaque, uma conjunção coordenativa adversativa, podendo ser substituída por: porém, todavia, entretanto, não obstante...

    ------> notamos que foi empregado uma vírgula, após a conjunção "mas" não pode haver vírgula (exceto se for usada por exigência de outro termo que esteja intercalado), logo o "mas" não poderia entrar aí.

    Força, guerreiros(as)!!

  • GABARITO: LETRA B

    Adversativasligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante. Por exemplo:

    Tentei chegar mais cedo, porém não consegui.

    FONTE: WWW.SÓPORTUGUÊS.COM.BR

  • JÁ DIZIA UM VELHO SÁBIO: "MEMORIZEM ÀS CONJUNÇÕES"

    TOME NOTA, ~> POrCO ENTRE NO MATO

    1. PORÉM,
    2. CONTUDO
    3. ENTRETANTO,
    4. NO ENTANTO
    5. MAS,
    6. TODAVIA,