- 
                                GABARITO: LETRA E   → Queremos uma alternativa incorreta:     A) o termo inicial “onde” não se refere a nenhum lugar específico; → correto, temos o pronome relativo "onde" retomando um lugar que é indefinido, não especificado. B) no segmento “e a verdade pela mentira” está omitida a forma verbal “é derrubada”; → correto, houve a omissão da locução verbal, ocorreu zeugma dessa locução: o direito é derrubado pela iniquidade e a verdade É DERRUBADA pela mentira... C) no segmento “sob os olhos dos juízes” não se pode substituir a forma “sob” por “sobre”; → correto, "sob" significa embaixo (embaixo dos olhos dos juízes); "sobre" é em cima (logo mudança de sentido). D) no segmento “o direito é derrubado pela iniquidade” há um exemplo de voz passiva em que o sujeito (o direito) sofre a ação; → correto, temos uma voz passiva sintética analítica (verbo "ser → é" + particípio "ado"), passando para a voz ativa: A iniquidade derruba o direito. E) no segmento “são derrubados os próprios juízes” não se pode colocar o sujeito (os próprios juízes) antes do verbo (são derrubados). → incorreto, visto que originalmente o sujeito está posposto ao verbo, somente seria colocado na ordem direta, mantendo a correção frasal: Os próprios juízes são derrubados.   FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 
- 
                                Errado, na letra D o sujeito é "a iniquidade". 
- 
                                  Letra D está correta.   O direito é o sujeito. O sujeito está praticando ou sofrendo a ação? Está sofrendo a ação. O sujeito é passivo( Voz passiva). Pela iniquidade é agente da passiva. Agente da passiva é o termo que age na voz passiva.   Voz ativa: A iniquidade derruba o direito.   O agente da passiva é o mesmo termo do sujeito na voz ativa.   Iniquidade tem a mesma função semântica nas duas frases, ou seja, é ativa.   Se iniquidade pratica ação na voz ativa, tem que continuar praticando ação na voz passiva.             
- 
                                GABARITO LETRA E   Comentário letra D: 
 Só para completar o excelente comentário do Aldo, além de vermos que "o direito" sofre a ação e "iniquidade" é o agente da passiva, a palavra iniquidade é precedida de preposição. O "pela" representa a contração de "por" + "a", sendo a preposição "por" exigida pela regência da locução verbal "é derrubado". Dessa forma, "iniquidade" jamais poderia ser sujeito, visto que possui preposição.  
- 
                                Verbo ser +verbo principal no particípio= Voz passiva analitica 
- 
                                mobilidade sintática  
- 
                                Na "A" eu aprendi que o fato de não existir um lugar específico, não significa que esse lugar não exista. Na verdade existe sim, mas o texto não especificou! Então o uso do "onde" é correto sim, porém sem que houvesse um lugar especificado! 
- 
                                Onde são derrubados os próprios juízes.   o onde está, sim, fazendo referência a um lugar específico 
- 
                                achei difícil essa questão. 
- 
                                Gabarito letra E   Existe alguma hipótese em que o sujeito não possa vir antes do verbo? 
- 
                                  Resposta certa a letra E   Pois a frase pode ser rescrita sem perder o sentido ficando assim: Os próprios juízes são derrubados 
- 
                                E 
- 
                                Questão de uma beleza ímpar!
                            
