SóProvas


ID
3126388
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um experimento usado nas aulas práticas de laboratório da EsPCEx para compreensão da reatividade química é pautado na reação entre magnésio metálico (Mg0) e ácido clorídrico (HCl). Experimentalmente consiste em mergulhar uma fita de magnésio metálico numa solução de concentração 0,1 mol/L de ácido clorídrico. Acerca do processo acima descrito e considerando-se ocorrência de reação, são feitas as seguintes afirmativas:


I – A ocorrência da reação é evidenciada pela formação de bolhas do gás oxigênio.

II – Um dos produtos formados na reação é o óxido de magnésio.

III – O coeficiente estequiométrico do ácido clorídrico, após a escrita da equação da reação corretamente balanceada, é 2.

IV – O agente oxidante dessa reação de oxidorredução é o ácido clorídrico.

V – Considerando a solução inicial do ácido clorídrico de concentração 0,1 mol/L como 100 % ionizado (ácido forte), o pH dessa solução é 2.


Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima

Alternativas
Comentários
  • 2HCl+Mg==> Mgcl2 +H2

    I (errada) ==> uma reação entre um ácido e um metal tem como produto um sal e gás HIDROGÊNIO.

    II(errada)==> Há a formação do cloreto de magnésio .

    III(correta)==> ao balancear a reação, realmente, o coeficiente é 2.

    IV(correta)

    H+==> H0

    Cl-==>cl-

    Mg==>+2

    ou seja , o magnésio sofre oxidação e o cloro sofre redução , portanto o agente oxidante ( o que faz o outro sofrer oxidação) é HCl

    V(errada)

    HCl==> H+ + Cl-

    0,1= [H+]+==> 10^-1

    -log 10^-1==> 1, portanto o PH é igual a 1.

    Espero ter ajudado =).

  • Essa questão abrange conceitos de reações de oxirredução, funções inorgânicas e cálculo de pH. Dessa forma, observemos a análise das alternativas:
    I - A reação formada, de acordo com o enunciado, é a reação entre o magnésio metálico (Mg0) e o ácido clorídrico (HCl):
    Mg(s) + 2 HCl(aq) → MgCl2(aq) + H2(g)
    Nessa reação há a produção do gás hidrogênio (H2) que ocasiona a formação de bolhas. Portanto, essa afirmativa está incorreta, uma vez que não é formado o gás oxigênio nessa reação e sim o gás hidrogênio.
    II - De acordo com a reação mostrada na afirmativa I, são formados na reação os compostos MgCl2, que é classificado como um sal, e o gás hidrogênio. Logo, não é formado o composto óxido de magnésio (MgO) e essa afirmativa está incorreta.
    III - Como mostrado na afirmativa I, para que a reação fique balanceada são necessários 2 mols de HCl, portanto, o coeficiente estequiométrico (número na frente do composto na equação) do HCl é igual a 2, o que torna essa afirmativa correta.
    IV - Essa reação é de oxirredução, uma vez que há transferência de elétrons entre as espécies. Isso pode ser observado pela variação do número de oxidação (NOX) dos elementos. O magnésio vai de NOX 0 no reagente (substância simples) a +2 no produto (metal alcalinoterroso apresenta NOX +2 quando forma substâncias compostas) e o NOX do hidrogênio vai de +1 no reagente (possui NOX +1 quando ligado a elementos mais eletronegativos) a 0 no produto (substância simples). Portanto, o magnésio sofre oxidação (NOX aumentou) e o hidrogênio sofre redução (NOX diminuiu). Logo, o hidrogênio do HCl sofre redução e promove a oxidação do magnésio, sendo o agente oxidante, o que torna essa afirmativa correta.
    V - O pH é calculado a partir da concentração de H+. Como o ácido é forte e foi 100% ionizado, o HCl é totalmente convertido em íons H+ e Cl- (HCl → H+ + Cl-) e, por isso, a concentração de H+ é igual à concentração inicial do HCl. Portanto, o pH pode ser calculado pela expressão abaixo:
    pH = - log [H+]
    pH = - log (0,1) = - [log (1) + log(10-1)] = 1
    Sendo assim, o pH é igual a 1 e essa afirmativa está incorreta.
    Portanto, as afirmativas III e IV estão corretas.
    Gabarito do Professor: Letra B.
  • https://www.youtube.com/watch?v=hc_ZT4_Vz_w

  • Mg0 -> Mg2+

    mg0 + 2e- -> mg2+ (perdeu elétrons, agente redutor)

    Cl- -> Cl 2-

    Cl- -> Cl2- + e- (ganhou elétrons, agente oxidante)