SóProvas


ID
309964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O diagnóstico estratégico permite ao gestor obter uma visão sistêmica das variáveis incontroláveis oriundas do ambiente externo.

Alternativas
Comentários
  • O diagnóstico estratégico permite ao gestor obter uma visão sistêmica das variáveis incontroláveis oriundas do ambiente externo.
    A respeito do anterior relato do colega, digo: a banca não disse que o diagnóstico estratégico não permite ao gestor obter uma visão sistêmica das variáveis controláveis oriundas do ambiente interno.  (é apenas uma pegadinha do malandro).
    Força nos estudos galera....
  • Diagnóstico Estratégico é a fase do Planejamento Estratégico na qual a instituição realiza duas análises - uma interna e outra
    externa. A análise interna foca-se nos elementos presentes na própria instituição, mapeando e analisando seus pontos fortes e seus
    pontos fracos. A análise externa, focada nas interações entre a instituição e seu ambiente exterior, visa enumerar as oportunidades e
    as ameaças que, de alguma forma, produzam efeito sobre as atividades desenvolvidas pela instituição.
  • É por isso que eu odeio Administração:
    Se fosse possível fazer um "diagnóstico estratégico" não haveria ninguém pobre nesse mundo!
    Se a ciência administrativa renomeasse para "prognóstico estratégico", onde o gestor poderia fazer uma "previsão estratégica" para poder tirar algumas "deduções das variáveis sistêmicas" talvez eu acertaria a questão. Agora dizer que o gestor faz um (diagnóstico estratégico e consegue obter uma visão sistêmica das variáveis incontroláveis)... Afff... Esse gestor deve ser um profeta!!!!
    Maldita ciência Administrativa repleta de subjetividade!!!!!!

    Desculpem-me!
    Vamos aos estudos. . . 
  • "O diagnóstico estratégico permite ao gestor obter uma visão sistêmica das variáveis incontroláveis oriundas do ambiente externo."

    Ricardo, toda vez que faço questões de concurso sentia-me como você, agora entendo(com restrições,rss)  que a Banca é bastante "cega",  "ditadora", e quando responde o recurso, é basicamente "Ok- o texto mostrou-se confuso..rs" ; "Não, gabarito mantido";  de início as questões eram bastante literais ( CF, e como os vestibulares, indicavam bibliografia ), depois vieram os entendimentos da doutrina, depois julgados dos STJ/F,  agora resolveram que uma dissertação de mestrado, também pode compor questões de banca,  algumas bancas conseguem até colocar textos advindos de Blogs, como se blogueiro fosse fonte confiável de conhecimento..., os que são confiáveis, na sua maioria é tão antiquada que fica longe do teclado...
    Eu admito que Doutrinas e Julgados, merecem credibilidade, mas hoje, com certeza exageraram..

    Não sou administrador, portanto tenho muita dificuldade de assimilar o entendimento de administração da banca.
    Mas vamos ao que interessa: A questão pode ser bem respondida se você entender a ferramenta SWOT:
    Ameaças e Oportunidades são relacionados ao ambiente EXTERNO, portanto fora do controle da organização.
    Forças e Fraquezas são relacionadas ao ambiente INTERNO da organização portanto ESTÁ na EMPRESA a decisão de atuar sobre um ponto fraco da empresa ou aproveitar-se de um ponto FORTE da mesma.
    INTERNAS ou EXTERNAS, se você não quer ver tais fatos, fica difícil IR À LUTA, ou DEFENDER-SE, porque, impossível melhorar o que não se mede, nem defender-se se você não souber o que tem e o que pode VIR.
    Para traçar um plano, você primeiro tem que fazer um DIAGNÓSTICO do que tem(Forças/fraquezas da corporação ) , ié INTERNO.
    Segundo é DIAGNOSTICAR o mundo EXTERNO( apesar de poder considerar forças / fraquezas,  normalmente se chamam OPORTUNIDADES ( vulnerabilidades externas - vácuo de atuação ) e AMEAÇAS( empresas melhor estruturadas com pontos fortes acentuados ) - ISTO responde parte da assertiva 
    "diagnóstico do ambiente Externo",
    "O diagnóstico estratégico permite ao gestor obter uma visão sistêmica das variáveis incontroláveis oriundas do ambiente externo."
    O resto é decorrência disto, não se controlam variáveis externas (exceto por sabotagens,rss), e visão sistêmica por ser macro, sem detalhamento.


    Algo importante é , rever o conceito de DIAGNÓSTICO - diferente- de PREVISÃO. O FUTURO é por definição incerto, fazer um diagnóstico é analisar passado e presente e projetar UM ou MAIS possibilidades futuras; partindo de um número limitado de possibilidades, você se prepara para estes futuros(lógico - os mais prováveis ), ainda assim não será certeza - apenas como dizem uma diminuição "pequena" de possibilidades.


    Espero ter te ajudado.
    []s
  • CERTA

    Elas podem até ser incontroláveis, mas eu posso conhecê-las, combatê-las. O diagnóstico é o primeiro passo pra isso.

    Prof. Vinicius Oliveira


  • Chore menos e estude mais.

    Saia da zona de conforto.

    Um bom exemplo de estudo é a nossa Constituição Federal! Ali é gostoso viu! Repleta de "objetividade", contém somente normas de eficácia plena...melhor ainda estudar as súmulas vinculantes?! ô delícia!

  • Mas é fodaaaaaaa! Quando saber se a banca quer a definição completa ou só meia definição? Porque se levarmos em consideração muitas outras questões que estavam certas e a banca considerou incorreta por estarem incompletas, esta também deveria estar!!!!!
  • Repletos Subjetivismos

    Que profissão essa minha ai ai!

  • GAB: CERTO.

    O diagnóstico estratégico permite ao gestor obter uma visão sistêmica das variáveis incontroláveis oriundas do ambiente externo.

    Um exemplo para fazer o diagnóstico estratégico é a ANÁLISE SWOT.

  • Valeu Lucas pelo exemplo!