- 
                                A FGV faz carinho para depois bater kkkkkkkkk 
- 
                                Excelente os comentários do Arthur Carvalho!!!Parabéns 
- 
                                LETRA E INCORRETA O SUJEITO PODE VIR ANTES OU APÓS O VERBO NÃO TEMOS NENHUM PROBLEMA EM RELAÇÃO A ISSO.   FORÇA GUERREIROS.   Enfrentar minha maior dificuldade Língua Portuguesa.     
- 
                                Gabarito: E 
- 
                                Alessandra Barros da Silva, acho que você se equivocou no comentário sobre a letra D, porque a sentença está na voz passiva, que não possui objeto direto. Nessa frase, "o direito" realmente é o sujeito paciente, por sofrer a ação (ser derrubado), essa é a característica da voz passiva, se ele fosse o autor da ação (ou seja, derrubasse a iniquidade), seria voz ativa, o que não ocorre. O termo "pela iniquidade" é o agente da passiva, autor da ação. 
- 
                                Corbusiana,   Realmente não me atentei a esse detalhe da assertiva com relação a praticar ou sofrer ação na passiva. De fato, a assertiva D está correta, mas não está inadequada. Assertiva correta mesmo é a letra E (única inadequada!).   Vamos analisar melhor a opção D.    NO SEGMENTO “O DIREITO É DERRUBADO PELA INIQUIDADE” HÁ UM EXEMPLO DE VOZ PASSIVA EM QUE O SUJEITO (O DIREITO) SOFRE A AÇÃO;   INIQUIDADE (AGENTE DA PASSIVA) = AUTOR DA AÇÃO DE DERRUBAR O DIREITO (SUJEITO PACIENTE)   O DIREITO (SUJEITO PACIENTE) = SOFRE AÇÃO DE INIQUIDADE (AGENTE DA PASSIVA)   OBS: A ORDEM DE SOFRER E PRATICAR AÇÃO VERBAL NA PASSIVA FICA INVERTIDA QUANTO À ATIVA E DEVIDO ÀS MUDANÇAS DE POSIÇÃO DO SUJEITO E SEU OBJETO NA PASSIVA, POIS:   O AGENTE "INIQUIDADE" (SUJEITO DA ATIVA) PRATICA AÇÃO AO CONTRÁRIO SOBRE O SUJEITO PACIENTE "O DIREITO"(OBJETO DIRETO) QUE SOFRE AÇÃO VERBAL NA PASSIVA.   Vozes verbais:   Voz ativa: “A iniqüidade derruba o direito” (SUJEITO+VERBO+OBJETO)   Voz passiva analítica: “O direito é derrubado pela iniquidade” (SUJEITO PACIENTE [OBJETO DA ATIVA] + SER [É,SÃO,FOI/ERA] + VERBO [PARTICÍPIO] + PREPOSIÇÃO [A,DE, POR/PELO(A)] + AGENTE DA PASSIVA [SUJEITO DA ATIVA]   Na voz passiva sintética: “Derruba-se o direito” (VERBOS CONJUGADOS NA 3ª PESSOA SINGULAR/PLURAL [SUJEITO INDETERMINADO] + PARTÍCULA APASSIVADORA SE [=SER] + OBJETO DA ATIVA)   Espero ter ajudado! 
- 
                                Nossa, questão fácil! Quando se depararem com questão difícil mesmo, aí eu quero ver! 
- 
                                Vê só, achei que o onde se refere a um lugar específico SIM. Um tribunal.   "Onde sob os olhos dos juízes o direito é derrubado pela iniquidade..." *Trata-se de um júri. O resto da oração confirma que é esse o ambiente.  
- 
                                E. no segmento “são derrubados os próprios juízes” não se pode colocar o sujeito (os próprios juízes) antes do verbo (são derrubados). errada se pode colocar o sujeito antes 
- 
                                "Vê só, achei que o onde se refere a um lugar específico SIM. Um tribunal."   Pode se referir a um país que permita esse tipo de coisa. 
- 
                                Acertei...mas eu estou muito acostumado com a FCC e confesso que estou penando com essa banca hem 
- 
                                Gabarito letra E, por eliminação. 
- 
                                O onde está fazendo papel temporal. Quando, no momento, assim que. 
- 
                                Não sei se interpretei errado, mas se colocar:   Onde, sob os olhos dos juízes, o direito é derrubado pela iniquidade e a verdade pela mentira, os próprios juízes são derrubados” não ficaria fora do sentido não? 
- 
                                LETRA E 
ordem direta das oracoes: sujeito > verbo > complemento.
                            
