SóProvas


ID
3013660
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Na construção de um texto, a substituição de um elemento por outro na continuidade do texto pode ocorrer por meio de diferentes processos.


Assinale a opção que indica a frase em que os termos sublinhados NÃO exemplificam o processo indicado.

Alternativas
Comentários
  • Hiponímia e hiperonímia são relações entre termos mais amplos e outros mais específicos.

    Exemplo Fruta é uma hiperonímia, pois designa algo genérico. Maçã, porém, é um hipônimo, pois designa uma fruta específica.

    Voltando à questão: o termo "militar" é uma hiperonímia, e "coronel" se trata de um hipônimo. O item trocou os termos, tornando a assertiva incorreta.

    Gabarito B

  • Tem um erro nessa questão. Na letra C tem um termo que deveria estar sublinhado e não está. Isso interfere na resolução da questão

  • Verdade, 'Ana Maria', mas se o candidato conhecer os conceitos explicados pelo 'Costa Filho', de Hipônimo e Hiperônimo, mata a questão (no máximo, se houvesse outra, seria anulada por ter duas respostas). A falta do sublinhado pode ter sido falha de digitação no QC.

  • Termo sublinhado da "C" : as

    Perceptível...

  • A resposta D não seria ANTONOMASIA?

    Para mim a D também está errada.

  • Gab / B

    ..i

    A Banca inverteu tudo, militar e Hiperônimo de cororel, NÃO hipônimo.

  • E o pior É que eu percebi que militar é hiperonimo de Coronel...Mas não entendi a É. Errei!

  • Lindo chute! hahaha

  • Letra B pois militar é um conceito mais amplo que Coronel portanto hiperônimo e não hipônimo como fala a questão

  • uma vez que você entende o que a FGV quer, você acerta a questão

  • Cognatos são palavras que possuem o mesmo radical em diferentes idiomas, por possuírem a mesma origem. Portanto geralmente se assemelham, tanto na escrita como em seu significado.

    Belo e beleza são cognatos.

     

    Fonte: https://www.dicionarioinformal.com.br/cognato/

  • Qual o nome desse assunto que fala sobre hiponimo e hiperonimo ?

  • Pra elucidar o entendimento sobre HIPERONÍMIA e HIPONÍMIA, faça um diagrama de conjuntos, aonde tudo o que for hipônimo, estará dentro do grupo dos hiperônimos: Todo coronel é militar, mas nem todo militar é coronel.

  • Gabarito: LETRA B

    SIGNIFICADO DE CONFLAGRAÇÃO: [Figurado] Revolução política, guerra, conflito internacional: conflagração européia.

    Fonte:

  • Gabarito B

    Exemplo: Eu vi no desfile militar, soldados, cabos e sargentos.

    As palavras soldados, cabos, sargentos possuem certa familiaridade significativa, já que pertecem a uma mesma esfera semântica, ou seja, todos elas se incluem no universo militar. A palavra militar, no entanto, apresenta um sentido mais abrangente, já que engloba todas as patentes. Nesse caso dizemos que soldados, cabos e sargentos são palavras hipônimas. Militar, no entanto, é uma palavra hiperônima de todas as que a ela se relacionam.

    Resumindo: hiperônimo generaliza, hipônimo específica.

  • Rio a Paris não seria denotativo?

  • Vivian, "Rio a Paris" é denotativa sim, mas foi substituída por "a Cidade Maravilhosa e a Cidade Luz", que é conotativa.

  • Total Maurício hahaha
  • HIPER tá "ACIMA "

    HIPO tá "ABAIXO"

    Hiperônimos ta acima e tem sentido amplo

    Hipônimos ta abaixo e tem sentido menor

  • Letra A: Enquanto as guerras se tornam a cada dia mais violentas, dirigi-las é cada vez mais cômodo e se faz de locais cada vez mais distantes da conflagração. / substituição por sinônimos ou quase-sinônimos.

