-
Dentre as técnicas usuais, CHIAVENATO (2002) propõe três modalidades de
recrutamento: interno (envolvendo funcionários da empresa), externo (captação no
mercado) e misto (captação de pessoal interno e externo), enfatizando a coexistência de
vantagens e desvantagens em cada um destes processos.
-
RECRUTAMENTO MISTO?
De acordo com CHIAVENATO (2010), na obra Gestão de Pessoas, na pág. 114 "Do ponto de vista de sua aplicação, o recrutamento pode ser INTERNO OU EXTERNO".
-
Para o Chiavenatto existem dois tipos de recrutamento: interno e externo.
-
Errado: Recrutamento interno é o que apresenta custo mais baixo. Além do mais, no recrutamento misto, a atração de mão de obra não está apenas no mercado de trabalho; foca-se, também, internamente.
Acrescentando:
Existem três tipos de recrutamento misto:
1. Recrutamento externo, seguido de recrutamento interno, caso o externo não apresente resultados desejáveis. A empresa prefere a entrada de recursos humanos à sua transformação,ou seja, precisa de pessoal já qualificado no curto prazo e precisa importá-lo do ambiente externo. Não encontrando candidatos externos adequados, usa-se o próprio pessoal, não considerando inicialmente os critérios sobre as qualificações necessárias.
2. Recrutamento interno, seguido de recrutamento externo, caso o interno não apresente resultados desejáveis. A empresa prioriza seus empregados na disputa das oportunidades existentes, não havendo candidatos internos adequados parte para o recrutamento externo.
3. Recrutamento externo e recrutamento interno, concomitantemente.
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/importancia-do-recrutamento-e-selecao/27558/#ixzz2OlcWwLKK
-
Todo mundo preso no Chiavenato, que coisa feia... vamos explorar o mundo meu povo...
"Nem só de Chiavenato viverá o homem" ... vocês fazem parecer que o que o autor diz é lei, quando na verdade ele vive cometendo erros teóricos (do ponto de vista da Psicologia).
-
Entendo que os custos demandados pelo RE (divulgação em jornal, internet, agências etc) continuam sendo os mesmos, ou seja, independem da realização ou não do RI.
* GABARITO: ERRADO.
Abçs.
-
Acredito que o erro não está na questão dos custos, mas sim em afirmar que é a forma mais efetiva.
Levando em conta uma abordagem contingencial, que para cada caso existe uma forma adequada, não se pode dizer que o recrutamento misto é o ideal para todos os casos.