-
GAB: ERRADO
"A principal vantagem do microfilme em relação ao arquivamento digital de documentos é que a legislação em vigor confere autenticidade, integridade e legalidade."
-
MICROFILMAGEM
Sistema de gerenciamento e preservação de informações, mediante a captação das imagens de documento por processo fotográfico.
Este processo reduz o volume dos arquivos, proporcionando acesso eficiente, e rápido aos documentos a um baixo custo .
Realiza backup de segurança
Confiabilidade/durabilidade
NORMA ISO
Reproduzível.
"professora: Ana Claudia Dias"
-
Gabarito: ERRADO
A Microfilmagem é o serviço de armazenamento e preservação de informações, através da captação das imagens dos documentos por processo fotográfico.
É regulada pela LEI N° 5.433, DE 8 DE MAIO DE 1968. Principais tópicos da lei:
- É autorizada, em todo o território nacional, a microfilmagem de documentos particulares e oficiais arquivados, estes de órgãos federais, estaduais e municipais.
- Os documentos microfilmados poderão, a critério da autoridade competente, ser eliminados por incineração, destruição mecânica ou por outro processo adequado que assegure a sua desintegração.
- A incineração dos documentos microfilmados ou sua transferência para outro local far-se-á mediante lavratura de termo, por autoridade competente, em livro próprio.
- Os filmes negativos resultantes de microfilmagem ficarão arquivados na repartição detentora do arquivo, vedada sua saída sob qualquer pretexto.
- A eliminação ou transferência para outro local dos documentos microfilmados far-se-á mediante lavratura de termo em livro próprio pela autoridade competente.
- Os originais dos documentos ainda em trânsito, microfilmados não poderão ser eliminados antes de ser arquivados.
- Quando houver conveniência, ou por medida de segurança, poderão excepcionalmente ser microfilmados documentos ainda não arquivados desde que autorizados por autoridade competente.
- Os documentos de valor histórico não deverão ser eliminados, podendo ser arquivados em local diverso da repartição detentora dos mesmos.
- É dispensável o reconhecimento da firma da autoridade que autenticar os documentos oficiais arquivados, para efeito de microfilmagem e os traslados e certidões originais de microfilmes.
-
A Microfilmagem é o serviço de armazenamento e preservação de informações, através da captação das imagens dos documentos por processo fotográfico. A solução possui amparo legal (Lei n° 5.433, de 8 de maio de 1968. Decreto n° 1.799, de 30 de janeiro de 1996), que permite a eliminação do documento em papel.
-
A microfilmagem de documentos é uma técnica de mudança de suporte documental para diversos fins, como preservação e substituição de suporte.
Essa técnica é regulada pelo Decreto 1.799/96. Esse Decreto regulamenta a Lei nº 5.433/68 que regula a microfilmagem de documentos oficiais.
A questão erra ao afirmar que essa técnica não possui amparo legal.
Gabarito do professor: errado
-
A D/P C R
Arranjo
Descrição/ Publicação/ Difusão
Conservação
Referência
-
ERRADO
MICROFILMAGEM
É o resultado do processo de reprodução (em filme, de documentos, dados e imagens) por meios fotográficos ou eletrônicos, em diferentes graus de redução.
Vantagem da microfilmagem:
• Sistema de gerenciamento e preservação de informações, mediante a captação das imagens de documento por processo fotográfico;
• Não podem ser eliminados, mesmo após terem sido digitalizados ou microfilmados (permanente).
• Legislação em vigor confere autenticidade, integridade e legalidade;
• Este processo reduz o volume dos arquivos, proporcionando acesso eficiente, e rápido aos documentos;
• Realiza backup de segurança;
• Confiabilidade/durabilidade.
Desvantagem da microfilmagem:
• Alto custo;
• Difícil a comparação entre imagens em um mesmo microfilme.
-
GABARITO: ERRADO
Microfilme é o resultado do processo de reprodução em filme, de documentos, dados e imagens, por meios fotográficos ou eletrônicos, em diferentes graus de redução (Decreto no 1.799/1996 –regulamenta a lei da microfilmagem).
O microfilme reduz os espaços em aproximadamente 98%, em relação ao documento original.
Com isso, há um domínio maior da massa documental, implicando a busca mais eficiente da informação.
A microfilmagem não elimina o prévio tratamento da documentação.
Objetivos
• reduzir o volume documental;
• garantir a sua durabilidade (expectativa de vida: 500 anos).
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.
-
Q1004640: Ano: 2019 Banca: Quadrix Órgão: CRESS-GO
No que se refere às tipologias documentais e aos suportes físicos, julgue o item.
A microfilmagem no Brasil tem respaldo legal. Assim, o documento gerado pelo processo de microfilmagem é considerado como autêntico.(Correto)
-
O erro está em dizer que não tem amparo legal. Claro que tem... Lei 5433/68 e Decreto 1799/96.
Olhem o que o Decreto fala:
Art. 1° A microfilmagem, em todo território nacional, autorizada pela Lei n° 5.433, de 8 de maio de 1968, abrange os documentos oficiais ou públicos, de qualquer espécie e em qualquer suporte, produzidos e recebidos pelos órgãos dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, inclusive da Administração indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e os documentos particulares ou privados, de pessoas físicas ou jurídicas.
-
A digitalização não tem amparo legal.
-
Resolução:
A microfilmagem de documentos é uma técnica de mudança de suporte documental para diversos fins, como preservação e substituição de suporte.
Essa técnica é regulada pelo Decreto 1.799/96. Esse Decreto regulamenta a Lei nº 5.433/68 que regula a microfilmagem de documentos oficiais.
A questão erra ao afirmar que essa técnica não possui amparo legal.
Resposta: errada