SóProvas


ID
2988895
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne aos impactos de aportes tecnológicos aplicados na preparação de originais e no processo gráfico em geral, julgue o item subsequente.


Atualmente, as fontes gráficas são criadas exclusivamente em meio digital, o que torna inadequado o emprego da expressão tipografia digital, uma vez que o termo tipografia designa a disposição de tipos de chumbo em uma composição organizada em chapas metálicas.

Alternativas
Comentários
  • errada

    A transposição digital das antigas fontes e a criação de novas fontes já em meio digital deu origem a uma ampla tipologia, que, no contexto atual das artes gráficas proporciona a existência de uma tipografia digital que garante a riqueza e a velocidade em favor de um usuário. Este, de um momento para outro, pode selecionar determinada fonte que julgue mais apropriada aos seus objetivos. Assim, recorre-se à tipografia do mesmo modo que o antigo tipógrafo recorria aos caracteres de chumbo, só que, agora, digitalmente.

  • GABARITO ERRADO

    Fonte (vem do latim fundir). Técnica utilizada para fundir tipos de metal.

    Tipo e Fonte são sinônimos.

    Fonte: https://www.slideshare.net/aulasdejornalismo/aula-4-tipologia-32427242

    *Daí concluí que não é inadequado o emprego da expressão tipografia digital, pois se tipo e fonte são sinônimos não importa o meio no qual são criadas, pois trata-se de uma questão de semântica ou origem da palavra que está sendo usada para designar ou especificar um novo meio para criar as fontes, no caso da questão, o meio digital.

    * Comentário meu.

  • Tipografia é a arte e a técnica de compor e imprimir com uso de tipos. É o conjunto de procedimentos artísticos e técnicos que abrangem as diversas etapas da produção gráfica, desde a criação dos caracteres até a impressão e acabamento. É a escrita, mecanizada, informatizada e/ou digitalizada, que pode ser editorada, moldada, emendada e destinada a reproduzir-se por meios artificiais.

    O tipo digital permite "interletrar" e desenhar caracteres melhor e com maior fidelidade que o tipo metálico, visto que incorporou muitas melhorias, como aplicações de auto-edição e desenho, tecnologia laser, programação PostScript e o sistema de fontes TrueType.

    Em tese, as fontes gráficas são criadas exclusivamente em meio digital. Há aqueles que ainda utilizam o tipo metálico com o intuito de obter efeitos artísticos e retrô em seus trabalhos. A quantidade desses profissionais, no entanto, é insignificante em comparação com aqueles que usam o meio digital.

    O emprego da expressão tipografia digital não é inadequado. O digital define o tipo de tipo usado; nesse caso, o digital. As etapas dos processos da tipografia, de criar, escolher, imprimir e dar acabamento, continuam as mesmas.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Fonte:

    - Tschichold, Jan. A forma do livro: ensaios sobre tipografia e estética do livro. Atelie Editorial. 2007.
  • Você quer saber mais sobre os conteúdos cobrados pelas bancas em concursos da área de Comunicação Social? Conheça o Jornalista Concurseiro.

     

    Canal no Youtube:

    https://www.youtube.com/channel/UCcsmvFXbLH3cY7JJ1Q-hffQ

    Instagram:

    https://www.instagram.com/jornalista.concurseiro/

    Facebook:

    https://www.facebook.com/jornalista.concurseiro

    Grupo no Telegram:

    https://t.me/jornalistaconcurseiro