SóProvas


ID
3040864
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

   

Uso de inteligência artificial pode aumentar desemprego no Brasil, diz FGV


      Responsável por reduzir burocracias, automatizar processos e aumentar a eficiência, o uso de inteligência artificial (IA) pode aumentar o desemprego no País em quase 4 pontos porcentuais nos próximos 15 anos. Os dados são de um estudo desenvolvido pelo professor Felipe Serigatti, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Microsoft.

      Para simular o impacto da adoção de IA na economia brasileira, a pesquisa estipulou três cenários: um conservador, no qual a taxa de crescimento da adoção de IA pelo mercado brasileiro é de 5%, durante 15 anos. Nesse panorama, a economia também cresce menos do que o estimado para os próximos anos. No cenário intermediário, o número é de 10%, com crescimento estável. Já no mais agressivo, em um mundo em que a economia tem projeção otimista de crescimento, a adoção de IA subiria 26% no período – é nesse último que o desemprego pode aumentar em 3,87 pontos porcentuais, no saldo geral da população.

      No mais severo dos cenários, os mais afetados serão os trabalhadores menos qualificados, que poderão ver o desemprego aumentar em 5,14 pontos porcentuais; já o número de vagas qualificadas pode subir com a adoção massiva de inteligência artificial, em até 1,56 ponto percentual. “A inteligência artificial aumentará a desigualdade”, alertou Serigatti, que é professor de Economia da FGV.

      A pesquisa analisou seis segmentos diferentes da economia: agricultura, pecuária, óleo e gás, mineração e extração, transporte e comércio e setor público (educação, saúde, defesa e administração pública). Os trabalhadores mais afetados no cenário mais agressivo são os mais qualificados dos setores de óleo e gás e de agricultura, dois dos principais pilares da economia brasileira. O primeiro tem redução nos empregos de 23,57%, e o segundo, de 21,55%.

(Bruno Romani, “Uso de inteligência artificial pode aumentar desemprego no Brasil, diz FGV”. https://link.estadao.com.br. Adaptado)

De acordo com a norma-padrão, o título do texto está corretamente reescrito e pontuado em:

Alternativas
Comentários
  • Para mim, a questão cabe recurso já que a resposta pode ser a alternativa E. O uso da vírgula é facultativo mesmo estando a frase escrita de forma indireta. 

    sujeito: FGV

    diz: VTD

    uso de inteligência artificial pode aumentar desemprego: Obj.Direto

    no Brasil: adj.adv. lugar

    exemplo:

    forma direta: comprei um pão ( suj. + compl.verbal)

    forma indireta: um pão comprei ( compl.verbal + suj. )

  • essas vírgulas são indispensáveis.

    H M M, acho que nessa vc tá só.

  • Letra A: FGV diz que, uso de inteligência artificial pode aumentar desemprego no Brasil.

    FGV diz ,que uso de inteligência artificial pode aumentar desemprego no Brasil.

    Vírgula deve ser ANTES do QUE

    QUE atua como CONJUNÇÃO integrante

  • GABARITO: LETRA D

    A) FGV diz que, uso de inteligência artificial pode aumentar desemprego no Brasil. → separou o complemento verbal do seu verbo "diz", configurando erro.

    B) “FGV diz” – uso no Brasil de inteligência artificial pode aumentar desemprego. → incorreto, o termo entre aspas está inadequado.

    C) Diz FGV, uso de inteligência artificial no Brasil pode aumentar desemprego. → faltou as aspas para marcas o discurso direto.

    D) “No Brasil, uso de inteligência artificial pode aumentar desemprego”, diz FGV. → correto, aspas marcando uma citação direta, "no Brasil" é adjunto adverbial deslocado de curta extensão (vírgula facultativa).

    E) No Brasil uso de inteligência artificial pode aumentar desemprego diz FGV. → incorreto, a frase está truncada, faltou as aspas ou travessões para marcar o discurso direto, configurando erro.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Assertiva D

    “No Brasil, uso de inteligência artificial pode aumentar desemprego”, diz FGV.

  • A C com certeza é muito polêmica. A frase é só um hipérbato do título original, deveria estar correta.

  • pq a C nao está correta?