- 
                                a) "Onde"- lugar no qual os juízes são derrubados. b) Há omissão da referida forma verbal, dá para deduzir a omissão. c) "Sobre indica " em cima", não tem o mesmo sentido de "sob" (aos olhos de, ao comando de). d) O direito não derrubou (não pratica a ação), ele sofre a ação de ser derrubado. e) GABARITO Não há erro em colocar o sujeito antes (ordem direta, mais comum) ou depois do verbo (ordem inversa, como está escrito). 
- 
                                GABARITO E: ORDEM DIRETA DE QUALQUER FRASE NA LÍNGUA PORTUGUESA = S (sujeito) V (verbo) e C (complemento), MAS PODE VIM: V, S e C OU C, V e S.    Os próprios juízes são derrubados por mentiras nos tribunais. = ordem direta São derrubados, por mentiras nos tribunais, os próprios juízes. = ordem inversa Nos tribunais são derrubados por mentiras, os próprios juízes. = ordem inversa 
- 
                                Ao meu ver o "onde" está sim se referindo a um lugar específico....mas com a FGV já percebi que ás vezes é necessário ir na mais correta. Banca do capeta. 
- 
                                Fui por eliminação e consegui matar de boa !!  
- 
                                Não há restrição alguma para posicionar o sujeito antes ou depois do verbo no trecho lido. Resposta: Letra E 
- 
                                Pra mim o onde se refere a um lugar específico mas acertei por eliminação  
- 
                                RAPAZIADINHA O PRONOME RELATIVO ONDE RETOMA LOCAIS FÍSICOS EXEMPLO: EU ESTUDO NA UNIVERSIDADE CONCURSEIRO, ONDE ESTOU HÁ MAIS DE 1 ANO! 
- 
                                "onde sob os olhos dos juízes" onde não é "lugar" especifico, áte porque olhos não são lugares.   
- 
                                Sob os olhos do juiz onde o direito é......  lugar específico sim ele só inverteu   
- 
                                
Esta questão requer
conhecimento sobre as classes gramaticais e aspectos sintáticos.
 
 Deve-se
ficar atento ao comando verbal do enunciado, pois a questão pede a alternativa
com estrutura inadequada.
 
 Alternativa (A) -
De fato, emprega-se o vocábulo “onde" para fazer referência a um lugar; no
entanto, nesta frase, tal vocábulo não remete a nenhum lugar específico.
 
 Alternativa (B) -
Ocorre no trecho “e
a verdade pela mentira" a elipse da locução verbal “é derrubada",
locução verbal essa que fora mencionada no trecho anterior. A essa omissão de
termo anteriormente expressa dá-se o nome de zeugma - figura de linguagem.
 
 Alternativa (C) -
Realmente, não se pode substituir a preposição “sob" por “sobre"
porque são preposições de significados diferentes, contrários.
 
 Sob
= localização espacial inferior a outra; embaixo de, debaixo de.
 
 Sobre
= em cima de; acima de.
 
 
 Alternativa (D) -
O segmento “o
direito é derrubado pela iniquidade" está na voz passiva analítica, em que:
 
 O direito
- sujeito passivo
 
 é derrubado
- locução verbal (verbo auxiliar “ser" + verbo principal no particípio
“derrubado")
 
 pela iniquidade
- agente da passiva
 
 Alternativa (E) -
Esta assertiva está inadequada, visto que o sujeito pode vir tanto antes do
verbo quanto depois dele, embora, em textos formais, a preferência seja pela
ordem direta (sujeito + verbo + complemento).
 
 O
gabarito é a alternativa (E) tendo em vista que o
enunciado pede que assinale a que tenha uma assertiva inadequada.
 
 Gabarito da professora: Letra E.
 
