SóProvas


ID
3040663
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Poá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                               Ameaças globais


      A mudança climática continua sendo percebida como a maior ameaça global, diz o Pew Research Center. Realizado no ano passado com mais de 27 mil pessoas em 26 países, o estudo indicou um fortalecimento dessa percepção. Em 2013, 56% viam o aquecimento global como uma grande ameaça. Em 2017, eram 63%. No ano passado, o porcentual foi de 67%. No Brasil, 72% apontaram a mudança climática como uma relevante ameaça global.

      Confirma-se, assim, que o mundo está cada vez mais preocupado com a sustentabilidade do planeta, o que tem muitas consequências sociais, políticas e econômicas. Por exemplo, os governos que se mostrarem alheios ou contrários a essa preocupação estarão contrariando os sentimentos de sua própria população, além de se colocarem na contramão da história. Outro inegável efeito é que, com populações cada vez mais atentas a questões ambientais, ampliar o acesso a novos mercados exige o compromisso de melhorar as práticas ambientais. Ser indiferente ao meio ambiente é um meio de um país se isolar na esfera internacional.

      Além do aquecimento global, o terrorismo foi outra grande preocupação constatada na pesquisa. Em oito países, entre eles, Rússia, França, Indonésia e Nigéria, o Estado Islâmico foi visto como o maior risco global. Também cresceu a preocupação com os ataques cibernéticos. Em quatro países, incluindo Estados Unidos e Japão, o risco cibernético foi a preocupação internacional mais citada.

      No mundo inteiro, cresceu a preocupação com o poder e a influência dos Estados Unidos. Em dez países, metade ou mais das pessoas entrevistadas afirmou que o poder americano é uma grande ameaça ao seu país. Foi a maior mudança de sentimento entre as ameaças globais avaliadas. Na Alemanha, o crescimento foi de 30%; na França, de 29%; no Brasil e no México, de 26%.

      O estudo revelou um dado interessante a respeito da percepção sobre o risco envolvendo a situação da economia global. Embora seja citado em muitos lugares como uma ameaça significativa, tal perigo não é visto em nenhum país como a principal ameaça. O Pew Research Center destacou que isso ocorreu mesmo naqueles países em que as economias nacionais tiveram avaliações especialmente negativas, como a Grécia e o Brasil.

      Tem-se, assim, que a avaliação que a população de um país faz sobre as ameaças globais pode não ser muito objetiva. Às vezes, há perigos que as pessoas não querem ver. Tal fato mostra a importância de os governos atuarem de forma responsável, com base em dados empíricos e estudos consistentes. Nesta situação, ideologias não são um bom parâmetro para a análise de riscos.

                                                            (O Estado de S. Paulo. 17.02.2019. Adaptado)

Assinale a alternativa que preserva o sentido original do texto e está redigida em conformidade com a norma- -padrão da língua portuguesa.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    A) Já que as questões ambientais estão no topo das preocupações mundiais, os ataques cibernéticos também entram na lista, tanto que foram citados por países como Estados Unidos e Japão, nações com que a dependência da tecnologia é indiscutível. → nenhum termo exige a preposição "com", logo está incorreto.

    B) Ainda que as questões ambientais estão no topo das preocupações mundiais, os ataques cibernéticos também entram na lista, até que foram citados por países como Estados Unidos e Japão, nações onde dependência da tecnologia é indiscutível. → ainda que elas ESTEJAM.

    C) Mesmo que as questões ambientais estejam no topo das preocupações mundiais, os ataques cibernéticos também entram na lista, todavia foram citados por países como Estados Unidos e Japão, nações de que a dependência da tecnologia é indiscutível. → nenhum termo exige a preposição "de", logo está incorreto.

    D) Embora as questões ambientais estejam no topo das preocupações mundiais, os ataques cibernéticos também entram na lista, visto que foram citados por países como Estados Unidos e Japão, nações cuja dependência da tecnologia é indiscutível. → está correto, visto que temos o pronome "cuja" ligando dois substantivos, trazendo uma matiz de posse.

    E) Se as questões ambientais estejam no topo das preocupações mundiais, os ataques cibernéticos também entram na lista, pois foram citados por países como Estados Unidos e Japão, nações a que a dependência da tecnologia é indiscutível. → o correto seria: se elas ESTIVESSEM.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • CUIDADO! Caso pratiques conjugação de verbos, não terás problema com esse tipo de questão.

    A) Está errada. "Com que" não se encaixa na frase. Essa preposição é indicada pra se indicar quando algo está sendo feito em companhia de outra pessoa, ou para simplesmente unir dois termos que formarão um único termo.

    B) Está errada. O que falei sobre a conjugação dos verbos? Ainda que... estejam.

