SóProvas


ID
3084526
Banca
NUCEPE
Órgão
FMS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO II


                     JÁ OUVIU FALAR EM CUIDADOS PALIATIVOS?


      “A ideia de que a medicina é uma luta contra a morte está errada. A medicina é uma luta pela vida boa, da qual a morte faz parte.” A colocação do escritor Rubem Alves (1933-2014) resume bem o que propõem os cuidados paliativos, um campo e conjunto de práticas que têm por objetivo proteger as pessoas do sofrimento trazido por doenças difíceis e que ameaçam a vida. Essa especialidade oferta conforto, o que inclui alívio e prevenção de incômodos físicos (dor, náusea, falta de ar ...), além de apoio emocional, espiritual e social ao paciente e à família. (...).

      Que fique claro: esse amparo não é sinônimo de suspensão de tratamentos. “Não é eutanásia”, enfatiza a geriatra Ana Claudia Arantes, fundadora da Casa do Cuidar de São Paulo, que forma profissionais paliativistas. “Muita gente acha que cuidados paliativos é desistir da vida, quando o que eles oferecem é o oposto: ajudar a viver bem”, esclarece. Tabus do tipo talvez tenham relação com o próprio termo “paliativo”, que, no uso corriqueiro, remete a “solução temporária”. Mas, na origem, a palavra tem outro significado. Pallium, no latim, quer dizer “manto”. Historicamente, assim eram chamadas as capas usadas pelos cavaleiros das Cruzadas para se acolher das intempéries. É esse o sentido que evoca nos cuidados paliativos.

      (...)

                    (Revista Saúde é Vital – Editora Abril, nº 443, junho/2019, p. 62-63). 

“A colocação do escritor Rubem Alves (1933-2014) resume bem o que propõem os cuidados paliativos, um campo e conjunto de práticas que têm por objetivo proteger as pessoas do sofrimento trazido por doenças difíceis e que ameaçam a vida.”


Assinale a opção que apresenta uma afirmação CORRETA quanto ao termo sublinhado.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    A) Em: ... conjunto de práticas que têm por objetivo proteger as pessoas do sofrimento trazido ..., (relaciona ideias opostas em orações interligadas). → incorreto, pronome relativo, retoma o substantivo "práticas", pode ser substituído por "as quais".

    B) Em: ... têm por objetivo proteger as pessoas do sofrimento trazido por doenças difíceis... (palavra que deveria receber um acento grave em virtude da regência do verbo proteger). → incorreto, protege alguma coisa (as pessoas), não temos a preposição exigida pelo verbo, logo sem crase.

    C) Em: ... conjunto de práticas que têm por objetivo proteger as pessoas ... (o acento circunflexo foi utilizado de maneira incorreta porque a forma verbal está no singular). → incorreto, foi usado de maneira correta, concordando com o sujeito "que", o qual retoma o substantivo "práticas", as quais Têm;

    D) Em: ... o que propõem os cuidados paliativos, ..., (exerce função sintática de sujeito). → os cuidados paliativos propõem (sujeito, por isso o verbo encontra-se no plural).

    E) Em: ... e que ameaçam a vida. (Termo que completa o sentido do verbo que segue, a ele ligando-se de forma indireta). → incorreto, é um complemento verbal, porém de forma direta (ameaçam algo → verbo transitivo direto, objeto direto),

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Os cuidados paliativos resumem bem o que propõe a colocação do escritor Rubem Alves.

  • Fique Atento;

    Em: ... e que ameaçam a vida(Termo que completa o sentido do verbo que segue, a ele ligando-se de forma indireta).

    Ficou na dúvida para saber se o verbo é transitivo indireto?

    Faça uma troca rápida;

    Ameaçam o homem e não ameaçam ao homem.

    Termo que se liga ao verbo sem preposição= objeto direito.

    Resumindo: troca por uma palavra masculina e vê se aparece preposição.

    Sucesso, bons estudos , não desista!

  • gabarito (D)

    Os cuidados paliativos propõem isso...

    sujeito da frase!

  • obg Arthur carvalho, continue assim me ajudou mto..

  • (gabarito D)

    (A) Em: ... conjunto de práticas que têm por objetivo proteger as pessoas do sofrimento trazido ..., (relaciona ideias opostas em orações interligadas). (errada) o "que" aqui retomando práticas, por isso também o verbo "ter" tá assim "têm" pra concordar com práticas.

    (B) Em: ... têm por objetivo proteger as pessoas do sofrimento trazido por doenças difíceis... (palavra que deveria receber um acento grave em virtude da regência do verbo proteger). (errada) temos aqui um verbo transitivo direto, somente artigo AS.

    (C) Em: ... conjunto de práticas que têm por objetivo proteger as pessoas ... (o acento circunflexo foi utilizado de maneira incorreta porque a forma verbal está no singular). (errada) está no singular para concordar com o sujeito "práticas."

    (E) Em: ... e que ameaçam a vida(Termo que completa o sentido do verbo que segue, a ele ligando-se de forma indireta). (errada) temos um verbo transitivo direto, e consequentemente um objeto direto e não indireto!