- 
                                que bizarro, separei item por item e os corrigi, estavam certos, nao justificando ter errado. Conclusão que ja pude tirar desta banca, é que ela derruba mais pelo enunciado , que pela propriamente dita questão. 
- 
                                A) o Termo onde, na oração, não está especificando lugar. B) o direito é derrubado pela iniquidade e a verdade pela mentira ( a verdade é derrubada pela mentira), ou seja, o "derrubada" está ali implicitamente. C) o termo "sob" não pode ser trocado por "sobre", sob quer dizer abaixo, sobre é dizer por cima, no contexto quer dizer abaixo dos olhos, por baixo dos olhos. D) o direito é derrubado pela iniquidade, quem é derrubado? " o Direito", se ele sofre ação temos uma voz passiva sintética E) o sujeito pode vir antes do verbo ou depois do verbo.   
- 
                                segunda vez que erro essa questão hoje kkk 
- 
                                É oq homi  
- 
                                EU ERRANDO DEVIDO AO ENUNCIADO... :(( 
- 
                                GAB: ( E )    no segmento “são derrubados os próprios juízes” não se pode colocar o sujeito (os próprios juízes) antes do verbo (são derrubados)   reescrevi e pra mim fez sentindo.   os próprios juízes são derrubados.   verbos:  são derrubados sujeito: os próprios juízes   
- 
                                dá é medo kkk 
- 
                                “Onde, sob os olhos dos juízes, o direito é derrubado pela iniquidade e a verdade pela mentira, os próprios juízes são derrubados”.   LETRA E     
- 
                                Português com lógica embolado, vamo que vamo!!! Que venha PCRJ!!! 
- 
                                Acho que reescrita na ordem direta seria:   O direito é derrubado pela iniquidade e a verdade pela mentira sob os olhos de juízes onde são derrubados os próprios juízes.   Isso ajuda a perceber que existe um lugar e elimina a letra A.   Se estiver errado me corrijam. 
- 
                                A diferença entre a voz ativa e a voz passiva é que na voz ativa o sujeito pratica a ação expressa pelo verbo e na voz passiva o sujeito sofre a ação expressa pelo verbo. Frase na voz ativa: O menino comeu o iogurte. Frase na voz passiva: O iogurte foi comido pelo menino. A frase na voz passiva resulta da transformação da frase na voz ativa.  O menino (sujeito) comeu (voz ativa) o iogurte (objeto direto). O iogurte (sujeito) foi comido (voz passiva) pelo menino (agente da passiva).   
- 
                                Com a FGV o "buraco é mais embaixo", questão tranquila, mas requer atenção, como todas dessa banca 
- 
                                GAB:  LETRA  E   Complementando!   Fonte: Prof. Luciana Uhren   a) CORRETO. O pronome relativo "onde" retoma um lugar não definido, não especificado.    b) CORRETO. "É derrubado" foi omitido no trecho original, de forma a evitar uma repetição. Esta omissão é exatamente o que constitui zeugma - omissão (ou elipse) de um termo já mencionado anteriormente na sentença.     c)  CORRETO.  Ambos,  "sob" e  "sobre" são preposições. Em  geral, "sob" significa "debaixo de"  e "sobre", "acima de" ou "acerca de". Assim, a substituição de "sob" por "sobre" altera o sentido da frase.    d) CORRETO. Há voz passiva sintética analítica (verbo SER "é" + verbo no particípio "derrubado"). No caso, o sujeito paciente é "o direito" e "pela iniquidade" desempenha o papel de agente da passiva.    e) INCORRETO. A alteração proposta pelo enunciado simplesmente restauraria a forma direta original "os próprios juízes são derrubados", podendo ser realizada sem nenhum prejuízo gramatical.  
- 
                                ^^ acertei por eliminação, mais achei bem difícil essa questão. 
- 
                                Questão de prestar atenção à questão!
                            
- 
                                GAB.: E   A QUESTÃO QUER.: O INCORRETO     A) o termo inicial “onde” não se refere a nenhum lugar específico;     B) no segmento “e a verdade pela mentira” está omitida a forma verbal “é derrubada”;   - correto = e a verdade é derrubada pela mentira
   C) no segmento “sob os olhos dos juízes” não se pode substituir a forma “sob” por “sobre”;   - correto sob = em baixo
- sobre = em cima
   D) no segmento “o direito é derrubado pela iniquidade” há um exemplo de voz passiva em que o sujeito (o direito) sofre a ação;   - correto, voz passiva = sofrer ação
   E) no segmento “são derrubados os próprios juízes” não se pode colocar o sujeito (os próprios juízes) antes do verbo (são derrubados).   - incorreto, a alteração não muda o sentido
 
- 
                                Já é a segundda vez que não leio direito essa questão e erro. pelo amor de deus.