SóProvas


ID
3248293
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Birigui - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O movimento “Fridays For Future” (Sextas-feiras pelo futuro) ganhou força com a ativista adolescente Greta Thunberg, que uma vez por semana falta às aulas em sua escola, em Estocolmo, para se sentar em uma praça em frente ao Parlamento da Suécia e pedir medidas concretas contra o problema que ela afirma ser mundial. A primeira manifestação mundial aconteceu em 15 de março. A segunda ocorreu em 24 de maio.

(G1. https://glo.bo/2TEiIyG. 24.05.2019.

Acesso em 09.08.2019. Adaptado)


O movimento Fridays For Future reivindica medidas contra

Alternativas
Comentários
  • O texto de apoio aborda notícia sobre atividades de ativismo na Europa. O enunciado questiona qual o tema dos protestos.

    A) Não se trata de abordar a pobreza no mundo embora o tema do movimento possa ser considerado como relacionado ao seu amento causado pela pobreza extrema.

    B) Existem vários movimentos na Europa contra a xenofobia, o que é necessário, já que diversos grupos reconhecidamente xenófobos vem atuando abertamente. No entanto, esse não é o tema descrito no texto.

    C) A Aids encontra-se sob controle com poucos países experimentando aumento significativo de casos.

    D) Conflitos étnicos não costumam contar com a participação de manifestantes em diversas partes do mundo reunidos por esse tema em geral já que são tão comuns que fica bem complexo a organização de um movimento nesses termos.
    E) A pista correta para essa alternativa era a participação de Greta Thumberg, a jovem ativista sueca que tornou-se conhecida por iniciar um movimento estudantil em favor da redução das emissões de gases componentes do efeito estufa. Alternativa correta.




    Gabarito do professor: E.