-
Gab. Errado
Considerando que a proposta ora apresentada encontra‐se sem os devidos argumentos que a sustente, esta Diretoria posiciona‐se com parecer não favorável a ela.
-
Atenção: Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos. Nessas situações haverá apenas a preposição “a”.
Gab-E
-
Considerando que a proposta ora apresentada encontra‐se sem os devidos argumentos que a sustente, esta Diretoria posiciona‐se com parecer não favorável a ela.
-
Essa é uma questão que exige do candidato uma análise sobre a adequação da linguagem a partir do que preceitua a correspondência oficial, bem como a correção gramatical.
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, as comunicações administrativas devem ser sempre formais, isto é, obedecer a certas regras de forma. Entretanto, não existe propriamente um padrão oficial de linguagem, o que há é o uso da norma padrão nos atos e nas comunicações oficiais. É claro que haverá preferência pelo uso de determinadas expressões, ou será obedecida certa tradição no emprego das formas sintáticas, mas isso não implica, necessariamente, que se consagre a utilização de uma forma de linguagem burocrática. Nesse sentido, o jargão burocrático, como todo jargão, deve ser evitado, pois terá sempre sua compreensão limitada.
Dessa forma, ao analisarmos o trecho da questão, observamos que não há nenhum problema quanto à adequação da linguagem, pois ele é claro (possibilita imediata compreensão pelo leitor), objetivo (trata diretamente sobre o assunto, sem voltas e sem redundâncias), conciso (consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras), coerente e coeso (o período está conectado, harmônico) e impessoal (elaborado em nome do serviço público). Já no que tange à correção gramatical, verificamos que há uma falha no uso do sinal indicativo de crase no final do período, na construção "favorável à ela". Conforme determinado pela gramática normativa, como a crase é formada por uma preposição ("a") que indica movimento e não pessoas do discurso, o emprego do acento grave junto aos pronomes pessoais é dispensado. Portanto, o item está incorreto devido a problema na correção gramatical.
Gabarito: ERRADO
-
Pronome pessoal o caso re não vai crase antes.
-
Considerando que a proposta ora apresentada encontra‐se sem os devidos argumentos que as sustente (sustente oq? a proposta) , esta Diretoria posiciona‐se com parecer não favorável à ela. (não tem crase aqui)
-
GABARITO: ERRADO
Considerando que a proposta ora apresentada encontra‐se sem os devidos argumentos que as sustente, esta Diretoria posiciona‐se com parecer não favorável à ela.
Remissão errada quanto ao sujeito.
Não se usa crase antes de pronomes pessoais (mim, ti, ele, ela, nós, vós...)