-
GABARITO: LETRA C
A) Apesar de nutrir sentimentos inatos, a vida dos homens primitivos, comparativamente a dos civilizados, torna-se mais feliz. ? conjunção subordinativa concessiva, não temos essa ideia no trecho original.
B) As necessidades primitivas do homem tornam-lhe mais feliz que a dos civilizados quando passam a atender suas forças inatas. ? tornam alguma coisa (pronome "lhe" não pode ser usado como um complemento direto).
C) Tendo por parâmetro o atendimento às necessidades naturais, o homem primitivo desfruta de uma condição de felicidade superior à do civilizado. ? correto, sentido adequado; a crase marcada ocorre devido ao termo "condição" estar subentendido: superior a algo (preposição "a") + artigo definido "a" que acompanha o substantivo subentendido "condição"= crase.
D) Para atender a suas necessidades primitivas, o homem natural tem uma vida sobre a qual agrega mais sentimentos de felicidade que os demais. ? preposição "para" indicando o fim, objetivo, finalidade; não temos essa ideia originalmente.
E) Os civilizados não levam uma vida proporcionalmente mais feliz que os primitivos pelo fato de não terem atendido as necessidades que dispõe para viver. ? o sujeito referente é "civilizados", logo a conjugação correta seria "dispõem" (na terceira pessoa do plural do presente do indicativo).
? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Assertiva C
Tendo por parâmetro o atendimento às necessidades naturais, o homem primitivo desfruta de uma condição de felicidade superior à do civilizado.
-
a) Apesar de nutrir sentimentos inatos, a vida dos homens primitivos, comparativamente a dos civilizados, torna-se mais feliz.
Incorreto. Desrespeitou-se a regência do termo "comparar". Correção: "comparativamente à (vida) dos civilizados";
b) As necessidades primitivas do homem tornam-lhe mais feliz que a dos civilizados quando passam a atender suas forças inatas.
Incorreto. Consta-se anfibologia (ambiguidade) no trecho final: "quando passam a atender suas forças inatas". Não é possível discernir se se refere ao homem primitivo ou ao civilizado;
c) Correto;
d) Para atender a suas necessidades primitivas, o homem natural tem uma vida sobre a qual agrega mais sentimentos de felicidade que os demais.
Incorreto. Presença inoportuna da preposição "sobre" e ausência do sinal gráfico em "a", exigido em função da regência do verbo "agregar". Correção: "vida à qual agrega";
e) Os civilizados não levam uma vida proporcionalmente mais feliz que os primitivos pelo fato de não terem atendido as necessidades que dispõe para viver.
Incorreto. Há erro de concordância e regência verbais. Correção: "necessidades de que dispõem para viver".
Letra C
-
-
A vida do homem primitivo seria mais feliz = ORAÇÃO PRINCIPAL
que a dos civilizados = COMPARAÇÃO
porque ele sabe viver = CAUSA
de acordo com suas necessidades inatas = CONFORMIDADE
OBS.: A BANCA FOI MALVADA. DEIXOU O PRÓPRIO ENUNCIADO SEM CRASE DE PROPÓSITO (que a dos civilizados)
________________________________
A - Apesar de nutrir sentimentos inatos, a vida dos homens primitivos, comparativamente a dos civilizados, torna-se mais feliz.
ERRO 1 = CONCESSÃO. DEVERIA SER CONFORMIDADE
ERRO 2 = CRASE DE PALAVRA IMPLÍCITA = ... COMPARATIVAMENTE À [VIDA] DOS ...
________________________________
B - As necessidades primitivas do homem tornam-lhe mais feliz que a dos civilizados quando passam a atender suas forças inatas.
ERRO 1 = TEMPORAL. DEVERIA SER CONFORMIDADE
ERRO 2 = TORNAM-NO (tornam ele)
ERRO 3 = AMBIGUIDADE EVIDENTE NA COMPARAÇÃO ("que a dos" NÃO TEM REFERENTE PRECISO)
________________________________
C - Tendo por parâmetro o atendimento às necessidades naturais, o homem primitivo desfruta de uma condição de felicidade superior à do civilizado.
# CAUSA + CONFORMIDADE
Tendo por parâmetro o atendimento às necessidades naturais [...]
# ORAÇÃO PRINCIPAL + COMPARAÇÃO
[...] o homem primitivo desfruta de uma condição de felicidade superior à do civilizado
# OBS.: A CONFORMIDADE FOI SUPRIMIDA DENTRO DA CAUSA. É QUESTIONÁVEL O GABARITO.
________________________________
D - Para atender a suas necessidades primitivas, o homem natural tem uma vida sobre a qual agrega mais sentimentos de felicidade que os demais.
ERRO 1 = FINALIDADE. DEVERIA SER CONFORMIDADE
ERRO 2 = AGREGAR É REGIDO POR "A" E NÃO "SOBRE" = À QUAL AGREGA
________________________________
E - Os civilizados não levam uma vida proporcionalmente mais feliz que os primitivos pelo fato de não terem atendido as necessidades que dispõe para viver.
ERRO = CONCORDÂNCIA ENTRE REFERENTE E VERBO (Os civilizados... que dispõem ...)
-
Na letra C, A CRASE não é artigo + artigo e sim PREPOSIÇÃO "A" + PRONOME DEMONSTRATIVO "A", substituindo o termo "CONDIÇÃO".
C) Tendo por parâmetro o atendimento às necessidades naturais, o homem primitivo desfruta de uma condição de felicidade superior à do civilizado. → correto, Tendo por parâmetro o atendimento às necessidades naturais, o homem primitivo desfruta de uma condição de felicidade superior A CONDIÇÃO do civilizado" (A =preposição + CONDIÇÃO = substantivo)
-
Gabarito: Letra C
Letra A – ERRADA – A relação de concessão trazida por “Apesar de” altera o sentido básico do trecho original.
Letra B – ERRADA – A relação de tempo trazida por “quando” altera o sentido básico do trecho original. Além disso, está incorreto o emprego do pronome “lhe”, para substituir o objeto direto de “tornar”.
Letra C – CERTA
Letra D – ERRADA – A relação de finalidade trazida por “Para” altera o sentido básico do trecho original.
Letra E – ERRADA – Há um erro de construção em “que dispõe para viver”. Deveria ser empregada a forma “de que dispõem para viver”.
-
tendi foi nada. Pra mim a c não tem o mesmo sentido da frase original