    Comentários: o "sinônimo é um adjetivo masculino que classifica uma palavra que, apesar de ser diferente, tem o mesmo significado (ou muito parecido) de outra" (Fonte: https://www.significados.com.br/sinonimo/). Conflagração e guerra são sinônimos.

    (Correta)

    Letra B: O coronel trazia documentos importantes, mas, após o acidente, nada foi encontrado na pasta do militar. / substituição por hipônimos.

    Comentários: hiperônimos "são palavras de sentido genérico, ou seja, palavras cujos significados são mais abrangentes do que os hipônimos". Já os hipônimos "são palavras de sentido específico, ou seja, palavras cujos significados são hierarquicamente mais específicos do que de outras" (Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/hiponimos-hiperonimos.htm). Na questão, entretanto, houve uma inversão, pois militar é hiperônimo (mais genérico, amplo) e coronel é hipônimo (mais específico). Logo, não se trata de uma substituição por hipônimo, mas por hiperônimo.

    (Errada)

    Letra C: Acredito que o péssimo estado das nossas prisões é que as impede de serem ocupadas por algumas pessoas da nossa melhor sociedade. / substituição por pronomes.

    Comentários:"pronome é a palavra que se usa em lugar do nome, ou a ele se refere, ou ainda, que acompanha o nome qualificando-o de alguma forma". Podem ser pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, relativos e interrogativos (Fonte: https://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf42.php). Na questão, de fato, houve uma substituição do termo nossas prisões pelo pronome oblíquo átono as (3ª pessoa do plural).

    (Correta)

    Letra D: Qualquer homem, andando uma média de onze horas por dia, levaria apenas 285 dias para ir do Rio a Paris. Isso, naturalmente, se não houvesse o oceano Atlântico entre a Cidade Maravilhosa e a Cidade Luz. / substituição por expressões conotativas.

    Comentários: o "sentido conotativo é a linguagem em que a palavra é utilizada em sentido figurado, subjetivo ou expressivo. Ele depende do contexto em que é empregado, sendo muito utilizado na literatura. Isso porque, no meio literário, muitas palavras tem forte carga de sensações e sentimentos. Sentido denotativo é a linguagem em que a palavra é utilizada em seu sentido próprio, literal, original, real, objetivo" (Fonte: https://www.todamateria.com.br/conotacao-e-denotacao/).

    (Correta)

    Letra E: O riso é próprio do homem, mas o rir demais traduz pouca inteligência. / substituição por termos cognatos.

    Comentários: "cognatos são palavras que têm, etimologicamente, uma origem comum" (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cognato).

    (Correta)

  • B. O coronel trazia documentos importantes, mas, após o acidente, nada foi encontrado na pasta do militar. / substituição por hipônimos. incorreta

    Militar é hiperônimo; coronel é hipônimo de militar, assim como soldado, capitão, major, sargento etc.

  • tenho uma rima: ERRAR AGORA, PARA NÃO ERRAR NA PROVA

  • O erro da opção "E" está numa única palavra, qual seja, "termo". TERMOS cognatos, como os colegas abaixo já puderam expor,"são palavras que apresentam uma raiz e significação comum, tendo a mesma origem etimológica". Contudo, a opção apresenta FORMAS cognatas, vez que nela temos um SUBSTANTIVO (riso) e um VERBO (rir). Substantivos, adjetivos e verbos são formas de classificação morfológica das palavras. Neste sentido, podemos ter simultânea ou alternativamente substantivo/adjetivo/verbo cognatos. Por fim, adaptando a opção "E" poderíamos ter: "riso (substantivo) é próprio do homem risonho (adjetivo), mas o rir (verbo) demais traduz pouca inteligência. / substituição por formas cognatAs.

  • Não interpretei a letra E como uma substituição.

    Entendi como coisas diferentes: "o riso" = sorriso; "o rir demais" = gargalhar.

