SóProvas


ID
2970511
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A falha de mercado caracterizada pela existência de oligopólios, oligopsônios, monopólios ou monopsônios é relacionada a

Alternativas
Comentários
  • Falha de mercado é a situação econômica onde um mercado não consegue produzir uma alocação natural que seja eficiente. Ou seja, nesses casos, as transações do mercado acabam gerando mais efeitos negativos para todos do que satisfazendo individualmente os ofertantes e os demandantes.

    Poder de Mercado:

    Algumas empresas tem capacidade operacional e financeira para manter os preços acima dos níveis de mercado por um período de tempo significativo. O abuso de poder de mercado pode afetar a concorrência e originar um monopólio que prejudique tanto as outras empresas quantos os consumidores.

    Fonte: Suno Research em <a href="https://www.sunoresearch.com.br/artigos/falha-de-mercado/">

  • Poder de mercado é a capacidade que um agente econômico detém de manter seus preços acima do nível competitivo. Nesse caso p>Cme

    No enunciado da questão, temos 4 estruturas de mercado que detêm poder de manipular os preços.

    Gab c)

  • Monopólio: mercado com um único vendedor (ofertante)

    Monopsônio: mercado com um único comprador (demandante)

    Oligopólio:: mercado com poucos vendedores.

    Oligopsônio: mercado com poucos compradores.

    Como é de se esperar, há concorrência imperfeita, tanto de um lado quanto de outro. Um único comprador ou vendedor pode impor os preços que pretende pagar ou vender, respectivamente.

    O mesmo ocorre com poucos vendedores e compradores. Basta uma reunião entre eles para que o mercado obedeça suas necessidades.

    Apesar de ser proibido, justamente por prejudicar o mercado, o exemplo mais conhecido de oligopólio é a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). A cada reunião, o mundo inteiro obedece suas decisões. Por serem os maiores produtores e vendedores de petróleo do mundo, podem facilmente cortar a produção do produto (elevando seus preços) ou aumentar a oferta (reduzindo-os).

    Como pode ser visto, estas figuras de mercado detêm um amplo 'poder' em suas mãos.

    Gabarito: Letra C (Poder de Mercado).

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Falhas de Mercado. 

    As falhas de mercado são situações que impedem os mercados de atingirem a eficiência econômica. Justamente por isso, são denominadas de "falhas". 

    As principais falhas são as externalidades, os bens públicos, o poder de mercado e as assimetrias de informação. 

    As externalidades são ações de um indivíduo que recaem sobre terceiros, mas que não estão refletidas no sistema de preços (como por exemplo a poluição). Tanto as externalidades positivas quanto as negativas são falhas de mercado. 

    Os bens públicos são bens não rivais e não excludentes. O setor privado não se interesse em fornecer este tipo de bem, daí a falha de mercado. 

    A assimetria de informação ocorre quando não temos transparência das informações, o que prejudica as negociações entre as partes durante uma transação. Exemplo de assimetrias de informação são a seleção adversa e o risco moral. 

    Já o poder de mercado é caracterizado pela influência que ofertantes podem ter no preço do produto. Em mercados oligopolistas ou monopolistas, por exemplo, temos que os ofertantes conseguem influenciar bastante o preço do produto, pois não estamos em um regime concorrencial. 

    Assim, a existência de oligopólios, oligopsônios, monopólios ou monopsônios é reflexo da falha de mercado Poder de Mercado.


    Gabarito do Professor: Letra C.