-
Gabarito A
Dica para esse tipo de questão: primeiro se identifica as alternativas na voz passiva.
Com isso, podemos excluir a Alternativa ''E''
Pois não encontramos nem a partícula ''SE'' e nem o ''PARTICÍPIO'' que marca a Voz Passiva Analítica. Além do mais, o verbo ''parecem'' deveria estar no singular para concordar com o núcleo do sujeito ''chamado''
Alternativa D: Os sentimentos de uma urgência despropositada Agitam-se no turbilhão de uma cidade grande [...]
Alternativa C: Quem costuma entender as expressões literalmente acaba por comprometer o sentido real [...]
Alternativa B: Aos moradores das estações de água não parece especial o fato de que os visitantes podem usufruir da paz desses logradouros.
O fato [Disso] não parece especial a alguém: Aos moradores das estações de água.
Alternativa A: GABARITO! Prazeres a que já não se tem acesso nas modernas capitais extraem-se do sossego que reina nas pequenas estâncias
Essa foi a análise que me fez acertar, algum erro me avise!
-
GABARITO: LETRA A
A) Do sossego que reina nas pequenas estâncias extraem-se prazeres a que já não se tem acesso nas modernas capitais. → voz passiva sintética (Se): extraem-se prazeres (prazeres são extraídos), o restante da frase está correto.
B) Aos moradores das estações de água não parecem especial o fato de que os visitantes podem usufruir da paz desses logradouros. → sujeito posposto ao verbo: O fato não PARECE especial.
C) Quem costuma entender as expressões literalmente acabam por comprometerem o sentido real que se pretendiam. → "quem" é o sujeito: QUEM ACABA (verbo deveria estar no singular).
D) Agita-se no turbilhão de uma cidade grande os sentimentos de uma urgência despropositada, que a ninguém beneficiam. → novamente sujeito posposto ao verbo, ordem direta: Os sentimentos AGITAM-SE (assim estaria correto, marcando uma voz passiva sintética e a concordância feita com o sujeito paciente).
E) A poucos parecem atrair, nestes nossos dias agitados, o chamado à paz e à tranquilidade que nos fazem as estações de águas. → sujeito posposto: O chamado PARECE atrair.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! RUMO À APROVAÇÃO!!
-
E) Não há presença de voz passiva ( ELIMINA )
A) GABARITO -> extraem-se prazeres - ( PRAZERES SÃO EXTRAÍDOS)
B) O fato parece...
C) Quem acaba...
D) O chamado parece...
-
hahahahahaha!!!
UM FORTE ABRAÇO.
-
VOZ PASSIVA - DUAS FORMAS
VOZ PASSIVA ANALÍTICA - VERBO SER + PARTICÍPIO DO VERBO PRINCIPAL.
Ex: O ministro foi afastado do cargo.
VOZ PASSIVA PRONOMINAL OU SINTÉTICA - SER + VERBO NA TERCEIRA PESSOA.
EX: Procuram-se soluções para crise.
-
Dentre as 4 alternativas, a única que tem voz passiva (sintética ou analítica) é a alternativa A. Como a questão pediu para analisar a ocorrência da voz passiva, já elimina três alternativas e garantia à questão.
-
o que não retoma prazeres??? o verbo ter não deveria estar acentuado = Têm ???
-
Para fazer essa questão:
1- procure opções que tenham SER/ TER/ HAVER + VERBO NO PARTICÍPIO (ADO, IDO) ; Com isso muitas vezes já mata! Mas notem que nessa questão não teve, logo temos a outra opção abaixo para ser analisada em conjunto;
2 -Veja as opções que tenham verbo com partícula apassivadora SE ( alternativa A e D).
''Agita-se no turbilhão de uma cidade grande os sentimentos de uma urgência despropositada, que a ninguém beneficiam.
QUEM AGITA-SE??? OS SENTIMENTOS, logo, concordância ERRADA!
LETRA A CORRETA
Muitas vezes não é nem questão de saber muito a matéria ( e olhe que pra saber tudo de português é quase impossível kkkkk), mas sim, entender os macetes para matar as questões!
-
Como resolver esse tipo de questão (como eu faço né)
Primeiro procure os erros de concordância, já da pra matar a maioria das questões.
obs: os erros de concordância geralmente se apresentam de duas formas: 1- ou eles estão errando na concordância com o sujeito: ex: era pro verbo estar no plural pra concordar com o sujeito, mas ele está no singular.
2- Ele não está com a concordância certa na correlação verbal. ex: aquele exemplo batido da fcc: pretérito mais que perfeito do subjuntivo + futuro do pretérito do indicativo: eu IRIA lá se eu PUDESSE.
