SóProvas


ID
3217360
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Bombinhas - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1


Edificação da integridade coletiva


Somos um animal que não nasce pronto; temos de ser formados. Essa formação pode nos levar [.....] vida como benefício ou [.....] vida como malefício, da pessoa que é capaz de produzir benefício ou da que é capaz de produzir malefício. Todos e todas somos capazes de ambas as coisas. Afinal de contas, ética está ligada [.....] ideia de liberdade. Ética é como eu decido a minha conduta. E a palavra “decido” é marcante porque sinaliza quais são os critérios e valores que eu uso para me conduzir na vida coletiva.


Não existe ética individual. Os séculos XVIII e XIX, com a industrialização e depois com a mecanização, são calcados na anulação da natureza como o outro. A percepção da natureza como o outro começa a ganhar forma [....] partir do século XX. Ela era tida como objeto e, portanto, passível de posse. A ideia da ecologia é uma questão ética porque passamos [......] tomar a natureza como o outro, não como objeto, ideia que vai introduzir uma referência: ética é convivência. A vida, acima de tudo, é condominial.


CORTELLA, S. Educação, convivência e ética - audácia e esperança! São Paulo: Cortez, 2018, p. 15-16. [Adaptado]

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), com base no texto.


( ) A sequência seguinte preenche corretamente os espaços do texto, nesta ordem: à • à • a • à • a.

( ) Em “Essa formação pode nos levar […]” (1° parágrafo), o pronome pode ser deslocado para depois do verbo (pode levar-nos) sem desvio da norma culta da língua escrita.

( ) Em “vida como benefício” e “vida como malefício” (1° parágrafo), as palavras sublinhadas são antônimas.

( ) Em “E a palavra “decido” é marcante porque sinaliza quais são os critérios e valores que eu uso […]” (1° parágrafo), “o pronome “eu” funciona como sujeito, podendo ser omitido sem prejuízo de significado no texto.

( ) As palavras “benefício”, “critérios”, “passível” e “referência” seguem a mesma regra de acentuação gráfica.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    (F) A sequência seguinte preenche corretamente os espaços do texto, nesta ordem: à ? à ? a ? à ? a. ? terceira lacuna (está ligada à ideia de liberdade; ligada a alguma coisa "preposição" + artigo definido "a" que acompanha o substantivo ideia= crase).

    (V) Em ?Essa formação pode nos levar [?]? (1° parágrafo), o pronome pode ser deslocado para depois do verbo (pode levar-nos) sem desvio da norma culta da língua escrita. ? correto, temos o infinitivo impessoal fazendo com que a colocação pronominal seja facultativa (próclise ou ênclise).

    (V) Em ?vida como benefício? e ?vida como malefício? (1° parágrafo), as palavras sublinhadas são antônimas. ? correto, ambas apresentam sentido contrário, logo, são antônimas.

    (V) Em ?E a palavra ?decido? é marcante porque sinaliza quais são os critérios e valores que eu uso [?]? (1° parágrafo), ?o pronome ?eu? funciona como sujeito, podendo ser omitido sem prejuízo de significado no texto. ? correto, a omissão apenas faria com que o sujeito se configurasse como oculto, não causaria qualquer prejuízo ou incorreção.

    (F) As palavras ?benefício?, ?critérios?, ?passível? e ?referência? seguem a mesma regra de acentuação gráfica. ? incorreto, todas são paroxítonas acentuadas devido à regra da terminação em ditongo, exceto "passível" (paroxítona terminada em -l).

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Só acrescentando!

    Critérios é uma proparoxítona!-

    --> observar site: separaremsilabas. Não consegui colar o site!

  • DESCONSIDERAR O QUE A MAYARA FERREIRA COMENTOU. Para os estudos.

    Todas as palavras com terminações em ios, ias, etc, são paroxítonas.

    Exite um autor que considera estas palavras (ex.: referencia, auxilio, beneficio, etc) com estas terminações como PROPAROXÍTONAS EVENTUAIS.

    Mas em 99% das questões serão paroxítonas em todas as bancas, pois assim foi acordado no Acordo Gramatical da Língua Portuguesa.

    Mas já vi questões falando assim: "Existe a possibilidade de palavras com esta tais terminações tambem serem consideradas como proparoxítonas."

    R: Se perguntarem desta maneira, estará correto a pergunta. Pois existe sim a possibilidade, devido a um autor que diz que pode. Mas são raríssimas as perguntas que abordam esse assunto, então desconsiderem.

    Então nas questões considerem como paroxítonas, de regra é PAROXÍTONA e ponto e acabou.

  • Apenas complementando o André Boeng

    A razão de alguns autores divergirem sobre a classificação da palavra critérios é pq a separação silábica é considerada de maneira diferente entre eles:

    A grande maioria considera: CRI-TÉ-RIOS

    Mas tem um que considera: CRI-TÉ-RI-OS

  • Complemento...

    ( ) Faça trocas rápidas....nos levar [.....] vida / nos levar ao mundo= apareceu "ao"= crase..

    ...ou [.....] vida/ diante palavras subtendidos utilizamos crase.exemplo: Vou à igreja de Santo Amaro, depois à de Santo Antônio.  está ligada [.....] ideia/ ligadas ao ideal ..forma [....] partir/ Não se usa crase diante dessa construção.. passamos [......] tomar / nada de crase diante de verbo.

    ( ) quando não há fator de atração o pronome pode tomar a forma de ênclise ou próclise.

    ( ) perceba que pela retirada não há alteração no significado..

    ( ) paroxítonas terminadas em ditongo.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • ) Em “Essa formação pode nos levar [...]” (1o parágrafo), o pronome pode ser deslocado para depois do verbo (pode levar-nos) sem desvio da norma culta da língua escrita.

    colocação pronominal

    próclise: primeiro

    pro. indefinido

    pro. relativo

    palavra atrativa

    advérbio

    conj. subordinada

    mesóclise : meio

    futuro do presente

    futuro do passado

    ênclise: depois

    verbo no início da frase

    ver. imperativo afirmativo

    ver. gerúndio

    ver. infinitivo pessoal

    no caso da questão como falou o nosso amigo Arthur o uso é facultativo. tanto pode ser próclise como ênclise. lembrando que o verbo esta no infinitivo pessoal.

    ops obrigada Arthur eu não sabia que era facultativo...

  • Em “vida como benefício” e “vida como malefício” (1° parágrafo), as palavras sublinhadas são antônimas. → correto, ambas apresentam sentido contrário, logo, são antônimas.

    são exemplos de antônimas?

    amar/ sofrer

    alegre/ triste

    gordo/magro

  • Respondendo a primeira e a última já se chegaria ao gabarito.