SóProvas


ID
3244273
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Teóricos e pesquisadores têm apresentado e discutido várias formas de classificar culturas. Hooijberg e Petrock (1988) classificaram as culturas organizacionais, de acordo com a orientação formal de controle e as formas de atenção, em quatro tipos: cultura de clãs, burocrática, empreendedora e de mercado. Qual o tipo de cultura organizacional da UNILAB, considerando que se trata de uma organização de caráter público?

Alternativas
Comentários
  • PARECER DA BANCA

    A Resposta está literal na pág. 37 e 38 do livro: GIBSON et al. ORGANIZAÇÕES, COMPORTAMENTO, ESTRUTURA E PROCESSO. 12a.ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006. Os autores do livro ressaltam que os órgãos militares, organizações públicas têm uma cultura burocrática. O enunciado da questão não pede que seja feita uma análise da cultura organizacional da UNILAB, mas a identificação do tipo de cultura em função de se tratar notoriamente de uma organização de caráter público. Os autores acima exemplificam, com base nos pesquisadores citados no enunciado, as organizações de caráter público, como organizações com cultura organizacional burocrática. 

  • clã s.m (o) 1. unidade social tradicional que consiste num número de famílias seguidoras dos mesmos princípios de seus ancestrais. 2. grande grupo de parentes, amigos, associados ou torcedores.

    Sacconi

  • Gabarito C

  • Uma das abordagens mais utilizadas na avaliação da cultura organizacional tem sido o modelo intitulado de Competing Value Model (CVM) de Quinn (1988), que apresenta classificação organizada dos quatro tipos de cultura: clã, empreendedora, mercado e burocrática.

    • A cultura de clã, caracterizada por um ambiente agradável para se trabalhar, onde as pessoas se socializam entre si. É como uma família, onde os líderes são considerados mentores e, às vezes até mesmo representam a figura do pai. A organização é mantida por lealdade e tradição, onde os empregados se empenham e são compromissados.
    •  A cultura empreendedora (ou inovativa) se caracteriza pela dinamicidade, flexibilidade e criatividade. Os líderes são considerados inovadores e assumem riscos. O compromisso com a inovação e a ênfase dada na vanguarda mantém a organização unida, e sempre de prontidão para as mudanças e para enfrentar novos desafios. A organização encoraja a iniciativa e a autonomia individual.
    • A cultura de mercado, caracterizada como uma organização orientada para resultados, ênfase no aumento das vendas. Há pouco sentimento de trabalho em equipe e coesão. O sucesso é definido em função de cumprimento de metas de participação no mercado. O estilo organizacional é a competitividade e a liderança de mercado.
    • A cultura burocrática enfatiza a estrutura formal, as regras e a hierarquia. As preocupações de longo prazo são a estabilidade, previsibilidade e eficiência. Muito comum em órgãos militares, repartições públicas e em empresas dirigidas por gestores autocráticos.

    GAB.C