-
Gab. C - identificação
-
GAB.: Letra C
-
A identificação é uma metodologia de pesquisa para a arquivística, que estuda o órgão produtor e a tipologia documental, verificando a materialização da informação nos documentos de arquivo, produzindo conhecimento sobre a relação dos documentos com o seu contexto de produção.
GAB C
-
Tipos de documentos:
O tipo documental é a configuração que a espécie documental assume quando vinculada à função/atividade do documento. (espécie + função).
exemplos: certidão de nascimento e contrato de adesão.
O tipo de documento é estudado pela Diplomática, e o suporte físico é estudado pela arquivologia.
-
Conforme o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística:
Identificação
Processo de reconhecimento, sistematização e registro de informações sobre arquivos(1), com vistas ao seu controle físico e/ou intelectual.
Diplomática
Disciplina que tem como objeto o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos.
Tipo documental
Divisão de espécie documental que reúne documentos por suas características comuns no que diz respeito à fórmula diplomática, natureza de conteúdo ou técnica do registro. São exemplos de tipos documentais cartas precatórias, cartas régias, cartas-patentes, decretos sem número, decretos-leis, decretos legislativos, daguerreótipos, litogravuras, serigrafias, xilogravuras.
-
Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística - 2005
"Identificação: Processo de reconhecimento, sistematização e registro de informações informações sobre arquivos, com vistas ao seu controle físico e/ou intelectual."
-
GABARITO: C
➔ IDENTIFICAÇÃO
Processo de reconhecimento, sistematização e registro de informações informações sobre arquivos, com vistas ao seu controle físico e/ou intelectual.
➔ CLASSIFICAÇÃO
1. Organização dos documentos de um arquivo ou coleção de acordo com um plano de classificação, código de classificação ou quadro de arranjo.
2. Análise e identificação do conteúdo de documentos, seleção da categoria de assunto sob a qual sejam recuperados, podendo-se-lhes atribuir códigos.
3. Atribuição a documentos ou às informações informações neles contidas de graus de sigilo, conforme legislação específica. Também chamada classificação de segurança.
-
“No que se refere à identificação das tipologias documentais, concordam os autores sobre a necessidade de formulação de requisitos normativos que facilitem as rotinas arquivísticas e administrativas. Os estudos de tipologias documentais são imprescindíveis para as administrações atuais, que ainda apresentam uma produção e acumulação descontrolada de documentos [...]. A base conceitual do método reside no estreito vínculo existente entre o documento e o contexto que lhe dá origem, o qual se revela da análise de suas características, o que exige um parâmetro normalizado a ser utilizado como ferramenta de identificação. O procedimento tem início pela denominação do documento, utilizando fórmula padronizada para caracterizar a estrutura e o conteúdo do tipo documental. Tal análise, fundamentada nos princípios da diplomática e da arquivística, permite no segundo momento, a realização de estudos comparativos entre os tipos documentais identificados, a fim de formar as séries documentais. [RODRIGUES, Ana Célia. Diplomática contemporânea como fundamento metodológico da identificação de tipologia documental em arquivos. Tese. USP, 2008. p.175-176]