SóProvas


ID
3103198
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Analise as assertivas abaixo de acordo com a Constituição Federal:


I. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre sistema tributário e arrecadação.

II. Compete privativamente ao Senado Federal avaliar periodicamente a funcionalidade do Sistema Tributário Nacional, em sua estrutura e seus componentes, e o desempenho das administrações tributárias da União, dos Estados e do Distrito Federal e dos Municípios.

III. São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que disponham sobre organização administrativa e judiciária, matéria tributária e orçamentária, serviços públicos e pessoal da administração dos Territórios.

IV. Na execução da dívida ativa, a representação da União cabe à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, observado o disposto em lei.


A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:(B)

    I. Algumas matérias de competência da união não precisarão da sanção presidencial este é o entendimento consolidado no ART.48 (caput):

    Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da 

    República , não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, 

    dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre:

    I - sistema tributário, arrecadação e distribuição de rendas;

    II. É o que dispõe o ART.52, XV - avaliar periodicamente a funcionalidade do Sistema Tributário Nacional, em sua estrutura e seus componentes, e o desempenho das administrações tributárias da União, dos Estados e do Distrito Federal e dos Municípios.

    III. É o que dispõe o ART.61, § 1º, alínea b)

    b) organização administrativa e judiciária, matéria tributária e orçamentária, serviços públicos e pessoal da administração dos Territórios;

    IV. Perceba que vai Além do exposto na assertiva..

    É o que está disponível no ART.131, § 3º Na execução da dívida ativa de natureza tributária, a representação da União cabe à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, observado o disposto em lei.

    sucesso, bons estudos, não desista!

  • ERRO DO ITEM I: a expressão todas.

    ERRO DO ITEM IV: generaliza. será competência da PGFN apenas a execução da dívida ativa de natureza tributária.

    ART.131, § 3º Na execução da dívida ativa de natureza tributária, a representação da União cabe à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, observado o disposto em lei.

  • O Item I está errado, pois algumas coisas (artigos 49, 51 e 52) independem de sanção do P.R.

    Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da 

    República , não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52,

    dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre:

  • Não entendi o erro do item I, apesar dos comentários apontarem que o erro está no TODAS, pela leitura do artigo, tal pronome aparece expressamente, vejam:

    Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre

    se alguém puder me explicar...

  • O erro da assertiva I está no fato de que, em alguns casos, não é necessária a sanção do Presidente. Assim dispõe o art. 48 da CF:

    Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre...

  • Art.48 - CN com sanção do PR

    Art.49 - CN sem sanção do PR

  • Na interpretação restritiva da CF ( oq deve ser feito nesse caso), a alternativa I está correta !

    Leiam o artigo antes de comentar sobre a expressão "TODAS"....

    A argumentação de que estaria incorreta, poderia ser (oq tb não concordo), de que o inciso I estaria incompleto, vejamos:

    Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre:

    I - sistema tributário, arrecadação e distribuição de rendas;

    Contudo, o fato de estar incompleto não a torna errada, afinal prevê "sistema tributário e arrecadação".

    Deveria ser anulada...

  • O intem IV generaliza toda a divida ativa, sendo que, é ativa de natureza TRIBUTARIA, ta incompleta mas nao está errada.

  • Gabarito LETRA 'B': Apenas as assertivas I e IV estão incorretas.

    I. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre sistema tributário e arrecadação. ERRADA

    CF. Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, 

    dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre.

    II. Compete privativamente ao Senado Federal avaliar periodicamente a funcionalidade do Sistema Tributário Nacional, em sua estrutura e seus componentes, e o desempenho das administrações tributárias da União, dos Estados e do Distrito Federal e dos Municípios. CORRETO

    inc. XV do art. 52 da CF

    III. São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que disponham sobre organização administrativa e judiciária, matéria tributária e orçamentária, serviços públicos e pessoal da administração dos Territórios.

    CORRETO

    alínea 'b' do inc. II do art. 61

    IV. Na execução da dívida ativa, a representação da União cabe à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, observado o disposto em lei. ERRADA

    O Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional representa a União, somente nos casos de natureza tributária, vejamos

    Execução da dívida ativa, a representação da União cabe ao Advogado Geral da União

    Já a execução da dívida ativa de natureza tributária, a representação da União cabe à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, observado o disposto em lei. ART.131, § 3º

  • Acredito que a assertiva I esteja correta. O enunciado blinda a questão "de acordo com a CF". E essa é exatamente a literalidade do art. 48, inciso I da CF:

    Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre:

    I - sistema tributário, arrecadação e distribuição de rendas;

  • Caí na das incorretas.

