-
Leia as afirmativas a seguir:
I. O diagnóstico estratégico é o primeiro passo do processo de planejamento NÃO HÁ CONSENSO SOBRE O PRIMEIRO PASSO, pois é através dele que a organização irá se municiar das informações que irão nortear o seu direcionamento estratégico. O diagnóstico estratégico deve captar e manter atualizado o conhecimento da entidade em relação ao ambiente e a si própria, visando ignorar e definir permanentemente as variáveis competitivas que afetam a sua performance. É com base no diagnóstico estratégico que a organização irá se antecipar às mudanças e preparar-se para agir em seus ambientes internos e externos.
II. Avaliar as propostas de criação, expansão ou aperfeiçoamento de políticas públicas e de concessão de incentivos fiscais, aferindo, sempre que possível, seus custos e benefícios; assim como manter o processo decisório orientado pelas evidências, pela conformidade legal, pela qualidade regulatória, pela burocratização e pelo apoio à participação da sociedade, são exemplos de diretrizes da governança pública.
AQUELE MEME (NADA V)
GAB D
-
Não concordo com o erro da II, pois burocracia em sentido amplo significa padronização, decidir de forma racional-legal, então de fato poderia ser uma diretriz sim, a meu ver.
-
Em muitos países, mas particularmente no Brasil, o termo burocracia acabou ganhando uma conotação pejorativa e está constantemente associado às disfunções do sistema e não o sistema em si. Assim, burocracia acaba se confundindo com o fenômeno da burocratização, que é justamente a aplicação exagerada dos princípios da hierarquização, normatização e regulação na estrutura organizacional.
-
Banca Custosa.
-
Paulo Ricardo interpretei a questão da mesma forma. Parece-me que a banca não conhece o termo burocracia e o aplica de forma indevida e pejorativa, confundindo-o com as disfunções da burocracia.
-
Também não entendi por que a banca considerou errada a questão. Acho que faltou reforçar o lado pejorativo do termo "burocratização".
-
GABARITO LETRA D
I. FALSA. O diagnóstico estratégico é o primeiro passo do processo de planejamento, pois é através dele que a organização irá se municiar das informações que irão nortear o seu direcionamento estratégico. O diagnóstico estratégico deve captar e manter atualizado o conhecimento da entidade em relação ao ambiente e a si própria, visando ignorar e definir permanentemente as variáveis competitivas que afetam a sua performance. É com base no diagnóstico estratégico que a organização irá se antecipar às mudanças e preparar-se para agir em seus ambientes internos e externos.
Essa é uma definição de Maria Carolina Andion e Rubens Fava. O termo "ignorar" deve ser retirado da assertiva.
II. FALSA. Avaliar as propostas de criação, expansão ou aperfeiçoamento de políticas públicas e de concessão de incentivos fiscais, aferindo, sempre que possível, seus custos e benefícios; assim como manter o processo decisório orientado pelas evidências, pela conformidade legal, pela qualidade regulatória, pela burocratização e pelo apoio à participação da sociedade, são exemplos de diretrizes da governança pública.
Algumas diretrizes foram positivadas no art. 4º do decreto Federal 9.203/17 publicado no dia 23/11/17, dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional:
Art. 4º São diretrizes da governança pública:
(vii) avaliar as propostas de criação, expansão ou aperfeiçoamento de políticas públicas e de concessão de incentivos fiscais e aferir, sempre que possível, seus custos e benefícios;
(viii) manter processo decisório orientado pelas evidências, pela conformidade legal, pela qualidade regulatória, pela desburocratização e pelo apoio à participação da sociedade;