SóProvas


ID
3119299
Banca
FCC
Órgão
Câmara de Fortaleza - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                      [Em torno da felicidade]


      Discute-se a felicidade como se esta fosse, em grande medida, produto de fatores materiais, como saúde, dieta e riqueza. Se as pessoas são mais ricas e mais saudáveis, também devem ser mais felizes. Mas isso é mesmo assim tão óbvio? Filósofos, padres e poetas refletiram sobre a natureza da felicidade durante milênios, e muitos concluíram que fatores sociais, éticos e espirituais têm tanta influência sobre nossa felicidade quanto as condições materiais. E se as pessoas nas sociedades afluentes modernas sofrem muitíssimo de alienação e carência de sentido, apesar de sua prosperidade? E se nossos ancestrais menos abastados encontravam grande contentamento na comunidade, na religião e em vínculo com a natureza?

      Nas últimas décadas, psicólogos e biólogos aceitaram o desafio de estudar cientificamente o que de fato deixa as pessoas felizes. A descoberta mais importante de todas é que a felicidade não depende de condições objetivas de riqueza, saúde ou mesmo espírito de comunidade. Em vez disso, depende da correlação entre condições objetivas e expectativas subjetivas.

(Adaptado de: HARARI, Yuval Noah. Sapiens – uma breve história da humanidade. Trad. Janaína Marcoantonio. Porto Alegre: L&PM, 2018, p. 390-393, passim

Há ocorrência de forma verbal na voz passiva e é adequado o emprego do elemento sublinhado na frase:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A) Devem conjugar-se condições objetivas e expectativas subjetivas para que se acesse a felicidade a que se aspira. ? Aspira-se a alguma coisa (preposição "a" colocada corretamente antes do pronome relativo "que"); voz passiva sintética (se): se acesse a felicidade (a felicidade seja acessada).

    B) Não deixam de ser alienadas as pessoas a cujas ocorre que a felicidade depende de bens materiais. ? incorreto, nenhum termo rege a preposição "a" que está antes do pronome relativo.

    C) O estado de felicidade, ao qual ninguém admite se excluir, depende de uma adequada articulação de fatores. ? ninguém admite se excluir de alguma coisa (do qual seria o correto).

    D) Na conclusão do texto, em que não podemos deixar de dar atenção, é evidente uma fórmula de madura sabedoria. ? dar atenção a alguma coisa (preposição "a" antes do pronome relativo e não preposição "em": a que).

    E) Nas afluentes sociedades modernas, de cuja prosperidade ninguém hesita em admitir, a felicidade continua sendo uma expectativa. ? hesita em admitir alguma coisa (verbo transitivo direto, preposição "de" não deveria ter sido usada).

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Em relação ao gabarito A

    a) Devem conjugar-se condições objetivas e expectativas subjetivas para que se acesse a felicidade a que se aspira.

    É um caso de voz passiva sintética que sendo transformada para a voz passiva analítica ("ser" + particípio) ficaria:

    Condições objetivas e expectativas subjetivas devem ser conjugadas

    No meu entendimento essa seria a análise correta, no entanto, se verificarem qualquer erro é só comunicar no PV que corrijo ou até mesmo apago o comentário para não prejudicar os demais colegas.

  • A questão requer conhecimento das vozes verbais e regência verbal e nominal.

    ALTERNATIVA (A) CORRETA – A primeira oração está construída na voz passiva sintética (locução verbal, verbo auxiliar flexionado na 3ª pessoa do plural + partícula apassivadora SE + sujeito composto passivo). A regência do verbo “aspirar" está correta, visto que tal verbo no sentido de desejar é transitivo indireto exigindo a preposição a.

    ALTERNATIVA (B) INCORRETA – Não há ocorrência de voz verbal. O pronome relativo cujas está mal empregado, a frase está mal construída, além de ter havido erro de regência, pois a preposição a antes do pronome relativo foi empregada indevidamente. O pronome relativo cujo só concorda em gênero e número com o termo após ele.

    A redação correta seria: “Não deixam de ser alienadas as pessoas cuja felicidade dependa de bens materiais."

    Felicidade é o termo possuído; pessoas, termo possuidor. Lembrando que não se usa artigo antes nem depois de cujo (e flexões).


    ALTERNATIVA (C) INCORRETA – Não há ocorrência de voz passiva em nenhuma oração. Há erro de regência verbal porque o verbo pronominal “excluir-se" é transitivo indireto exigindo a preposição de, quem se exclui, exclui-se de alguma coisa; então, a preposição correta a usar antes do pronome relativo o qual é de, e não a preposição a.

    A redação correta seria: “O estado de felicidade, do qual ninguém admite se excluir, depende de uma adequada articulação de fatores." 


    ALTERNATIVA (D) INCORRETA – Não há ocorrência de voz passiva. Há erro de regência com o verbo “dar", ele é bitransitivo exigindo a preposição a, quem dá, dá alguma coisa a alguém. Logo, a preposição a usar antes do pronome relativo que é a, e não a preposição em.

    A redação correta seria: “Na conclusão do texto, à qual não podemos deixar de dar atenção, é evidente uma fórmula de madura sabedoria." Por questão de eufonia, foi trocado o pronome que pelo a qual.

    Foi usado o acento de crase porque o pronome relativo está se referindo à conclusão do texto, cujo núcleo é feminino. Houve a fusão de duas vogais idênticas (preposição a + artigo a).


    ALTERNATIVA (E) INCORRETA – Não há ocorrência de voz passiva. Há erro de regência verbal, pois o verbo “admitir" é transitivo direto, dispensando qualquer preposição. Assim, o emprego da preposição de antes do pronome relativo cuja está errado. Quem admite, admite alguma coisa ou alguém.

    A redação correta seria: “Nas afluentes sociedades modernas, cuja prosperidade ninguém hesita em admitir, a felicidade continua sendo uma expectativa." 

    Ninguém hesita em admitir a prosperidade, prosperidade esta que pertence às sociedades modernas.


    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (A)

  • Felicidade a que se aspira . Felicidade aquela qual se aspira Faltou a crase na frente do q. Por favor , FCC, não considero certo frases erradas , já está ficando chato
  • Não faltou crase na letra A. Não se usa crase antes de pronome relativo QUE. Só haveria crase se o pronome relativo fosse A QUAL.

    A exceção do pronome relativo que: haverá crase quando houver a fusão da preposição A com o pronome demonstrativo A, da mesma forma que ocorreria se houvesse o pronome demonstrativo aquela: refiro-me àquela que é ruiva. Ou seja, refiro-me à que é ruiva.

    Queria essa confiança de alguns kkk

  • PC-PR 2021

  • OBSERVAÇÃO: Sempre que tiver questões como essa da FCC (Analisar a que está na voz passiva e depois analisar os elementos) aconselho a analisar primeiramente as assertivas quanto à devida construção da voz passiva, irá ganhar tempo.

    Gabarito: A

    b), c) d) e e): NÃO possuem voz passiva.

    => Quando a frase for Voz passiva, verbo será ou VTD ou VTDI, o que acontece somente na assertiva "A", sendo dessa forma o nosso gabarito.

    Obs: Tenho questões como essa em meu caderno de português da FCC, caso queiram, fiquem a vontade.(https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes?notebook_ids%5B%5D=2530609)

    Tomara que tenha ajudado. Vamos pra cima !

  • Na FCC eu sempre termino com duas alternativas, a opção correta e outra errada. Sempre termino com a opção errada! kkkkk

    aff' Deus é MAIS!