SóProvas


ID
2991658
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia:

“Doutor Urbino era demasiado sério para achar que ela dissesse isso com segundas intenções. Pelo contrário: perguntou a si mesmo, confuso, se tantas facilidades juntas não seriam uma armadilha de Deus.”

As orações subordinadas em destaque são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    “Doutor Urbino era demasiado sério para achar que ela dissesse isso com segundas intenções. Pelo contrário: perguntou a si mesmo, confuso, se tantas facilidades juntas não seriam uma armadilha de Deus.”

    ===> EM AZUL: temos duas conjunções integrantes, podendo serem substituídas por ISSO, dando início, ambas, a duas orações subordinadas objetivas diretas; os dois verbos necessitam de um complemento direto.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • *a si mesmo* está como Objeto Indireto do verbo PERGUNTOU

  • questão tinha uma casca de banana,por que o *SE* dava a impressão de condição(caso o participante não fosse atento a questão).Mas era duas Conjunções integrantes no caso.

  • “Doutor Urbino era demasiado sério para achar que ela dissesse isso com segundas intenções. Pelo contrário: perguntou a si mesmo, confuso, se tantas facilidades juntas não seriam uma armadilha de Deus.”

    ->Doutor Urbino era demasiado sério para achar ISSO:  que ela dissesse isso com segundas intenções.

    -> Pelo contrário, ele perguntou a si mesmo ISSO: se tantas facilidades juntas não seriam uma armadilha de Deus.

  • Há duas conjunções integrantes, que podem ser substituídas por ISSO, assim dando início, ambas, a duas orações subordinadas objetivas diretas, visto que os dois verbos necessitam de um complemento direto.

    Oração I: “que ela dissesse isso com segundas intenções”. A oração acima completa o sentido da forma verbal “achar” que está na oração que a antecede, assim assume a função de complemento verbal. O verbo ACHAR é classificado como Verbo Transitivo Direto – VTD, por isso seu complemento será classificado como Objeto Direto.

    Oração II: “se tantas facilidades juntas não seriam uma armadilha de Deus.” A oração acima completa o sentido da forma verbal “perguntou” que é classificada como VTD, quem perguntou, perguntou algo. Por isso, precisa de um complemento que é classificado como objeto direto. 

    GAB. A

  • [...] Pelo contrário: perguntou a si mesmo, confuso, se tantas facilidades juntas não seriam uma armadilha de Deus.” Perguntou a si mesmo isto. Quem pergunta, pergunta alguma coisa A ALGUÉM. Não seria O.S.S.I ?