SóProvas


ID
3202651
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 5º Região (GO)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação à área de recursos humanos, julgue o item


A fase estratégica da gestão de pessoas promove o desenvolvimento de tarefas mais especializadas, como, por exemplo, o recrutamento e a seleção, a remuneração, a avaliação de desempenho e o treinamento.

Alternativas
Comentários
  • Erro.

    É na fase operacional da GP.

  • 1.Nível estratégico/institucional: é o nível mais elevado da organização, que busca agir voltado para o longo prazo e considerando as necessidades da organização como um todo (de forma sistêmica) e dos seus stakeholders (participantes = funcionários, fornecedores, clientes, concorrentes, etc.). Aqui se encontram o presidente da organização, os eventuais vice-presidentes e, muitas vezes, diretores, sendo todos profissionais que tentam dar uma dimensão integrada e de longo prazo à organização como um todo. A gestão de pessoas conduzida neste nível é a visão moderna de gestão de pessoas, com uma visão de como as pessoas podem contribuir para o sucesso organizacional.

    2. Nível tático/gerencial: é o nível intermediário, onde se encontram os gerentes e coordenadores da organização. Aqui, o que se busca é entender a estratégia e aplicá-la a uma área específica, processo ou projeto organizacional. Os profissionais que atuam nesse nível geralmente são os gerentes, coordenadores, etc. Neste nível encontram-se as funções típicas de um departamento de RH, tais como: recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, etc.

    3. Nível operacional: é o nível mais básico da estrutura organizacional. Aqui é que o dia-a-dia acontece. É onde encontram-se os técnicos e operadores de forma geral, implementando ideias que foram validadas por seus chefes. Nesse nível, a autonomia profissional é muito limitada, pois se está apenas colocando em prática aquilo que foi decidido nos níveis mais elevados. É aqui que se encontram as funções de departamento de pessoal, a parte burocrática da administração de pessoas, relativa a processos como: folha de pagamento, contratos de trabalho, etc

    Fonte:Estratégia

  • ERRADA - A fase estratégica da gestão de pessoas promove o desenvolvimento de tarefas mais especializadas, como, por exemplo, o recrutamento e a seleção, a remuneração, a avaliação de desempenho e o treinamento.

    _______________________________________________________________

    Marras divide a Gestão de Pessoas no Brasil em cinco fases : Contábil, Legal, Tecnicista, Administrativa / Sindicalista, Estratégica.

    A fase responsável pela operacionalização dos seus serviços (treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, higiene e segurança no trabalho) foi a Fase Tecnicista e não a Estratégica.

    Fonte: Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos, Andreia Ribas.

    ________________

    Eu tenho vários cadernos de Administração. Quem se interessar é só ir lá no meu perfil .

    Vamos espalhar o conhecimento ! = )

  • ERRADO.

    Seria na fase tecnicista que surgiram o desenvolvimento de tarefas mais especializadas. Como, por exemplo, o recrutamento e a seleção, a remuneração, a avaliação de desempenho e o treinamento.