SóProvas


ID
2980408
Banca
COPS-UEL
Órgão
Prefeitura de Londrina - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

De acordo com o estudo da WWF, preparado com dados do Banco Mundial, o Brasil produz anualmente 11,3 milhões de toneladas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia e à frente de países como Rússia, Indonésia e Alemanha. Cada cidadão brasileiro produz um quilo de lixo plástico por semana, em média, enquanto na Indonésia essa é a produção a cada 10 dias e no Senegal, a cada 25 dias. A maior parte desse lixo é descartada de forma irregular.

O Brasil recicla apenas 1,28% do plástico que descarta, diz o estudo da WWF. Muito abaixo da média mundial, de 9%, e, dentre os 10 países que mais produzem lixo plástico, o único que fica abaixo de 5% de reciclagem. Nos Estados Unidos, maior produtor mundial de lixo plástico, a reciclagem é de 34,6%. Na China, de 21,9%. No Brasil, segundo dados do Banco Mundial, mais de 2,4 milhões de toneladas de plástico são descartadas de forma irregular, sem qualquer tipo de tratamento, em lixões a céu aberto. Outros 7,7 milhões de toneladas vão para aterros sanitários e mais de 1 milhão de toneladas sequer são recolhidas pelos sistemas de coleta.

“É hora de mudar a maneira como enxergamos o problema: há um vazamento enorme de plástico que polui a natureza e ameaça a vida. O próximo passo para que haja soluções concretas é trabalharmos juntos por meio de marcos legais que convoquem à ação os responsáveis pelo lixo gerado. Só assim haverá mudanças urgentes na cadeia de produção de tudo o que consumimos”, afirmou Maurício Voivodic, diretor executivo do WWF-Brasil.

A política nacional de resíduos sólidos, aprovada em 2010, inclui a implantação dos programas de coleta seletiva pelas prefeituras. Os dados mais recentes de uma pesquisa feita pela associação Compromisso Empresarial pela Reciclagem (Cempre) apontam que, em dezembro de 2018, 22% das prefeituras do país tinham algum tipo de coleta seletiva, mas não necessariamente em todo o território e de todos os materiais recicláveis.

(Adaptado de: PARAGASSU, L. Brasil é 4º maior produtor de lixo plástico e pouco recicla, diz WWF. Disponível em:<www.terra.com.br/noticias/brasil/brasil-e-4o-maior-produtor-de-lixo-plastico-e-pouco-recicla-diz-wwf.html> . Acesso em: 6 mar. 2019.) 

Sobre o trecho “É hora de mudar a maneira como enxergamos o problema: há um vazamento enorme de plástico que polui a natureza e ameaça a vida”, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a expressão que, precedida por vírgula, pode substituir os dois pontos, sem alterar o sentido original.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

     “É hora de mudar a maneira como enxergamos o problema: há um vazamento enorme de plástico que polui a natureza e ameaça a vida”

    ===> o quê explica o motivo que devemos mudar a maneira de como enxergamos o problema? POIS, VISTO QUE (conjunção coordenativa explicativa) ===> visto que há um vazamento.....

    Força, guerreiros(as)!!

  • De modo que é uma conjunção que indica consequência, e visto que indica causa, e esse é o sentido constante na oração que inicia. O motivo (a causa) pelo qual iremos mudar a forma como enxergamos o problema é o vazamento.

    Uma correção no comentário do Arthur, não se trata de conjunção coordenativa explicativa, mas sim causal.

  • tinta com chumbo tem toda razão , é causal !

  • É hora de mudar a maneira como enxergamos o problema: há um vazamento que polui a natureza.

    O vazamento que polui a natureza é O MOTIVO PELO QUAL devemos mudar a maneira como enxergamos o probema.

    Causa = Visto que

    Então, o dois-pontos (:) além de indicar que está iniciando uma Oração Explicativa também pode indicar, de acordo com a questão, o início de uma Oração CAUSAL.

  • EXPLICATIVA NÃO CAUSAL, SUBSTITUI POR POIS E O SENTIDO PERMANECE INALTERADO

    GABARITO E

    #PMBA2019

    FORÇA GUERREIROS

  •  visto que: conjunção, conector com valor causal. Poderia ser usado também: uma vez que, já que, dado que....

  • A questão exige conhecimento da semântica dos conectores. Analisemos:

    “É hora de mudar a maneira como enxergamos o problema: há um vazamento enorme de plástico que polui a natureza e ameaça a vida”

    Os dois-pontos podem ser substituídos por conjunção que expressam valores semânticos de causa, e é justamente o que ocorre no período em exposição.

    Devemos procurar um conector causal entre as alternativas. Vejamos:

    a) Incorreta

    Apesar disso- indica adversidade.

    Estava muito barulho. Apesar disso, João dormiu.

    b) Incorreta

    Ou seja- indica conclusão.

    Estava frio. Ou seja, não fez muito sol.

    c) Incorreta

    Sem dúvida- indica certeza.

    João sem dúvida está certo.

    d) Incorreta

    De modo que- indica a maneira que foi feito algo.

    Ele falou em voz alta, de modo que fosse ouvido por todos.

    e) Correta

    Visto que- indica causa.

    É hora de mudar a maneira como enxergamos o problema visto que há um vazamento enorme de plástico que polui a natureza e ameaça a vida.

    GABARITO: E