  • Acertei ; porém a I está claramente correta de acordo com o enunciado ( segundo a CF). Basta ler o art. 48 caput, e inciso I, pois " - sistema tributário, arrecadação" estão no art. 48 que lista justamente as matérias que precisam de sanção do PR

    (especifica que não é exigida a sanção para as outras competências dos arts. 49, 51 e 52, nao sendo o caso destas que exigem!)

    Moral da história: segue para a próxima pra não desaprender a letra da CF.

    Bons estudos vumbora!

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre competência.

    Análise das assertivas:

    Assertiva I - Incorreta. A sanção do Presidente não é exigida em todos os casos. Art. 48, CRFB/88: "Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre: I - sistema tributário, arrecadação e distribuição de rendas; (...)".

    Assertiva II - Correta! É o que dispõe o art. 52, CFB/88: "Compete privativamente ao Senado Federal: (...) XV - avaliar periodicamente a funcionalidade do Sistema Tributário Nacional, em sua estrutura e seus componentes, e o desempenho das administrações tributárias da União, dos Estados e do Distrito Federal e dos Municípios".

    Assertiva III - Correta! É o que dispõe o art. 61, § 1º, CRFB/88: "São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que: (...) II - disponham sobre: (...) b) organização administrativa e judiciária, matéria tributária e orçamentária, serviços públicos e pessoal da administração dos Territórios; (...)".

    Assertiva IV - Incorreta. A representação se dá em caso de dívida ativa tributária, não qualquer dívida ativa. Art. 131, § 3º, CRFB/88: "Na execução da dívida ativa de natureza tributária, a representação da União cabe à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, observado o disposto em lei".

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B (apenas I e IV estão incorretas).

  • Não dá pra aceitar esse gabarito.. É muita falta de respeito com quem estuda

  • A questão versa sobre dispositivos gerais sobre competências previstas na Constituição Federal de 1988.

    I – INCORRETA. Art. 48, CF: Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre sistema tributário, arrecadação e distribuição de rendas. Assim, não cabe ao Congresso Nacional dispor de todas as matérias de competência da União.

    II – CORRETA. Artigo 52, XV, CF: Compete privativamente ao Senado Federal avaliar periodicamente a funcionalidade do Sistema Tributário Nacional, em sua estrutura e seus componentes, e o desempenho das administrações tributárias da União, dos Estados e do Distrito Federal e dos Municípios.

    III- CORRETA. Artigo 61 §1°, I “b", CF: São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que disponham sobre organização administrativa e judiciária, matéria tributária e orçamentária, serviços públicos e pessoal da administração dos Territórios.

    IV – INCORRETA. Artigo 131 §3°, CF: Na execução da dívida ativa de natureza tributária, a representação da União cabe à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, observado o disposto em lei.



    I e IV incorretas. II e III corretas.

    Resposta correta: B

  • Alternativa IV: Dec Lei 147/67

    Art 1º A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (P.G.F.N.) é o órgão jurídico do Ministério da Fazenda, diretamente subordinado ao Ministro de Estado, dirigido pelo Procurador-Geral da Fazenda Nacional e tem por finalidade privativa:

    II - Apurar e inscrever, para fins de cobrança judicial, a dívida ativa da União, tributária () ou de qualquer outra natureza;

    "A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional - PGFN é um órgão integrante da Advocacia Geral da União (AGU), sendo responsável pela cobrança de débitos não quitados perante a União Federal (impostos, taxas, contribuições sociais, multas, foro, laudêmio, taxa de ocupação etc.), não se restringindo apenas a cobrança de dividas de natureza tributaria. Desta forma, é o órgão da União que providencia a cobrança dos débitos (tributários ou não) perante o Poder Judiciário e os inscreve na (DAU)."

    Não vejo erro na alternativa IV. A questão está de acordo com a CF.

    Se a banca queria fazer a pegadinha corretamente, deveria usar a expressão: "de acordo com o texto da constituição"

  • Ainda não consegui entender o erro da assertiva I. E nem vou conseguir. Isso é treta de banca tentando dar nó na cabeça dos candidatos.

    Não vou mais perder tempo com isso.