    Pode até não ser esse sentido exato, mas o "mas" traz uma ideia de adversidade entre os dois substantivos, não há intenção de substituir, mas sim de mostrar a diferença ele "riso" e "rir demais".

    Posso estar enganado, mas foi assim que entendi.

  • Maravilhoso

    adjetivo

    Que é capaz de provocar admiração: espetáculo maravilhoso.

    Que chama atenção pelas qualidades positivas, pela beleza e excelência: uma música maravilhosa; um sujeito maravilhoso.

    Que não pode ser explicado racionalmente; que foge da lógica: história maravilhosa.

    substantivo masculino

    O que é alvo de admiração: o maravilhoso não pode ser explicado.

    [Literatura] Evento sobrenatural que altera o rumo da ação numa narrativa: o maravilhoso pagão era comum na poesia clássica.

    Etimologia (origem da palavra maravilhoso). Maravilha + oso.

    Não consigo entender por que a letra D está correta ? Como pode ser sentido conotativo para maravilhosa? Se fosse irônico até concordaria.

  • Resposta letra: B

    Hipônimo: São palavras que se relacionam pelo sentido dentro de um conjunto, ligando-se por afinidade ou por um ser parte do outro. Ex: coronel, soldado, capitão, major.

    Hiperônimo: Sentido amplo. Ex: Militar.

  • Se for a fgv na prova no senado,será um nível extremo.

    Preparem-se!

  • letra B

     

    Militar é hiperônimo de coronel e não hiponimo.

  • Há um erro grave na redação da alternativa D. Não sei se foi a banca ou o site. Ao ler essa alternativa, vemos que "Rio a Paris" não é sintaticamente equivalente a "Cidade Maravilhosa e a Cidade Luz. Por que seria correto substituir uma expressão constituída pela preposição "a" com uma formada pela conjunção "e"????

  • Só acertei pela memória ... de tanto fazer!

  • B

  • Coronel é hipônimo de militar. Como quem fez a substituição foi ''militar'', trata-se de substituição por hiperônimo.

  • O difícil é você entender que zorra está sendo perguntado. Após isso, tá tudo certo kkkkk

  • HIPERÔNIMO    (HIPER- GRANDE)             X                         HIPÔNIMO (HIPO- PEQUENO)              

    (ASPECTO GERAL, GENÉRICO:MILITAR) (ASPECTO PARTICULAR, ESPECÍFICO: CORONEL) 

    NA QUESTÃO A PALAVRA" MILITAR" SUBSTITUIU A PALAVRA "CORONEL" PORTANTO HOUVE UMA SUBSTITUIÇÃO POR HIPERÔNIMO E NÃO POR HIPÔNIMO COMO AFIRMA A QUESTÃO.

  • vai se ferrar cacete

  • Todo coronel é um militar, mas nem todo militar é um coronel.

    Por isso a substituição foi de hipônimo por hiperônimo e não o contrário como afirmado na questão. Por isso o gabarito é a letra B

  • Prefiro seguir acreditando que cidade luz é conotativo a que Militar seja hiponimo de general.. 

     

  • Eu fiquei entre a B e D....O meu coração gritava dizendo"Marque a B, marque a B!" Eu com meu ceticismo embusteiro marquei a D..

  • Excelente comentário da Juliana Pereira. Tirando a última q ela citou a Wikipedia, altíssimo nível. Parabéns!

  • Questão TOP

  • Para acertar essa questão tem que se saber a diferença entre hipônimos e hiperônimos, sendo que hipônimos está associado a um sentido mais especifico, no caso o coronel é um militar, porém pertence ao quadro de oficiais. Militar nessa questão trás a ideia de um termo amplo que é o caso do hiperônimo.

    Gabarito letra B

  • questão show.

    pmce.

  • Vale ressaltar que a classificação de uma palavra, como Hipônimo ou Hiperônimo, não é absoluta, porque dependerá da comparação que será feita.