Questão complexa, existe mais de uma alternativa que poderia ser considerada correta do ponto de vista da produtividade de uma forma abrangente e global. Mas repare que a questão solicita a alternativa que trata do uso da tecnologia nos processos produtivos.
a) deve checar quais rendimentos não estão satisfatórios e observar se é algo relacionado a um pequeno grupo ou a muitos colaboradores da empresa.
ERRADO. Trata-se de uma atividade inerente à função de controle e avaliação de desempenho nas organizações. Não está diretamente relacionado com o uso de tecnologias.
b) é indicado que cada área estabeleça quais são os critérios específicos para a medição do desempenho, sem deixar de levar em conta as tendências de mercado e os períodos do ano.
ERRADO. Mesma observação do item anterior. Não houve menção a nenhum aspecto relacionado com o uso de tecnologias para subsidiar o processo.
c) devem-se avaliar boas práticas de outras empresas equivalentes e colocar em funcionamento o que fizer sentido e puder melhorar sua eficiência.
ERRADO. A alternativa trata da utilização da ferramenta denominada benchmarking, que é justamente esse processo de avaliar as melhores práticas no mercado e trazê-las para a realidade organizacional.
d) automatizar o registro de dados para acompanhar os índices de produtividade torna a tarefa mais isenta e diminui as chances de erro de cálculo.
CERTO. É o nosso gabarito, pois é a única alternativa que trouxe a importância do uso de tecnologias nos processos produtivos. As tecnologias possuem uma enorme capacidade de compreensão e processamento. O uso de algoritmos permite que as taxas de acerto de cálculos sejam altas. Além disso, como não há o fator humano no processo, aumenta-se a parcialidade (isenção).
e) mesmo que o negócio esteja com bons índices, deve-se manter o monitoramento e buscar sempre inovações, para superar os resultados e reduzir os custos.
ERRADO. Veja que, como disse no começo do comentário, a alternativa aparentemente não apresenta nenhum erro. Mas, ela foge do foi pedido pelo examinador, pois não traz relação alguma do uso de tecnologias para o incremento da produtividade.
Fonte: Professor Arthur Oliveira. (Tec)