SóProvas


ID
3023794
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Dignidade e paciência

André Bueno

Professor Adjunto da UERJ 

Confúcio levanta um problema sério para qualquer buscador da sabedoria: quais os limites da dignidade e da paciência? O mestre, por vezes, suportou ofensas atrozes de man eira inexpugnável; por outras vezes, revoltou-se, de imediato, com certos acontecimentos. Há um padrão para lidar com os problemas sem perder o controle? E, se existe, qual é? 

Nos Diálogos de Confúcio (Lunyu), está escrito que os discípulos de Zixia perguntaram a Zizhang sobre as relações sociais. Zizhang disse: "O que Zixia vos disse?" Eles responderam: "Zixia disse: ‘Associai-vos ao tipo certo de pessoas; evitai aquelas que não são do tipo certo’”. Zizhang disse: "Ensinaram-me algo um pouco diferente: um cavalheiro respeita os sábios e tolera os medíocres, louva os bons e tem compaixão pelos incapazes. Se tenho uma vasta sabedoria, quem eu não toleraria? Se não tenho uma vasta sabedoria, as pessoas me evitarão. Com base em que deveria eu evitá-las?". 

Em A Justa Medida (Zhong Yong), também se diz: "Se alguém faz dez vezes o que outros fazem uma vez; se faz cem o que outros fazem dez; se faz mil o que outros fazem cem, essa atitude leva à sabedoria". Ambos os trechos mostram que o exercício da paciência e da dignidade são práticas constantes, e seu domínio procede de uma intensa, profunda e dedicada atenção. Elas procedem do desejo de não buscar o conflito desnecessário, de atentar ao conjunto das possibilidades de resolução e de ponderar corretamente, sem fazer concessões levianas ou abandonar o que é correto. 

Porém, em situações extremas, não há o que fazer para alterar o curso das coisas: pior, manter - se numa determinada posição pode mesmo significar um envolvimento – ou compromisso – com a causa dos problemas. Nessas situações, é melhor dar as costas ao mundo e seguir adiante. Se não se pode combater o problema frontalmente, e se a arte do indireto não serve para a elucidação daqueles envolvidos no erro, então, pôr-se a caminho não é covardia ou medo – é apenas a constatação de que nada pode ser feito, e a dignidade real consiste em conter-se e ausentar-se do contexto em erro. 

No hexagrama 61 do Tratado das Mutações (Yijing), analisa-se a "verdade interior", a autenticidade realizante, derivada da centralidade do indivíduo. A sexta linha, que conclui o hexagrama, traz um comentário interessante: "O galo canta para o céu, mas não voa". Isso significa: podemos denunciar os crimes, mas, se não pudermos voar, se não tivermos o poder e a autoridade para corrigi-los, acabaremos só criando mais problemas. Portanto, nessas horas, por mais certos que estivermos, precisamos nos conter e praticar a paciência com dignidade. Tolerar é uma virtude; comedir-se, uma excelência. A covardia só existe quando alguém pode, de fato, resolver uma questão, mas se ausenta, seja por medo ou por compromisso. Quando alguém desconhece a própria força, deve cuidar-se para não confundir humildade com indulgência perante os erros. A autoridade moral para enfrentar as indignidades é difícil de se obter, e a paciência é confundida com covardia. Mas o buscador da sabedoria deve ter um compromisso, antes de tudo, com o que é apropriado e consigo mesmo, não temendo a reprovação alheia. "Sem princípios comuns é inútil discutir”, afirma Confúcio.


BUENO, André. Dignidade e paciência. Filosofia, ciência e vida. São Paulo: Editora Escala, Ed. 147, fev., 2019. p. 54-55. [Adaptado]. 

Considere o trecho:

Se tenho uma vasta sabedoria, quem eu não toleraria? Se não tenho uma vasta sabedoria, as pessoas me evitarão.

Mantendo-se, como sujeito dos verbos em destaque, o pronome “vocês”, o trecho, em acordo com a norma-padrão, apresenta-se na seguinte versão:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Se tenho uma vasta sabedoria, quem eu não toleraria? Se não tenho uma vasta sabedoria, as pessoas me evitarão. (1ª pessoa do singular "eu).

    → 3ª pessoa do plural (eles → VOCÊS): Se têm uma vasta sabedoria, quem vocês não tolerariam? Se não têm uma vasta sabedoria, as pessoas os evitarão.

    → "têm" (terceira pessoa do plural)"tem" (terceira pessoa do singular). se VOCÊS têm.

    → quem evita, evita alguém → o "lhes" equivale a "e eles" e é um complemento indireto do verbo, visto que temos um verbo transitivo direto, ele não poderia ser usado.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • "Se têm uma vasta sabedoria, quem vocês não tolerariam? Se não têm uma vasta sabedoria, as pessoas os evitarão."

    lhe é o único pronome oblíquo átono que já se apresenta na forma contraída, ou seja, houve a união entre o pronome "o" ou "a" e preposição "a" ou "para". Por acompanhar diretamente uma preposição, o pronome lhe exerce sempre a função de objeto indireto na oração.

    (quem evita, evita alguém) → o "lhes" é um complemento indireto do verbo, visto que temos um verbo transitivo direto, ele não poderia ser usado.

    Os pronomes me, te, se, nos e vos podem tanto ser objetos diretos como objetos indiretos.

    Os pronomes o, a, os e as atuam exclusivamente como objetos diretos.

  • Letra C

  • questão pessima 

  • GABARITO: C

    "Se têm uma vasta sabedoria, quem vocês não tolerariam? Se não têm uma vasta sabedoria, as pessoas os evitarão".

    Utiliza-se a forma "têm", pois é plural (vocês);

    Utiliza-se o pronome "os" pois quem evita, evita algo (objeto direto).

    "Não pare até que tenha terminado aquilo que começou." - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • que redação horrível !

  • " Vocês" está na terceira pessoa do plural. Logo, cabe acento diferencial no verbo; Evitar é verbo transitivo. Deste modo, o pronome "lhe" não cabe na oração.
  • Complemento:

    Caso tenha dificuldades veja por esta ótica:

    as pessoas lhes evitarão.

    As pessoas = sujeito

    evitarão alguém = OD.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Banca ladina. Ela ocultou o sujeito nas opções, embora tenha deixado a descoberto aquele a que se refere, isto é, "vocês". Vejamos:

    "Se [vocês] têm uma vasta sabedoria, quem vocês não tolerariam? Se [vocês] não têm uma vasta sabedoria, as pessoas os evitarão."

    Letra C

  • c- Se (vocêstêm uma vasta sabedoria, quem vocês não tolerariam? Se (vocês) não têm uma vasta sabedoria, as pessoas os evitarão.

    Quem evita, evita algo ou alguém. Portanto VTD - PEDE OD. 

  • Quem EVITA>>>evita ALGO

    Não cabe o "lhe"

  • Alternativa C.......quem evita, evita alguma coisa ( os ).

  • Assertiva c

    Se têm uma vasta sabedoria, quem vocês não tolerariam? Se não têm uma vasta sabedoria, as pessoas os evitarão.