Simplificando temos:
Um processo sistemático de planejamento estratégico é uma sequência de análises e decisões que compreende as seguintes etapas principais:
1) ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA PRESENTE NA ORGANIZAÇÃO
avalia a necessidade de mudança estratégica.
2) ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO e INTERNO.
realiza uma análise situacional
3) DEFINIÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO.
escolhe as alternativas estratégicas.
4) IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGICA.
FONTE: Livro - Administração Geral e Pública. Prof. Giovanna Carranza.
Questão sobre etapas do processo de mudança estratégica. Por ser um assunto controverso na doutrina, devemos analisar cada alternativa com bastante atenção. Como referência de análise, é sempre oportuno considerar as lições de Idalberto Chiavenato e Djalma de Oliveira.
Alternativa A. Errado. A alternativa não é coerente. Não faz sentido escolher as alternativas táticas e operacionais antes mesmo de formular objetivos. Afinal, as alternativas são escolhidas, a partir daquilo que se pretende alcançar.
Alternativa B. Errado. A alternativa não é coerente. Uma eventual mudança estratégica deve decorrer de um objetivo previamente estabelecido. Assim, não faz sentido realizar mudança estratégica antes mesmo de formular objetivos.
Alternativa C. Certo. A alternativa traz uma sequência coerente. Realiza-se um diagnóstico (avalia se precisa ou não realizar uma mudança e avalia a situação), em seguida, escolhem-se alternativas estratégicas, isto é, possíveis cursos de ação (organização decide mudar, organização não decide mudar, por exemplo).
Alternativa D. Errado. Como primeira etapa, a alternativa sugere a avaliação do ambiente externo (uma espécie de diagnóstico) e isso é bastante coerente com o que propõe a literatura. Em seguida, propõe-se a mudanças nos objetivos e metas. Em geral, os autores argumentam que o segundo passo seria o estabelecimento de objetivos, mas podemos aceitar como correto uma mudança nos objetivos imaginando que esses objetivos já haviam sido definidos em um planejamento anterior. No terceiro passo, realiza-se a formulação dos planos. A alternativa descreve a terceira etapa como “escolher planos”. Os gestores escolhem os cursos de ação (caminhos a serem seguidos), mas os planos são formulados (desenvolvidos, criados, construídos). Apesar de utilizar termos imprecisos (mudança de objetivos, em vez de estabelecimento de objetivos; escolher planos, em vez de formular planos), a meu ver, a alternativa D também traz uma sequência coerente para a mudança estratégica, o que geraria dúvidas no candidato.
A questão parecesse ter sido formulada, a partir de uma das obras de Idalberto Chiavenato (Introdução à Teoria Geral da Administração – TGA, 2020). Nessa obra, ao tratar especificamente da mudança organizacional, o autor propõe três etapas para realizar uma mudança organizacional: a) necessidade de mudança, b) diagnóstico da mudança, c) implementação da mudança. A alternativa “c” reproduz essas etapas e, por isso foi considerada como a alternativa mais adequada pela banca organizadora.
Gabarito: C