SóProvas


ID
3195220
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                          Um grande teste de sustentabilidade


      Ao se considerar que a raça humana já está consumindo anualmente 50% a mais do que a Terra produz nesse período, torna-se forçoso planejar como conseguiremos alimentar toda a população prevista para o futuro – em 2050, de acordo com as estimativas, seremos mais de 9 bilhões. É quando pensamos nas variáveis envolvidas nessa questão que começamos a ter uma ideia do desafio à nossa frente.

      Não basta pensar simplesmente em produzir alimentos para essa enorme quantidade de pessoas. A solução tem que levar em conta simultaneamente premissas como minimizar as emissões de gases de efeito estufa, inibir a expansão de áreas cultivadas, impedir a extinção de espécies animais e preservar a água. Além de aumentar o volume de alimentos produzidos nas terras agrícolas existentes, é necessário reduzir à metade o desperdício de comida registrado principalmente nas sociedades mais desenvolvidas.

      Um fator comum aos estudos existentes, inclusive ao que deu origem à chamada “dieta da saúde planetária”, é que a criação de bovinos para abate nas atuais proporções precisa ser revista urgentemente. Esses animais realmente exercem uma pressão substancial sobre os recursos naturais – boa parte da produção agrícola mundial, aliás, é destinada a alimentá-los. E, no balanço final, os bovinos são responsáveis por apenas 33% das proteínas e 17% das calorias consumidas ao redor do mundo.

      Isso significa que todos devem pensar em consumir apenas produtos de origem vegetal? É prematuro dizer isso. Previsivelmente, não há como impor de cima para baixo uma proposta como essa. Existem tradições, culturas, hábitos arraigados (o churrasco brasileiro é um exemplo) que não serão abandonados de uma hora para outra. Existe também toda uma cadeia econômica fundamentada na proteína animal que certamente vai lutar por sua sobrevivência nos moldes atuais. Mais cedo ou mais tarde, porém, teremos que encarar esse assunto. Em jogo está a nossa própria sobrevivência neste planeta.

                         (Eduardo Araia. Revista Planeta. Editorial, abril/maio, 2019. Adaptado)

Na frase “É quando se pensa nas variáveis envolvidas nessa questão...”, a palavra destacada estabelece sentido de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? ?É quando se pensa nas variáveis envolvidas nessa questão...?

    ? Temos, em destaque, uma conjunção subordinativa adverbial temporal; exprime valor de tempo, cuidado, a conjunção "quando" pode indicar matiz condicional e concessivo também.

    ? Outras com essa classificação: mal (=logo que); enquanto, apenas (=logo que, não é usual); até que; depois que; antes que; sempre que; logo que; agora que; desde que (verbo indicativo); primeiro que (=antes que, não é usual); cada vez que; todas as vezes que; ao mesmo temo que; no que (= assim que, uso coloquial).

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gabarito A

    Conjunção Temporal

    Temporal: palavras presentes em orações que exprimem o tempo, por exemplo, quando, enquanto, logo que, mal (logo que), assim que, desde que, sempre que, antes que, depois que, agora que, até que, ao mesmo tempo em que, toda vez que. Exemplos: Venha quando precisar.

  • GABARITO : A

    Diante da dificuldade, substitua o não consigo pelo : Vou tentar outra vez ! 

    RUMO #PCPR

  • PC-PR 2021

  • TEMPORAIS: INDICAM TEMPO CRONOLÓGICO

    QUANDO / ASSIM QUE / LOGO QUE / ENQUANTO / DESDE QUE*.

    (CUIDADO COM O DESDE QUE, PRECISA SER TROCADO POR QUANDO)

    FONTE: MEU RESUMO

  • Letra A

    Temos uma ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL TEMPORAL.