SóProvas


ID
3025849
Banca
FCC
Órgão
CREMESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Entre as principais funções da administração se inserem planejamento, organização, direção e controle, sobre as quais é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

  • GABARITO: LETRA B

    Planejamento estratégico:O planejamento estratégico é o começo de tudo, é a visão do futuro da organização, que se estrutura nos fatores ambientais externos, e nos fatores internos, onde definimos os valores, visões e missão da organização. Realizado a longo prazo.

    As decisões tomadas no planejamento estratégico são de responsabilidade da alta administração da empresa. Na sua maioria pela Alta Direção, proprietário, CEO, presidente ou diretoria, isso depende de como a empresa distingue o nível hierárquico dos seus processos.

    Planejamento tático: o planejamento tático tem um envolvimento mais limitado, a nível departamental, envolvendo às vezes apenas um processo de ponta a ponta. É desdobramento do planejamento estratégico, realizado a médio prazo.

    O planejamento tático é o responsável por criar metas e condições para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam atingidas. Por se tratar de um planejamento mais específico, as decisões podem ser tomadas por pessoas que ocupam os cargos entre a alta direção e o operacional, como executivos da diretoria e gerentes.

    Planejamento Operacional: O planejamento operacional é de onde saem as ações e metas traçadas pelo nível tático para atingir os objetivos das decisões estratégicas.

    Neste planejamento os envolvidos são aqueles que executam as ações que são aplicadas em curto prazo, com objetivos bem detalhados

    Aqui, todos os níveis da organização estão envolvidos e cuidam do acompanhamento da rotina, garantindo que todas as tarefas e operações sejam executadas, de acordo com os procedimentos estabelecidos, preocupando-se em alcançar os resultados específicos.

    Fonte: Apostila do Estratégia e https://blogdaqualidade.com.br/a-diferenca-entre-o-planejamento-estrategico-tatico-e-operacional/

    Controle: Busca avaliar se os objetivos estão ou não sendo atingidos, podendo ser preventivo, simultaneo ou posterior. É formado por 4 etapas:

    a) estabelecimento de padrões: define os resultados esperados;

    b)monitoramento de desempenho: coleta de informações;

    c) comparação do resultado com o padrão: compara os resultados esperados com o que realmente aconteceu;

    d) medidas corretivas: relatório dos erros e correção

    Fonte: Apostila do Estratégia

  • alguém poderia explicar o erro da B?

  • qual o erro da alternativa "A" ?

  • Gabarito letra B, porém realmente não está muito claro porque A estaria errado

    Planejamento: processo desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa ou organização. 

    Planejamento estratégico: é elaborado pelo nível institucional da organização (presidência/diretores), englobando a organização como um todo e sua interação com o ambiente. Aqui há uma preocupação com os objetivos de longo prazo e com as estratégias e ações que serão necessárias para alcançá-los (tais como ferramentas, políticas, missão, visão, valores, etc).

    Planejamento tático: É realizado pela gerência intermediária e consiste em um desdobramento do planejamento estratégico aplicado a cada departamento específico da organização, sendo conduzido pela gerência intermediária. Em resumo: É voltado para o médio prazo; envolve cada departamento de maneira específica; . 

    Planejamento operacional: É conduzido pelos níveis mais baixos da gerência/supervisão operacional, buscando formalizar as metodologias a serem aplicadas no dia a dia dos funcionários e como será a operacionalização dos trabalhos corriqueiros. Em resumo: é voltado para o curto prazo; envolve cada tarefa ou atividade isoladamente; é voltado para a eficiência. 

    Organização:  É aquela que busca organizar, estruturar e integrar os recursos disponíveis para que as ações a serem realizadas possam atingir o sucesso. Está relacionada ao desenho da estrutura organizacional (estratégica); da estrutura de órgãos, cargos, rotinas e procedimentos de cada departamento (tática); e definição de métodos e processos de trabalho e de operação (operacional). Trata, especificamente, da obtenção e aplicação dos meios para que se possa por em prática as outras funções administrativas: o planejamento, a direção e o controle. 

    Direção: A função de dirigir está relacionada com a condução dos trabalhos executados, para que os objetivos da organização possam ser atingidos. Esta função é responsável por acionar e dinamizar a empresa para que ela possa funcionar adequadamente. No nével estratégico a função direção estabelece políticas e diretrizes de direção e condução do pessoal. No nível tático realiza a gerência e aplicação (alocação) de recursos com vistas à ação empresarial e liderança. No nível operacional é onde está a chefia, supervisão e motivação do pessoal 

    Controle: busca verificar se as atividades realizadas na organização estão se comportando em relação ao que está proposto no planejamento. Deste modo, pressupõe a existência de um plano a ser seguido e resultados a serem controlados. É a atividade que realiza a correção de rumos com base no planejamento, organização e direção do processo administrativo. 

  • A) Planejamento estratégico difere do operacional, na medida em que o segundo envolve decisões imediatas, enquanto no primeiro o processo decisório é diferido no tempo.

    O planejamento operacional é de curta duração, mas não necessariamente imediato. Ele tem duração normal de um ano. Por exemplo, em janeiro de 2020 é apresentado o planejamento operacional para o ano inteiro. Não se pode falar que algo é "imediato" se a realização ocorrerá em meses. Tanto o planejamento estratégico, quanto o operacional, são diferidos no tempo.

    Não podemos confundir o planejamento operacional com a execução desse planejamento. A execução dele é realizada no cotidiano através de decisões imediatas, mas o planejamento em si é realizado muito antes disso.

  • Planejamento operacional não é necessariamente de decisões imediatas, mas de curto prazo.

  • O erro do item A é afirmar que o planejamento operacional toma decisões imediatas, que são próprias do planejamento estratégico.

    https://www.fm2s.com.br/tomada-de-decisao-como-fazer/

    Os empreendedores são famosos por tomar decisões imediatas, o que significa que eles tomam decisõesrápidas com base em um instinto ou intuição. 

  • Decisões imediatas e decisões de curto prazo não são a mesma coisa. Decisões de curto, médio e longo prazo dizem respeito a quanto tempo aquilo que foi decidido estará em vigor. Decisões IMEDIATAS são decisões que são tomadas os mais rápido possível, e são tomadas apenas no nível estratégico. Por exemplo, se o nível tático precisa tomar certas decisões, dependendo do nível de importância das mesmas, precisa de aprovação do nível estratégico, logo demoram mais, então não são IMADIATAS.