Depois procure onde tem voz passiva:
voz passiva sintética:
Verbo VTD ou VTDI + SE
Passiva analítica
Verbo auxiliar ser ou estar + particípio
Obs: O "se" vai ser índice de indeterminação do sujeito quando for acompanhado por verbo de ligação, verbo transitivo indireto e verbos intransitivos. Isso pode ser identificado também pelo fato de que o verbo acompanhado do se não vai concordar com o sujeito (mas ele concorda com o sujeito quando é PA)
-
O verbo "ter" na alternativa A ("prazeres a que já não se TEM acesso nas capitais modernas) é sem acento mesmo, pois ele está na 3º pessoa do singular.
Nesse caso, deve-se atentar para a regência do termo "acesso" --> quem não tem acesso, não tem acesso a algo ou a alguém, exigindo-se a preposição "a", deslocada para o inicio da oração adjetiva restritiva ("a que")
Na frase, substituindo o "que" (pronome relativo) por "prazeres" (termo do qual o "que" faz referência), fica: "não se tem acesso a prazeres", sendo "a prazeres" objeto indireto, com sujeito sendo indeterminado, pelo fato desse SE ser o índice de indeterminação do sujeito.
Assim, temos:
extraem-SE --> SE: partícula passivadora (extrair: VTD)
SE tem acesso --> SE: índice de indeterminação do sujeito (ter acesso: pede OI)
Qualquer erro, é só avisar
-
Tô com o colega Clesio Santos Silva Junior.
-
GABARITO A
No vídeo, há a resolução da questão.
Assistir a partir de 02:47:19
https://www.youtube.com/watch?v=7CshwH6VBWI
fonte: 1ª Overdose de Questões TRF3 - Estratégia Concursos - Prof. Adriana Figueiredo
-
-
FCC é tipo um sonho sufridu
-
Para fazer essa questão:
1- procure opções que tenham SER/ TER/ HAVER + VERBO NO PARTICÍPIO (ADO, IDO) ; Com isso muitas vezes já mata! Mas notem que nessa questão não teve, logo temos a outra opção abaixo para ser analisada em conjunto;
2 -Veja as opções que tenham verbo com partícula apassivadora SE ( alternativa A e D).
''Agita-se no turbilhão de uma cidade grande os sentimentos de uma urgência despropositada, que a ninguém beneficiam.
QUEM AGITA-SE??? OS SENTIMENTOS, logo, concordância ERRADA!
LETRA A CORRETA
Muitas vezes não é nem questão de saber muito a matéria ( e olhe que pra saber tudo de português é quase impossível kkkkk), mas sim, entender os macetes para matar as questões!
-
gabarito A
resolução:
https://youtu.be/8zPiRulx8EI?t=2926
fonte: Curso Hora da Verdade TJ MA: Aula de Português - Prof. Felipe Luccas - Estratégia Concursos
-
Depois que assisti ao vídeo no youtube de 15 minutinhos :
Como estudar em 2019-Vozes Verbais com o professor Elias Santana
Estou conseguindo identificar a voz passiva nas questões.
-
Nesse tipo de questão, conseguimos facilmente encontrar a resposta, pois a banca nos dá dois aspectos para lidar. Assim, mesmo tendo dúvida em um, podemos confirmar se a alternativa está correta ou não através do outro.
a) Do sossego que reina nas pequenas estâncias extraem-se prazeres a que já não se tem acesso nas modernas capitais - há claramente voz passiva sintética. A voz passiva sintética ou pronominal constrói-se com o verbo na 3ª pessoa, seguido do pronome apassivador SE, como destacado. Passando para a voz ativa ficaria, de forma resumida: 'prazeres são extraídos'. Além disso, há concordância verbal entre o verbo extrair e o substantivo prazeres.
b) aos moradores das estações de água não parecem especial o fato de que os visitantes podem usufruir da paz desses logradouros - A frase encontra-se na voz ativa.
c) Quem costuma entender as expressões literalmente acabam por comprometerem o sentido real que se pretendiam - não há voz ativa, tampouco concordância verbal, como destacado.
d) Agita-se no turbilhão de uma cidade grande os sentimentos de uma urgência despropositada, que a ninguém beneficiam - há voz passiva sintética, mas não há concordância verbal entre o verbo agitar e o substantivo sentimentos, como destacado. O certo seria, de forma resumida: 'agitam-se sentimentos'.
e) a poucos parecem atrair, nestes nossos dias agitados, o chamado à paz e à tranquilidade que nos fazem as estações de águas - não há concordância verbal nem há voz passiva, como destacado.
-
Voz passiva analítica= Verbo Ser + Particípio
Voz passiva Sintética= Verbo Se + Terceiro Pessoa
-
Ave Maria 2 questões de voz passiva tidas como fáceis pelo qc e eu não acertei nenhuma. Oh, lástima!!!