    C) Está errada. Sem analisar a parte sintática já daria pra perceber que a semântica da frase foi alterada com a inserção daquele "todavia".

    D) Corretíssima. Cuja está seguindo todas as regras e há relação de posse e propriedade.

    E) Está errada. O que falei sobre a conjugação dos verbos? Se a questões ambientais estivessem... e não: se as questões ambientais estejam.

  • Vunesp está cada vez mais inovadora nas questões de português, misturando vários assuntos: verbos, regência, sentido, concordância...

    Avante.

  • Embora as questões ambientais estejam no topo das preocupações mundiais, os ataques cibernéticos também entram na lista, visto que foram citados por países como Estados Unidos e Japão, nações cuja dependência da tecnologia é indiscutível.

  • Essa questão exige que o candidato saiba identificar as conjunções coordenadas e subordinadas. Para compreender se a escrita das opções está correta, devemos entender quais são as relações de sentido entre as orações e como elas se complementam.

    De acordo com o enunciado da questão, devemos a opção que preserva o sentido do texto original e que está em conformidade com a norma-padrão.

    Tomando essas informações como base, vamos à análise de cada opção:


    Letra A: INCORRETA. Segundo a redação da opção "Já que as questões ambientais estão no topo das preocupações mundiais, os ataques cibernéticos também entram na lista, tanto que foram citados por países como Estados Unidos e Japão, nações com que a dependência da tecnologia é indiscutível.", veja que com que não estabelece a ligação correta entre os termos nações e dependência, visto que ali estamos buscando uma relação de localidade, e não companhia. O correto para essa opção seria "nações onde a dependência" ou "nações em que a dependência". Por isso, essa opção está incorreta.


    Letra B: INCORRETA. Segundo a escrita dessa opção "Ainda que as questões ambientais estão no topo das preocupações mundiais, os ataques cibernéticos também entram na lista, até que foram citados por países como Estados Unidos e Japão, nações onde dependência da tecnologia é indiscutível.", temos uma incorreção quanto ao tempo verbal empregado na oração concessiva. Sabemos que as orações subordinadas adverbiais concessivas exigem na sua estrutura verbos no subjuntivo ou no futuro do pretérito. Nesse caso, o correto seria: "Ainda que as questões ambientais estejam...". Além disso, um pouco mais a frente, existe o emprego de até que foram citados, estipulando uma relação de temporalidade onde não há. Existe ali uma explicação à informação anterior, por isso a reescrita seria "entram na lista porque foram citados". Por esse motivo, essa opção está incorreta.

    Letra C: INCORRETA. Segundo a opção "Mesmo que as questões ambientais estejam no topo das preocupações mundiais, os ataques cibernéticos também entram na lista, todavia foram citados por países como Estados Unidos e Japão, nações de que a dependência da tecnologia é indiscutível.", todavia é citado como uma conjunção explicativa, quando o seu sentido é de contrariedade. Portanto, a conjunção usada erroneamente, já que as informações precisariam ser contrárias para que o sentido se mantivesse correto. Além disso, há a presença de uma preposição de após a palavra "nações", entretanto, não há nenhuma palavra ou verbo que necessite dessa preposição, por isso, tornando-se desnecessária. Por isso, essa opção está incorreta.

    Letra D: CORRETA. Exatamente. A conjunção concessiva "embora" foi usada corretamente, assim como a conjunção causal "visto que" ligando uma causa a uma consequência. Além disso, o pronome cuja está corretamente empregado, concordando com a palavra feminina "dependência":  "Embora as questões ambientais estejam no topo das preocupações mundiais, os ataques cibernéticos também entram na lista, visto que foram citados por países como Estados Unidos e Japão, nações cuja dependência da tecnologia é indiscutível.". Por isso, essa opção está correta.

    Letra E: INCORRETA. Segundo a redação: "Se as questões ambientais estejam no topo das preocupações mundiais, os ataques cibernéticos também entram na lista, pois foram citados por países como Estados Unidos e Japão, nações a que a dependência da tecnologia é indiscutível.", há uma conjunção condicional iniciando uma oração subordinada adverbial condicional, mas o verbo está conjugado erroneamente. Para que haja dúvida, hipótese ou condição é necessário usarmos os tempos verbais do subjuntivo como o pretérito ou o futuro ou ainda o futuro do pretérito do indicativo. Nessa opção, há a presença do presente do subjuntivo. Por isso, a opção está incorreta.
     
    Gabarito do professor: Letra D.
  • Na hora que vi esse Cuja fiquei feliz.

    Esse Cuja é um pronome possesivo, quando o trecho diz que as nações dependem, então utilizar um pronome possesivo fica adequado, porque pertence a elas.

    GAB D

    APMBB